O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado todos os anos por milhares de estudantes, a prova é aplicada em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, sendo o maior exame do país. 

Por conta desta grande demanda, nos dias de aplicação do Enem, todo o país se move em prol de auxiliar esses estudantes para realizarem o exame com uma maior tranquilidade e conforto. 

Em todas as regiões, existe um aumento da frota de ônibus, muita gente comercializa produtos, como caneta nas portas das escolas, e até há aqueles que oferecem caronas solidárias aos estudantes que moram mais longe do local de prova. 

Para poder se programar com brevidade e evitar transtornos, o mais indicado é saber o local de prova com antecedência. Desta forma, você consegue se programar melhor e realizar o percurso do mesmo jeito que você vai no dia da prova, ou seja, a pé, de ônibus, carro, bicicleta, etc. 

Ao realizar este percurso, você saberá quanto tempo leva para chegar ao local, mas é claro, deve contar sempre com imprevistos, como engarrafamentos. 

Se você deseja descobrir o seu local de prova para poder também evitar transtornos, veja agora como acessar essa informação e se antecipe! 

Como saber onde vou fazer a prova do Enem?

Com, em média, 1 mês de antecedência, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) libera, para os inscritos no Enem, o seu local de prova.  

Para acessá-lo é preciso: 

  • Acessar o site do Enem.
  • Inserir o seu CPF e a senha gerada no ato da inscrição. 
  • Após incluir os dados acima, você será direcionado para a página onde o seu cartão de confirmação estará disponível, nele vai conter o seu local de prova e outras informações sobre a sua inscrição, por isso, é sempre bom imprimi-lo e levá-lo no dia da prova.

Caso não lembre da senha gerada no dia da inscrição você deverá acessar a opção "Esqueci a senha" e preencher as informações necessárias para a recuperação.

Além de poder acessar pelo site, os estudantes inscritos no Enem recebem pelos correios o seu cartão de confirmação, contendo todas as informações da sua prova.

Mas, já que quase sempre ocorrem erros na entrega desse documento pelos correios, é indicado que o estudante também verifique no site, as informações. 

Como é escolhido o local de prova do Enem? 

No ato da inscrição, o estudante poderá escolher o município que ele realizará a prova, esse município deve fazer parte da da lista do INEP.

Caso aconteça algo inesperado, onde  precise trocar o seu local de prova, será necessário acessar o sistema e realizar a alteração. 

Esse processo é feito até um determinado prazo, que é divulgado no edital do Enem.

Quando é a prova do Enem? 

Geralmente, a prova do Enem cai no mês de novembro, mas sempre é bom verificar no edital a data exata do exame para não ocorrer imprevistos. 

Disciplinas que estão na prova do Enem

O exame do Enem possui 180 questões, além da prova de Redação, essas questões estão divididas pelas seguintes áreas de conhecimento: 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e
    Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Onde estudar com a nota do Enem

Com a nota do Enem, o estudante poderá participar de processos seletivos, como: 

  • Sisu (Sistema de Seleção Unificada) - Que disponibiliza vagas nos cursos das instituições públicas do país. 
  • ProUni (Programa Universidade para Todos) - Que oferece bolsas parciais e integrais de faculdades particulares. 
  • Fies (Financiamento Estudantil) - Que financia toda a graduação e o estudante só paga após se formar. 
  • Ingresso Direto - Com o Ingresso direto o estudante não precisa realizar vestibular e consegue iniciar uma graduação utilizando apenas a sua nota do Enem. 

Muitas faculdades, reconhecidas pelo MEC, dispõe do acesso pelo ingresso direto. Essas instituições também oferecem bolsas, descontos, convênios e financiamentos próprios, sem burocracia.

Confira a lista de algumas dessas faculdades: 

Veja mais: 

Saiba quais são os 10 cursos com maior empregabilidade

Descubra quais são as notas de corte do Sisu 2019

Já sabe como usar a nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!