Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Conheça os assuntos mais importantes do Enem 2018

10 de outubro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O conselho mais óbvio para tirar uma boa nota no Enem 2018 é: “domine todos os assuntos que caem na prova”.

Para muita gente, a primeira reação é um susto: será que é possível estudar tanto conteúdo em tão pouco tempo?

Mas depois, parando para pensar, a gente percebe que não tem assunto novo ali. Tudo faz parte do conteúdo já visto ao longo dos três anos do ensino médio!

Ficou mais simples agora?

Pois vamos conhecer e tirar algumas dúvidas em relação aos assuntos do Enem 2018 agora mesmo!

Os assuntos do Enem 2018

Como você já sabe, o Enem é dividido em cinco grandes áreas do conhecimento:

• Ciências Humanas e suas Tecnologias

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

• Ciências da Natureza e suas Tecnologias

• Matemática e suas Tecnologias

• Redação

Cada grupo traz um conjunto de assuntos que você precisa dominar para acertar o maior numero de questões.

Vamos conhecê-los a seguir. 

Assuntos de Ciências Humanas e suas Tecnologias

As provas de Ciências Humanas agregam assuntos de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. São 45 questões ao todo, e muitas delas têm um perfil multidisciplinar – ou seja, misturam conteúdos de várias áreas. 

Seguindo o exemplo de anos anteriores, o Enem 2018 provavelmente vai dar aquela testada no seu entendimento geral sobre a sociedade, os elementos culturais que formam uma nação, o papel das instituições sociais, políticas e econômicas no país, os movimentos sociais, a transformação da vida pela tecnologia, cidadania, democracia, sociedade e natureza.

Entre os tantos assuntos que você deve estudar estão, por exemplo, os conflitos entre colonizadores e indígenas, o Brasil colonial, o Brasil república, os regimes políticos, as lutas dos negros no país (da escravidão até hoje), os movimentos culturais, as grandes revoluções no mundo todo, a guerra pela independência, a luta por direitos, história do Brasil e as questões ambientais. 

Quem estuda bem para a prova de Ciências Humanas também está explorando assuntos que podem cair na prova de redação: temas da contemporaneidade, reflexões acerca de ações políticas, econômicas, culturais e sociais.

Assuntos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

A prova de Linguagens e Códigos é uma das mais extensas do Enem. O número de questões não muda – são 45 no total – mas geralmente são enunciados longos, complexos, que exigem uma excelente capacidade de leitura e interpretação. 

Os temas abordados aqui estão relacionados a língua portuguesa, língua estrangeira, artes, literatura, educação física e tecnologias da informação e da comunicação.

Entre os assuntos que você vai ter que estudar, capriche na leitura e interpretação de texto (é fundamental), gêneros textuais, variedades linguísticas, linguagens artísticas, recursos expressivos do texto, texto argumentativo, norma padrão da língua portuguesa, literatura, movimentos artísticos e culturais, artes corporais.

Embora os temas pareçam fáceis, a prova de Linguagens e Códigos vai exigir muita rapidez de raciocínio, já que os candidatos terão menos de três minutos para fazer cada questão. 

Para a prova de língua estrangeira, que pode ser de espanhol ou inglês, o candidato não precisa se ater a questões gramaticais. As questões testam muito mais a capacidade de leitura e interpretação em outro idioma. 

Assuntos de Matemática e suas Tecnologias

A prova de Matemática do Enem 2018 vai testar seu conhecimento de quatro grandes assuntos da área: numéricos, geométricos, algébricos e de estatística e probabilidade.

Aqui entram, por exemplo, questões sobre razão, proporção, porcentagem, juros, figuras geométricas planas e espaciais, sequências, progressões, trigonometria, análise de dados estatísticos, medidas, gráficos e funções, equações e inequações, trigonometria, retas e circunferências.

A prova de Matemática é considerada uma das mais complexas do Enem porque é a única, entre as quatro objetivas, a trazer 45 questões da mesma disciplina.

É uma prova que exige muito raciocínio lógico e atenção máxima aos detalhes – às vezes a chave para a resposta correta está no enunciado da questão.

Assuntos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

As provas de Ciências da Natureza agregam assuntos de Química, Biologia e Física. Não dá para dizer que são 15 questões de cada uma dessas disciplinas, totalizando 45, porque o Enem gosta de misturar diferentes assuntos na mesma questão.

Para se dar bem é recomendável reforçar os estudos em assuntos como: fenômenos ondulatórios e oscilatórios, circuitos elétricos, reciclagem, recursos naturais, processos bioquímicos, genética, ecologia, reprodução, evolução, taxonomia, propriedade dos elementos, partículas, substâncias, o universo, termodinâmica, eletromagnetismo, radiação, transformação de energia, tabela periódica, recursos energéticos e minerais.

Mas a prova vai além disso. Há muitas questões com abordagem social, falando sobre problemas ambientais brasileiros, qualidade de vida humana, desenvolvimento das cidades, processo produtivo, extrativismo, saúde, impacto tecnológico e científico.

Assuntos da prova de Redação do Enem

O edital do Enem 2018 não traz uma lista de assuntos que podem ser abordados na prova de redação. Isso torna o desafio ainda maior.

Com base no perfil das provas dos anos anteriores, os candidatos que farão o Enem 2018 precisam centrar esforços no estudo de temas da atualidade que tenham a ver com a realidade nacional.

Entre os temas que podem cair em 2018, a gente recomenda que você estude: liberdade de expressão, ascensão do pensamento conservador, saúde pública, meio ambiente e desenvolvimento, porte de armas, produção e disseminação de notícias falsas, populações prisionais, geopolítica internacional, polícia e questões afins.

Basicamente, os candidatos serão avaliados pela capacidade de expressão escrita, o uso de recursos textuais, o domínio da língua, o domínio do tema apresentado e a proposição de solução para a problemática abordada.

Sobre as provas do Enem 2018

O Enem 2018 vai acontecer nos dias 4 e 11 de novembro.

No primeiro domingo, os candidatos vão fazer as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. No segundo, Matemática e Ciências da Natureza.

Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 14 de novembro e os resultados saem em janeiro de 2019.

Faculdades onde você vai poder estudar com a nota do Enem 2018

Nas faculdades a seguir você vai poder tentar vaga com a nota do Enem 2018 de duas maneiras:

• Pelo ingresso direto, em que só é preciso informar as notas obtidas em cada uma das provas para conseguir vaga (desde que, claro, corresponda ao mínimo exigido).

• Pelo ProUni, o programa do governo federal que concede bolsas de estudos em cursos presenciais e a distância em faculdades particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação.

Em todas elas você vai encontrar facilidades como financiamento sem burocracia, bolsas diversas, descontos e convênios.

Conheça:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – a distância

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) – a distância

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – a distância

Universidade de Franca (UNIFRAN) – a distância

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:

Que nota preciso tirar no Enem 2018?

Como está seu ritmo de estudos para o Enem 2018? Preparado para fazer bonito? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.