São semanas e semanas de espera, depois de pelo menos um ano inteirinho de dedicação aos estudos.

A nota do Enem, para a nossa agonia, só sai dois meses depois das provas. Haja coração!

Felizmente, quando os resultados são divulgados é fácil descobrir a nota e um mundo de possibilidades se abre para quem planeja entrar no ensino superior.

Vem com a gente que vamos contar como saber sua nota do Enem para começar logo a faculdade!

Como saber a nota do Enem

Só tem um jeito de saber a nota do Enem: acessando seu Boletim de Desempenho Individual.

Ele fica disponível uns dois meses após a realização das provas, em janeiro, e pode ser encontrado na página do participante do Enem – é só acessar com seu CPF e senha – e também no aplicativo oficial do Enem para celular.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Antes mesmo de saber sua nota do Enem é legal se informar sobre as melhores formas de usar o desempenho no exame para entrar na faculdade.

A gente vai começar do mais fácil para o mais desafiador, pode ser?

Ingresso Automático

O ingresso automático, ou ingresso direto, é de longe o jeito mais fácil e desburocratizado de entrar na faculdade com a nota do Enem.

Na prática, cada faculdade tem seus próprios processos e prazos de inscrição, bem como critérios de aceitação da nota. Mas uma coisa a maioria delas tem em comum: é tudo muito rápido e simples. Basta apresentar a nota do Enem e, se tiver pontuação suficiente, é só correr pra fazer a matrícula.

Em algumas faculdades o candidato se inscreve no vestibular e marca a opção de substituir as provas pela nota do Enem. Em outras, é só preencher o formulário pela internet e apresentar o boletim de desempenho na hora da matrícula.

O único lado negativo é que, por enquanto, esse processo não vale para o curso de Medicina. Em algumas faculdades, os cursos mais procurados da área da Saúde (Medicina, Enfermagem, Odontologia) têm um processo seletivo à parte.

A pontuação necessária para passar no curso que você procura vai variar enormemente entre as faculdades. Vale muito a pena pesquisar a melhor opção para a sua realidade.

FIES e ProUni

Juntamos o FIES e o ProUni porque eles têm requisitos e notas de corte semelhantes. Em ambos é preciso apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação, e se enquadrar em requisitos socioeconômicos.

Enquanto o ProUni distribui bolsas de estudos, o FIES concede financiamento estudantil a juros baixos. Vamos detalhar melhor cada um deles.

O ProUni só aceita a nota do Enem mais recente e não vale para quem já tem diploma de nível superior. Por outro lado, tem bolsas em cursos presenciais e a distância por todo o Brasil. O legal é que as bolsas valem por todo o curso e o estudante não precisa devolver nada depois de se formar.

O FIES, por outro lado, aceita a nota de qualquer edição do FIES a partir de 2010. Vale apenas para cursos presenciais e, ao se formar, o estudante que ganhou o benefício começa a quitar a dívida do financiamento – com juros baixos e em várias parcelas.

A nota média para entrar no FIES e no ProUni parte de pouco mais de 450 pontos e pode chegar a mais de 700, dependendo do curso e da faculdade.

Sisu

É o sonho de muita gente que faz o Enem. E também o mais difícil de passar, pois distribui vagas em universidades públicas.

O Sisu usa a nota do Enem mais recente e para participar basta não ter zerado na redação. Não precisa comprovar renda nem se enquadrar em nenhum perfil socioeconômico.

O processo é totalmente informatizado e, embora fácil de se inscrever, exige notas altas para abocanhar um lugar ao sol. As notas de corte aqui podem ultrapassar os 800 pontos no Enem. É difícil mesmo, mas procurando bem dá para encontrar cursos com notas de corte por volta dos 600 pontos.

Onde estudar com a nota do Enem

Se o seu lance é o Sisu, saiba que ele está disponível em cerca de uma centena de instituições públicas. Dá para consultar todas as universidades participantes – e as vagas que elas oferecem – no site do programa, um pouco antes de abrirem as inscrições.

Se você sonha em estudar em uma ótima faculdade particular, suas chances se multiplicam com o ingresso automático, ProUni e FIES.

Mas aqui é legal tomar um cuidado: só use a sua nota do Enem para entrar em faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que vão fazer seu investimento em anos de estudos valer a pena na hora de entrar no mercado de trabalho, combinado?

A gente selecionou algumas bem legais pra você:

Veja também:

Veja como somar a nota do Enem e quais faculdades aceitam

Já sabe em qual faculdade você quer entrar com a nota do Enem? Conte tudo para a gente aqui nos comentários!