Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

5 erros para não cometer ao montar um plano de estudos

24 de março de 2022
erros para não cometer ao montar um plano de estudos
Imagem do autor
Escrito porCamilla Rodrigues

Para alcançar um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outros vestibulares, o aluno precisa se preparar o quanto antes e se dedicar muito. Por isso, montar um plano de estudos é essencial para te ajudar a otimizar tempo e focar no que é mais importante.

erros para não cometer ao montar um plano de estudosIndependente se você estuda sozinho ou em um cursinho pré-vestibular, o cronograma é fundamental para que você alinhe os seus estudos com os seus objetivos e se prepare da melhor maneira, afinal o conteúdo do Ensino Médio é extenso.

De acordo com o Professor Ferretto, fundador da plataforma Ferretto, “Para que o plano de estudos funcione, precisa, antes de tudo, estar alinhado ao objetivo do candidato. Colocar o que se planeja fazer no papel é o primeiro passo para não se sentir perdido, e assumir o controle da própria preparação. Além disso, o cronograma deve levar em conta as características individuais”.

Para te ajudar na tarefa de montar um bom plano de estudos, o Professor lista algumas dicas. Confira, a seguir:

Encontre bolsas de estudo de até 80%

5 erros para não cometer ao montar um plano de estudos

1.  Querer estudar “o tempo todo”

Um erro frequente é ”exagerar na dose”, ou seja, querer iniciar os estudos logo cedo, às 6h da manhã ou até antes, e esticar a “maratona” de estudos até tarde da noite. No entanto, segundo Ferretto, esse tipo de prática não é recomendada.

“O principal é estabelecer uma rotina fixa de estudos no dia, que pode ser em qualquer momento do dia. Mas é preciso criar uma rotina possível de cumprir, e não ser ambicioso demais. Não indico que ninguém estude mais do que 8 horas por dia, e essas horas devem ser fracionadas. A cada 2 ou 3 horas de estudos, é necessário fazer uma breve pausa de 10 a 15 minutos, para um café ou um intervalo breve. Isso ajuda a manter a concentração e não se cansar excessivamente”, recomenda.

Para Ferretto, muitas vezes o “menos é mais”. “Sempre digo que 3 a 4 horas bem estudadas são muito mais efetivas do que 8 horas ou mais, mas com baixa concentração e repleta de distrações com redes sociais e outros fatores. O que importa é a qualidade das horas dedicadas diariamente à preparação para a prova”.

2. Eleger disciplinas “queridinhas”

Outro “deslize” que deve ser evitado é se dedicar mais a algumas disciplinas, e negligenciar outras da qual o candidato não gosta ou tem mais dificuldade. “É imprescindível que a rotina alterne as matérias que serão estudadas, para que nenhuma passe despercebida. Depois disso, defina quais assuntos têm mais dificuldade, para que sejam priorizados no seu cronograma”, orienta Ferretto.

Além disso, segundo o professor, é preciso analisar os conteúdos que têm mais chance de cair na prova. “É difícil que os temas sejam os mesmos de um ano para o outro. É preciso resgatar questões de alguns exames atrás, e verificar quais os tópicos mais cobrados, em um período maior do que apenas um único ano”, ensina.

3. Não testar a própria evolução

É importante, também, estabelecer a cada 2 ou 3 semanas de estudos, um simulado para se certificar de que o planejamento traçado está dando certo. “Dessa forma é possível verificar a evolução do candidato, e o quanto os conteúdos estudados estão sendo absorvidos”, sugere o criador da plataforma de estudos.

O ideal é fazer ao menos um simulado por mês, para observar o progresso. “Dessa forma, pode-se mudar de rumo e adequar o cronograma de estudos se for o caso. Ficar muito tempo sem fazer esse teste é prejudicial, porque pode fazer com que se perca tempo dedicando-se a um planejamento pouco eficiente”, alerta Ferretto.

4. Limitar- se a conteúdos em texto

Outro equívoco apontado por Ferretto é o aluno se preparar somente através de livros ou apostilas de exercícios. “Recomendo buscar videoaulas, filmes, séries, documentários, podcasts que expliquem de uma forma simples e resumida cada conteúdo. Isso ajuda bastante a compreender e relembrar o que foi aprendido”, diz.

Ele destaca que hoje existem muitos conteúdos multimídia à disposição, e que podem e devem ser explorados. “Variar os formados também auxilia a manter-se concentrado nos estudos, pois o processo não fica tão maçante e repetitivo”, avalia.

5. Achar que descanso é “bobagem”

Não se esqueça, também, de reservar momentos de descanso e lazer , para não ficar sobrecarregado com os estudos. “Isso é fundamental, ninguém vive apenas de estudar. É preciso aceitar que será necessário dedicar tempo a outras atividades do dia a dia, inclusive ao descanso, que é importante para a saúde física e mental”.

Ferretto acrescenta que o cronograma é um “grande aliado” para que o estudante mantenha o foco. “É essencial conferir o plano todos os dias, para não se esquecer de nada, e sempre que necessário fazer ajustes, caso a prioridade tenha mudado ou a forma que esteja sendo executado não esteja dando certo. Leve seu cronograma a sério, para que ele realmente faça diferença nos estudos”, finaliza ele.

Plano de Estudo Enem de Boa 2022

Estude para o Enem 2022 sem pagar nada: é só baixar o cronograma de estudo on-line e gratuito da Quero Bolsa, o Plano de Estudo Enem de Boa. Comece a estudar em abril com textos, vídeo-aulas e exercícios. Saiba quais são os conteúdos mais cobrados no exame e fique por dentro dos temas de atualidades que podem ser cobrados na redação do Enem.

Para baixar o plano Enem de Boa de forma gratuita, é só clicar neste link e se inscrever informando alguns dados pessoais, como nome e e-mail. Os planos seguintes serão enviados para o e-mail cadastrado. 

Plano de Estudo Enem de Boa

Onde fazer uma graduação?

Se você deseja ingressar em uma instituição de ensino superior é importante pesquisar a universidade ideal para cursar a sua graduação. Assim é possível ter uma ideia de como é a concorrência, conhecer as opções de ingresso e se preparar melhor.

Para te ajudar a escolher uma boa faculdade, separamos uma lista de instituições que são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que ofertam cursos de graduação presenciais e a distância.

Confira:

Leia mais: + Como se preparar para o Enem do zero?

+ Veja plataformas para fazer referências bibliográficas segundo a ABNT

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.