Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Como fazer a inscrição do Enem? Veja o passo a passo

10 de fevereiro de 2020
Imagem do autor
Escrito poradmin

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de verificar qual era a situação deste nível educacional. De 2004 em diante, o Enem tornou-se um meio para entrar no ensino superior e, após 2010, substituiu o vestibular de muitas faculdades.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Atualmente, o Enem é uma das principais formas de ingresso dos estudantes às instituições de ensino superior, principalmente devido aos vários programas do governo que utilizam o Enem em seus processos, além do ingresso direito nas instituições.

Veja a seguir como fazer sua inscrição para o exame!

Veja como fazer a inscrição do Enem:

Preparamos para você um passo a passo de como realizar a inscrição para a prova do Enem. Você deve entrar no site da Página do Participante e seguir este caminho:

Dados pessoais: você informa seu CPF e data de nascimento. Continue digitando onde são pedidos dados como número da identidade e endereço.

Senha: você cria sua senha de 6 caracteres, no mínimo, e 10 no máximo. Guarde-a para obter informação que precise, como verificar resultado das provas ou acompanhar processos de seleção.

Atendimento especial: você informa se precisa de atendimento especializado, por ser portador de alguma das deficiências enumeradas no edital, a qual deve ser comprovada. Há também candidatos que só podem fazer as provas em outros lugares, como os detentos ou hospitalizados.

Língua estrangeira: escolha Enem inglês ou Enem espanhol para fazer a prova correspondente. Indique também a cidade para realização da prova.

Ensino médio: informe em qual das situações você se encaixa.

Formulário socioeconômico: responda às questões sobre renda e família. Este questionário é obrigatório e serve para coleta de dados sobre a realidade de cada candidato do exame.

Finalizar inscrição: imprima o boleto e preste atenção à data para pagar a taxa. Atualmente, o Inep também disponibilizou o pagamento da taxa por cartão de crédito e PIX. Pelo cartão é possível dividir a taxa em até 12x, com juros. Já pelo PIX não é cobrada nenhuma tarifa.

Atenção: Você deve efetuar o pagamento para a sua inscrição ser confirmada. Se a taxa não for paga até a data limite divulgada no edital para pagamento, sua inscrição será cancelada.


Leia mais:
+ Como gerar o boleto do Enem?
+ Enem 2022: pagamento da inscrição via cartão de crédito tem taxa
+ Descubra como estudar de graça para o Enem


Quem pode fazer a inscrição

Você pode se inscrever se estiver fazendo ou tiver concluído o ensino médio. Se ainda não estiver no 3º ano do médio, a inscrição só é possível como treineiro, ou seja, poderá fazer a prova, mas não poderá usar o Enem para ingresso em faculdade, nem em programas públicos de auxílio.

Quanto custa fazer a inscrição?

A organização do Enem publica no Diário Oficial da União, todo ano, um edital com as informações sobre as provas e nele haverá o valor da taxa de inscrição. Em 2023 a taxa é de R$ 85.

Quem pode ter isenção?

O edital prevê casos de isenção, em que o candidato não tem de pagar para se inscrever. Para ter a isenção, é preciso solicitá-la, pelo site, antes do prazo de inscrição, e comprovar uma das situações seguintes:

  • Estar no 3º ano do ensino médio, em escola pública.
  • Ter feito o médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.
  • A renda da família deve ser de até um salário mínimo por pessoa.
  • Estar em situação econômica difícil e a família deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e por isso possuir o Número de Identificação Social (NIS) e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.


Quando começam as inscrições e quando é a prova?

As datas também estão no edital, por isso preste bastante atenção em quando o deste ano sairá. As provas são realizadas em dois domingos, geralmente em novembro.

Em 2023, as inscrições começam dia 05 de junho e se encerram dia 16 do mesmo mês. Já as provas do Enem serão aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro.

Veja mais:
+Redação do Enem 2022: confira 5 possíveis temas
+ O que acontece se não justificar a ausência no Enem?
+ Inscrição Enem 2022: faça já a sua!


O que fazer com a nota do Enem

Sua nota no Enem lhe dá meios de realizar seu projeto de fazer faculdade. Cada um dos quatro grandes programas que facilitam o ingresso na graduação acontece duas vezes por ano, período este em que você tem oito oportunidades para conseguir entrar.

O Sisu serve para obter vaga presencial em qualquer área, em universidade pública. São milhares de candidatos beneficiados, bastando ter participado do Enem do ano anterior, com nota maior que zero na redação. Quanto maior for sua nota no Enem, melhores suas chances.

O ProUni dá bolsa de estudos em faculdade privada, para cursos presenciais e a distância. É preciso ter feito o Enem do ano anterior com nota maior que zero na redação e média de, no mínimo, 450 nas provas, além de ter cursado o ensino médio em escola pública e apresentar renda bruta mensal familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

O FIES financia seu curso a longo prazo e com juros baixos. Enem de qualquer ano a partir de 2010, média de pelo menos 450 nas provas e nota maior que zero na redação, bem como renda bruta mensal familiar de até 5 salários mínimos, são as condições. Para o FIES, a qualidade da instituição deve ser garantida pelo MEC.

O Ingresso Direto possibilita que você, somente usando sua nota do Enem, entre em faculdades privadas (menos na de Medicina), para cursos presenciais e a distância. Você informa sua pontuação de cada prova e, de acordo com isso, terá no ato a sua vaga, bastando levar os documentos necessários e fazer sua matrícula.

Selecionamos faculdades e universidades com o reconhecimento e a garantia do MEC. Você usará sua nota do Enem para se habilitar ao Prouni, Fies e ingresso direto, turbinando sua carreira de nível superior. Você poderá ter, também, descontos, financiamentos próprios destas instituições e bolsas que podem chegar a 100%.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.