O Enem oferece um mundo de possibilidades a quem quer fazer um curso superior – e é isso que o torna tão atraente aos estudantes de todo o Brasil.

Com um bom desempenho você tem chances de entrar numa universidade pública, ganhar bolsas, financiar o curso e muito mais.

Mas você sabe como funciona a nota do Enem para entrar na faculdade?

A gente mostra todos os detalhes a seguir! Acompanhe!

Nota do Enem para entrar na faculdade

Com o Enem, você tem vários caminhos para entrar no ensino superior – e cada um deles exige uma nota diferente.

Às vezes, também é preciso se encaixar no perfil certo para concorrer!

Aqui a gente vai falar dos quatro principais programas de acesso à faculdade: o ingresso direto, o Sisu, o ProUni e o FIES.

Todos eles acontecem duas vezes por ano, no início do primeiro e do segundo semestre.

Vamos lá:

Nota do Enem para entrar na faculdade pelo Ingresso Direto

O ingresso direto é um sistema adotado por instituições particulares que permite aos participantes do Enem conseguir vaga sem ter de prestar vestibular.

É o mais simples de todos: o menos burocrático, o menos concorrido e o que fica mais tempo no ar!

Cada faculdade estabelece uma nota mínima para os cursos. Durante o período de seleção, o interessado só precisa apresentar a pontuação obtida em qualquer Enem a partir de 2010 e, caso tenha desempenho suficiente, consegue a vaga.

As notas do Enem para entrar no ingresso direto são bem mais baixas do que aquelas exigidas em processos seletivos como Sisu, ProUni e FIES.

Algumas faculdades, inclusive, oferecem benefícios, como descontos e bolsas parciais, para atrair mais alunos com ótima pontuação no Enem.

Nota do Enem para entrar na faculdade pelo Sisu

O Sisu é o processo seletivo unificado que distribui vagas em universidades públicas e institutos federais de educação por todo o país.

São cerca de 300 mil vagas todos os anos – e todas bastante concorridas.

Não é de se espantar, portanto, que o Sisu exija as notas mais altas do Enem para entrar na faculdade!

Cursos como Medicina chegam a ter nota de corte acima de 800 pontos.

Outros bastante procurados, como Direito, Engenharia Civil, Psicologia, Biomedicina e Odontologia pedem notas entre 700 e 780 pontos, em média.

Entre os de média dificuldade, com notas entre 650 e 700 pontos, destacamos Administração, Pedagogia, Artes, Jornalismo, Publicidade e Propaganda.

Os mais fáceis de entrar são algumas licenciaturas e superiores de tecnologia. Aqui as notas variam entre 600 e 650 pontos, aproximadamente.

O processo seletivo do Sisu é automatizado e dura quatro dias. Quem tem pontuação mais baixa pode aproveitar esses dias para fazer uma pesquisa intensiva e buscar vagas com notas mais baixas – sim, elas existem!

Para participar do Sisu é necessário ter feito o Enem mais recente e não ter tirado zero na redação.

Nota do Enem para entrar na faculdade pelo ProUni

Com o ProUni os candidatos podem obter uma bolsa integral ou parcial para estudar em faculdade privada de primeira linha.

Para isso, no entanto, é necessário apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, sem ter zerado a redação.

A nota do Enem para entrar faculdade pelo ProUni depende muito do curso escolhido. Os mais difíceis, como Medicina, vão exigir 720 pontos ou mais!

Os de média dificuldade, que incluem diversas engenharias, Odontologia, Psicologia e Biomedicina, exigem notas entre 550 e 700 pontos.

Os mais fáceis ficam entre 450 e 550 pontos.

Além do desempenho nas provas, o participante do ProUni também terá de se encaixar em determinado perfil socioeconômico exigido pelo MEC.

Nota do Enem para entrar na faculdade pelo FIES

O FIES não é exatamente um processo seletivo, mas uma maneira de conseguir financiamento estudantil a juros baixos. De lambuja, o participante ainda ganha um prazo super longo para parcelar a dívida, que só começa a ser cobrada depois da formatura.

Para participar é preciso apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem, sem ter zerado a redação. Vale qualquer edição a partir de 2010.

As notas para conseguir o financiamento são um pouco mais tranquilas que no Sisu e no ProUni.

Cursos mais concorridos, como Odontologia e Engenharia Civil, por exemplo, raramente ficam acima de 700 pontos.

A grande maioria dos cursos – e tem graduação em todas as áreas do conhecimento – varia entre 500 e 600 pontos.

A única exceção é Medicina (sempre ela!), que tem notas acima de 700 pontos.

O FIES também exige que o participante se encaixe em determinados padrões de renda familiar.

Faculdades onde você pode usar a nota do Enem

As diferentes formas de entrar na faculdade com a nota do Enem não dão ideia do número de instituições participantes. São mais de mil!

E mais: dá para usar as notas das provas também para fazer cursos a distância – inclusive com bolsa de estudos.

Você só precisa se dedicar aos estudos para obter uma boa pontuação e escolher com carinho a faculdade ideal, que deve ter sempre reconhecimento e boa avaliação junto ao Ministério da Educação (MEC).

Com isso, o diploma terá boa aceitação no mercado e sua carreira vai decolar!

Conheça algumas boas faculdades que a gente separou para você conhecer desde já:

Veja também:

Conheça a prova do Enem e se prepare para ir bem na prova

Entendeu como funciona a nota do Enem para entrar na faculdade? Se tiver mais alguma dúvida, manda pra gente nos comentários!