Por que ter um plano de estudo?

Ter um cronograma de estudos é essencial para todo e qualquer estudante, independente de que prova se irá prestar. O plano de estudo deve completar todos os conteúdos que você precisa estudar no mês, na semana e no dia, com especificação até do horário de estudo.

Com um cronograma de estudos, sua rotina fica mais organizada, evitando procrastinação e ansiedade, pois já se sabe exatamente o que estudar. Com ele, também é possível monitorar sua evolução nos estudos e garantir um bom aproveitamento do seu tempo.

Como montar um bom plano de estudos? 

Um bom plano de estudos é aquele que se encaixa exatamente com seu objetivo final e com sua rotina. Para começar a montar seu cronograma, o primeiro passo é listar todas os conteúdos que você precisa estudar.

Depois, é preciso analisar quanto tempo se pretende dedicar aos estudos. Não adianta se comprometer a estudar 5 horas por dia se você só tem 3 horas disponíveis, por exemplo. Seu plano deve ser possível e realizável de acordo com a sua realidade. 

Entretanto, se há muito conteúdo a ser estudado e poucos meses para sua prova ou concurso, considere mudar sua rotina por um tempo para conseguir se dedicar mais aos estudos.

Na hora de organizar os estudos da semana, é importante intercalar as áreas do conhecimento e deixar os conteúdos mais difíceis para o início da semana, quando se está mais disposto e concentrado. 

No seu cronograma também não pode faltar tempo para resolver listas de exercícios de todos os conteúdos e revisões e simulados semanais ou mensais, bem como pausas estratégicas durante o dia para descanso.

Plano de estudos gratuito para o Enem

Uma das provas que exigem um bom plano de estudo em sua preparação é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame possibilita o ingresso em centenas de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas no país inteiro.

O Enem é composto por uma redação dissertativa-argumentativa e quatro provas objetivas. Cada prova tem 45 questões, totalizando 180. Elas são aplicadas em dois domingos seguidos. No primeiro dia, o candidato faz as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, incluindo a redação, e, no segundo dia, ele encara as provas de Ciências da Natureza e Matemática. 

Dê uma olhada abaixo nas disciplinas cobradas em cada prova:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: Língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias: História, geografia, filosofia e sociologia;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: Química, física e biologia;
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Como é um grande volume de matérias, muitos candidatos ficam perdidos sobre o que estudar e por onde começar. Para facilitar sua vida de estudante, o Quero Bolsa montou um plano de estudos gratuito com tudo o que você precisa estudar até o Enem. 

Os cronogramas de estudos são mensais e foram elaborados pelos professores do cursinho Reforço Apoio Escolar. Eles selecionaram somente os temas mais importantes da plataforma de estudos gratuita Manual do Enem, também do Quero Bolsa. 

No plano Enem De Boa, você estuda uma matéria por dia, de segunda a sexta-feira, e, aos finais de semana, pode ver conteúdos extras de atualidades, redação, língua estrangeira (inglês e espanhol). Além disso, os inscritos ainda recebem dicas de estudos toda semana por e-mail.

Para baixar o plano gratuitamente, é só acessar o site do Plano de Estudo Enem Corridão e inserir seus dados, como nome, cidade e e-mail.

Onde estudar com a nota no Enem

Sabia que com a nota do Enem, é possível ingressar em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)? Você também pode usar a nota do Enem para substituir o vestibular em diversas universidades privadas. 

Mesmo que você não consiga uma boa nota no Enem, ainda sim é possível entrar na faculdade com bolsa e descontos. Muitas universidades particulares oferecem bolsa de estudos e descontos na mensalidade sem burocracia, independente da nota do Enem. Confira abaixo algumas faculdades privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem boas condições aos ingressantes:

Leia também: Assuntos que mais caem no Enem

E você? Já sabe qual curso vai fazer com sua nota do Enem? Conta para a gente nos comentários abaixo!