Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Fique por dentro dos assuntos principais do Enem 2020

9 de dezembro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porFernanda Zacchi

O Enem é muito mais do que um conjunto de provas objetivas e uma redação. O exame tem um sistema inteligente que consegue avaliar pra valer o grau de conhecimento dos candidatos acerca dos temas abordados.

Para se dar bem, por exemplo, é preciso provar que é capaz de ler e interpretar textos, entender os conceitos científicos por trás dos fenômenos cotidianos, tomar decisões com base em fundamentos racionais, ser capaz de argumentar e pensar em soluções para problemas socioculturais.

Não é à toa que o que parece simples na teoria seja tão difícil na prática.

Mas como qualquer grande exame do mundo, o Enem tem seus temas preferidos, geralmente relacionados à realidade brasileira e mundial, e que aparecem bastante nas provas!

Vamos conhecê-los, área por área?

Descubra agora mesmo quais são os assuntos principais do Enem 20201

Os assuntos principais do Enem 2020

O Enem tem quatro grandes áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Além delas, temos a redação ? uma das provas mais difíceis do Enem!

Ao longo dos anos, as questões objetivas têm trazido temas que vêm se repetindo com bastante frequência. São assuntos que convidam à reflexão crítica e ao cruzamento de áreas.

Veja alguns dos assuntos principais que devem pintar no Enem 2020:

Ciências Humanas

Ciências Humanas é uma prova longa, cheia de textos, que testa o conhecimento crítico dos candidatos sobre Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Por isso, prepare-se para encarar questões sobre a situação política do mundo, urbanismo, demografia, meio ambiente, agronegócio, posse de terras, sistemas de trabalho, globalização, movimentos políticos e sociais.

Na parte mais ?clássica?, de vez em quando aparecem perguntas sobre história do Brasil (Império, Colônia, República e Era Vargas), Filosofia contemporânea e indústria cultural.

Linguagens e Códigos

Com conteúdos sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Literatura e Tecnologias da Informação, é a prova mais trabalhosa, a que tem os mais textos mais longos.

Está entre as mais difíceis do Enem porque exige atenção aos mínimos detalhes dos textos ? às vezes uma palavrinha muda todo o sentido.

Embora a interpretação de texto seja a habilidade mais testada, também aparecem questões que pedem análise de charges e quadrinhos, averiguação da estrutura do discurso, as funções da linguagem, a norma culta, os elementos do texto literário, semântica, gênero textual e figuras de linguagem.

A prova de língua estrangeira, que pode ser de Inglês ou Espanhol (a escolha é feita no momento da inscrição) é basicamente toda interpretativa.

Ciências da Natureza

Ciências da Natureza tem questões de Química, Física e Biologia. Aqui, os tipos mais comuns de pergunta são aqueles que tentam relacionar ciência e ações cotidianas.

Por exemplo: que tipo de fenômeno está envolvido na construção de um prédio? O solo, o clima, o vento, a composição do concreto, as vigas, a sustentação, as ligações de água, gás e eletricidade e por aí vai.

Em Química e Física, tem muita questão sobre meio ambiente, eletricidade e energia, mecânica, ondulatória, termologia e físico-química.

Em Biologia, os assuntos favoritos do Enem são biotecnologia, fisiologia, citologia, histologia e parasitologia. Por causa da pandemia de covid-19, é possível que caiam algumas perguntas sobre características estruturais do vírus, mecanismos de transmissão, saúde pública, condições sanitárias, produção de vacinas, etc.

Matemática

Matemática é a única prova do Enem que não vem acompanhada de qualquer outra matéria. São 45 questões inteiramente dedicadas aos números e, principalmente, ao raciocínio lógico.

As questões do Enem exigem menos decoreba de fórmula e mais pensamento relacional. Por isso, se você desenvolver uma boa base de entendimento matemático, terá grandes chances de se dar bem.

Os assuntos que mais aparecem nas provas são geometria, aritmética, análise de gráficos e tabelas, funções, probabilidade e estatística, números inteiros e reais, equações e análise combinatória.

Redação

A redação do Enem é sempre um mistério. Todo ano o tema escolhido é diferente, e geralmente são daqueles que põem o candidato para pensar.

Mas se há algo em comum entre eles, é que todos são de interesse social!

No edital do Enem encontramos apenas o formato de texto que os participantes devem produzir ? o dissertativo-argumentativo em prosa ? e os elementos que serão avaliados: capacidade de encadear ideias, domínio da língua portuguesa, relevância das informações apresentadas no texto, capacidade de relacionar o tema a outros conhecimentos e a solução para a problemática apresentada.

Para chegar bem preparado à redação é preciso ler muito, estar atento às notícias mais relevantes da atualidade e, principalmente, praticar bastante a escrita em casa.

Quando acontece o Enem 2020

O Enem 2020 foi transferido para janeiro, por causa da pandemia de covid-19.

As provas vão ser aplicadas ao longo de quatro domingos seguidos: dois para o Enem impresso e dois para o digital.

Independentemente do formato, o primeiro dia tem provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. O segundo dia tem Matemática e Ciências da Natureza.

O primeiro Enem a ser aplicado é o impresso, que acontece nos dias 17 e 24 de janeiro.

Depois, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, será a vez do Enem digital.

As provas, obviamente, serão diferentes entre si, mas terão o mesmo grau de dificuldade.

Os portões dos locais de prova vão abrir às 12h em ponto (horário de Brasília) e fechar às 13h. As provas serão aplicadas a partir das 13h30. No primeiro dia, o horário limite para finalizar o exame é 19h; no segundo, 18h30.

Onde estudar com a nota do Enem 2020

Os candidatos que fizerem o Enem 2020 vão poder participar de diversos processos seletivos, como o Sisu (que distribui vagas em universidades públicas), o ProUni (bolsas de estudos) e o FIES (crédito estudantil a juros baixos).

Além de todos esses, ainda tem o ingresso direto, que permite usar a nota do Enem para entrar direto na faculdade privada sem precisar fazer vestibular.

Abaixo, a gente tem sugestões de faculdades de primeira onde você pode tentar sua vaga. Conheça:

 

Veja também:

Confira nosso cronograma do Enem 2020 com todas as datas

O que achou dos assuntos principais do Enem 2020? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.