A temida prova de redação do Enem pode ser mais fácil do que você imagina. Mas, para garantir a nota máxima, é preciso se preparar com antecedência.

Pense no seguinte: uma redação nota 1000 no Enem é como uma maratona de 42 km. 

Para correr bem sem ter problemas, é necessário treinar com foco, disciplina e dedicação por meses antes do grande dia da corrida. 

Por isso, elaboramos este conteúdo! As dicas abaixo valem ouro durante a extensa preparação para obter a cobiçada nota 1000 na redação do Enem. 

Siga essas sugestões à risca e você terá grandes chances de mandar bem na prova!

Siga o formato de redação cobrado na prova do Enem

Escrever seu texto de acordo com o mesmo padrão exigido no Enem é o primeiro passo para ficar mais perto da redação nota 1000.

Segundo a cartilha de redação do Enem 2018, estas são as atividades e a estrutura exigidas na prova:

  • Produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
  • Defesa de uma tese (opinião sobre o tema proposto) apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.
  • Texto redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  •  Elaboração de uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Se você fugir desse formato, com certeza perderá pontos valiosos. Portanto, na sua preparação e no dia da prova, escreva um texto com o mesmo padrão do Enem.

Desenvolva hábitos para ter um bom desempenho na redação

Faça dos hábitos seus aliados ao se preparar para a redação do Enem. 

Inclua na sua rotina as pequenas atividades diárias e semanais que não levam muito tempo: 

Acompanhe as notícias atuais, para ficar antenado sobre o que está acontecendo no mundo, aumentar seu repertório e não ser pego de surpresa na prova de redação.

Leia artigos de opinião em jornais online, para conhecer diferentes pontos de vistas sobre um tema e usar como base na redação.

Escreva um parágrafo completo sobre as notícias mais importantes da semana, para treinar a produção textual, organizar suas ideias, desenvolver sua argumentação e aumentar seu conhecimento de mundo.

Leia redações nota 1000 de outras edições do Enem, para se familiarizar com o formato da prova e identificar o nível de produção textual necessário para garantir a pontuação máxima.

Verifique as propostas de redação de outras edições do Enem, para conhecer a estrutura dessa questão discursiva e saber quais temas já foram cobrados. Se possível, faça simulados com essas propostas.

Escreva uma redação por semana, para praticar a produção de um texto completo, se habituar ao formato da prova e analisar seu desempenho.

Todos esses hábitos potencializam seus estudos, ampliam seu conhecimento de mundo e formam um bom repertório para redigir um texto nota 1000.

Aprenda a redigir um bom parágrafo

Esse é um dos segredos para uma redação nota 1000: dominar a redação do parágrafo. 

Sabe por quê? A redação do Enem é composta por blocos de textos interligados — os parágrafos. 

Se você sabe escrever um parágrafo estruturado que tenha unidade, consistência e concisão, vai ser muito mais fácil produzir uma redação nota 1000. 

Não lembra de nada disso? Então, vale a pena assistir, no Youtube, o vídeo “Estrutura do Parágrafo na Redação” do canal Redação e Gramática Zica. 

Depois dessa videoaula, você vai saber como escrever um excelente parágrafo.

Use uma técnica de produção de texto argumentativo

Existem duas técnicas que são ótimas para o formato de redação cobrado no Enem: 

  1. Causa e consequência.
  2. Argumentos favoráveis e contrários.

Ao escolher uma delas, você terá uma ótima base para escrever um redação nota 1000.

Na primeira técnica, você apresenta as causas e consequências sobre o tema proposto. As perguntas “por quê” e “o que acontece em razão disso?” vão te ajudar a deixar a estrutura do texto assim:

  • Introdução: apresente a sua tese (opinião sobre o tema proposto).
  • Desenvolvimento: analise as causas, apoiando-as em argumentos consistentes e estruturados com coerência e coesão.
  • Conclusão: reafirme seu posicionamento sobre a tese e apresente a sua proposta de intervenção.

Na segunda técnica, que é ótima para assuntos polêmicos, você lista argumentos favoráveis e contrários ao tema proposto. Veja como pode ficar a estrutura da redação:

  • Introdução: apresente a sua tese (opinião/discordância sobre o tema).
  • Desenvolvimento: analise os argumentos favoráveis, apoiando-os em fatos reais e não em fake news.
  • Conclusão: reafirme seu posicionamento sobre a tese e apresente a sua proposta de intervenção.

Atenção: Não escreva a redação em primeira pessoa. Isto é, usando termos como “eu penso”, “eu acredito”, “em minha opinião” etc. Você perderá muitos pontos se fizer isso.

Faça o esqueleto da redação antes de escrever o texto

Na sua preparação e no dia de prova, planeje sua redação antes de escrever o parágrafo introdutório. 

Essa prática te ajuda a organizar as ideias, a poupar tempo de produção e a evitar perder o fio da meada. Tudo isso te deixa mais perto da redação nota 1000 no Enem. 

Para fazer um bom esqueleto, liste em tópicos:

  • a sua tese (opinião sobre o tema proposto).
  • a ideia central do parágrafo de introdução.
  • 2 a 3 argumentos a serem usados no desenvolvimento do texto.
  • a conclusão da redação.
  • sua proposta de intervenção.

Não fuja do tema da redação

Durante a escrita dos parágrafos, fique atento para não perder o fio da meada.

Você deve evitar estas situações: fuga total ou tangenciamento ao tema proposto. 

Segundo a Cartilha de Redação do Enem 2018, é considerado fuga total quando nem o assunto mais amplo nem o tema proposto são desenvolvidos no texto.

Já o tangenciamento ocorre quando o tema é abordado parcialmente baseado no assunto mais amplo da prova de redação. Ou seja, o que deveria ser o principal foco do texto fica em segundo plano. 

Por exemplo, o tema da redação do Enem 2017 foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. 

Para garantir uma boa nota, era necessário focar nos desafios para a formação e não somente nos elementos relacionados ao universo da surdez e da educação de surdos no país. 

É por isso que fazer um esqueleto (planejamento) antes de começar a redação é tão importante. 

Com a tese, as ideias centrais, os argumentos e a conclusão listados, será mais fácil manter a linha de raciocínio do início ao fim na sua redação nota 1000.

Onde estudar presencialmente ou a distância usando a nota do Enem

Você já sabe onde estudar usando o resultado do Enem? Para te ajudar, listamos algumas boas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

As instituições abaixo aceitam o Enem como forma de ingresso em cursos presenciais e EAD, concedem bolsas de estudos, oferecem descontos na mensalidade e permitem financiar a graduação sem burocracia:

Veja também:

Exemplos de redações nota 1000 do Enem para você se inspirar

Veja se existe um gabarito da redação do Enem

Agora que você já sabe como ter uma redação nota 1000 no Enem, conte para a gente aqui nos comentários qual curso pretende fazer na faculdade!