Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Conheça as faculdades que aceitam a nota do Enem 2019

12 de outubro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porFernanda Zacchi

O Enem é aceito em tanta faculdade pelo Brasil que às vezes a gente fica com vontade de se desdobrar e estudar em mais de uma!

Se você vai fazer a edição de 2019, pode ter certeza de que não faltarão chances para conquistar aquela tão sonhada vaga no ensino superior.

Aqui a gente revela como usar as notas do exame nos grandes processos seletivos e ainda convida a conhecer as faculdades que aceitam a nota do Enem 2019.

Tudo isso a seguir. Acompanhe!

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2019

Por todo o Brasil podemos encontrar faculdades que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.

Normalmente são processos seletivos que levam em conta a nota obtida nas quatro provas objetivas ? Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza ? e na prova de redação.

Há uma bela oferta para quem procura estudar em instituições públicas e privadas em cursos presenciais ou a distância.

Quem estiver de olho numa instituição pública, por exemplo, vai poder escolher entre as cerca de 120 participantes do processo seletivo que usa a nota do Enem. Juntas, elas chegam a oferecer quase 300 mil vagas em um único ano.

Agora, se o seus planos incluem estudar numa faculdade particular, prepare-se para um volume praticamente dez vezes maior de vagas e instituições de ensino.

Tem tanta opção, mesmo nas cidades mais distantes dos grandes centros, que você certamente vai encontrar a que se encaixa perfeitamente nos seus objetivos.

O segredo para se dar bem é nunca abrir mão de fazer uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Afinal, um diploma conceituado num mercado tão competitivo é o primeiro passo para o sucesso profissional.

Pensando nisso, a gente separou algumas faculdades para você ir conhecendo desde já e se preparar para os processos seletivos que vão abrir a partir de janeiro de 2020.

Dê uma olhada:

Como entrar nas faculdades que aceitam a nota do Enem 2019

A partir de 2020 você terá pelo menos três grandes maneiras de entrar numa faculdade com a nota do Enem 2019.

Pelo Sisu ? Quem quer estudar numa universidade pública não pode deixar de participar do Sisu. O programa, aberto a todo mundo que fez o Enem mais recente e não zerou a redação, oferece vagas em cursos presenciais em todas as áreas. No processo seletivo você escolhe a graduação que quer fazer e onde quer estudar ? entre todas as instituições participantes (pode ser inclusive numa cidade diferente da sua). É uma seleção bastante concorrida e que normalmente exige dos candidatos notas elevadas para passar. As inscrições abrem logo após a divulgação dos resultados do Enem, em janeiro de 2020. A segunda edição ocorre no meio do ano.

Pelo ProUni ? O ProUni utiliza a nota do Enem mais recente para distribuir bolsas de estudos em faculdade privadas por todo o país. São mais de 240 mil vagas em cursos presenciais e a distância em todas as áreas do conhecimento ? incluindo aqueles bem difíceis de entrar, como Medicina, Direito e Engenharia. O benefício pode ser integral ou parcial, dependendo do perfil de renda do candidato. Para participar do ProUni em 2020, além do Enem 2019 o candidato precisa também ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação, e atender aos requisitos de renda e formação escolar. Assim como o Sisu, também tem duas edições anuais, no primeiro e no segundo semestre.

Pelo Ingresso direto ? É a maneira mais rápida e descomplicada de entrar na faculdade particular com a nota do Enem. O candidato que prestar o exame em 2019 (ou se tiver feito qualquer outra edição a partir de 2010, dependendo da regra imposta pela faculdade) só terá de informar as notas obtidas em cada prova e na redação para conseguir a vaga desejada. Aqui não há qualquer exigência de renda ou de formação escolar. Basta ter pontuação igual ou superior à mínima exigida para entrar. O ingresso direto fica disponível junto com os processos seletivos tradicionais das faculdades e pode ser usado tanto para cursos presenciais como EAD. O modelo é utilizado pela grande maioria das faculdades privadas do país!

Além dos processos seletivos acima, você ainda pode usar a nota do Enem 2019 para obter financiamento estudantil pelo FIES.

O crédito ajuda a fazer um curso superior com mais tranquilidade, já que oferece juros baixos e prazo longo para pagar a dívida, que só começa a ser cobrada depois formatura.

O programa, no entanto, só oferece vagas em cursos presenciais.

Para participar, o candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e atender a uma série de critérios de renda e desempenho nas provas exigidos pelo MEC. Também tem duas edições anuais, no início de cada semestre letivo.

Recapitulamos aqui a nossa lista com ótimas opções de faculdade onde você pode entrar com a nota do Enem 2019:

Veja também:

Descubra se houve mudanças para o Enem 2019

E aí, o que achou das faculdades que aceitam a nota do Enem 2019? Em qual delas você gostaria de estudar?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.