Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Por quanto tempo vale a nota do Enem? Entenda!

10 de outubro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A nota do Enem pode servir para entrar na universidade pública sem precisar fazer vestibular, obter uma bolsa de estudos em faculdade particular ou conseguir um financiamento do governo para pagar a mensalidade da graduação em instituições privadas.

Mas será que basta fazer o Enem uma vez? Por quanto tempo vale o resultado do Enem? É possível usar o resultado do Enem tendo feito o exame há dois ou mais? Será que é necessário fazer o Enem de novo?

Descubra agora mesmo por quanto tempo vale o Enem para cada um dos principais programas de acesso à faculdade pública e privada e veja se você cumpre os requisitos!

Validade do Enem no ProUni

O Programa Universidade par Todos (ProUni) usa a nota do Enem para selecionar candidatos a uma bolsa de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil. As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%), de acordo com a renda do candidato.

Pode participar do ProUni quem tem renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos e participou do Enem no ano imediatamente anterior, obtendo pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

O ProUni acontece duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. Como é obrigatório usar o número de inscrição da edição mais recente do Enem, a sua participação no Exame vale por alguns meses. Ou seja, quando você faz a prova do Enem em outubro ou novembro (dependendo do ano), tem até julho do ano seguinte para participar do ProUni.

Validade do Enem no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) utiliza o desempenho do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidades públicas participantes do programa sem precisar passar pelo Vestibular.

Alguns cursos, como Arquitetura, podem exigir uma prova extra, de Habilidades Específicas, mas na maioria dos casos o aluno que passa no Sisu não precisa fazer nenhuma prova além do Enem.

O funcionamento do Sisu é semelhante ao do ProUni, pois o candidato precisa ter feito o Enem no ano imediatamente anterior e o processo seletivo acontece duas vezes por ano. Porém, o Sisu não tem limite de renda para participar.

Quanto à pontuação, basta não ter zerado na redação, mas como a concorrência é grande, quanto maior sua nota no Enem, maiores as chances de conseguir uma vaga no Sisu. As universidades participantes do Sisu podem estabelecer notas mínimas para entrar em cada curso. Essa informação fica disponível para os candidatos na época das inscrições.

As inscrições do Sisu são gratuitas e são abertas no início do primeiro e do segundo semestre. Para completar o cadastro, é obrigatório inserir o número de inscrição e senha do Enem mais recente. Sendo assim, se você fizer o Enem em outubro/novembro, a prova tem validade até julho do ano seguinte para participar do Sisu.

Validade do Enem no FIES

O FIES é o Financiamento Estudantil do Governo Federal. Com ele, é possível conseguir um crédito para pagar a mensalidade da faculdade particular.

Os juros do FIES são baixos e o aluno só começa a pagar a dívida propriamente dita depois de se formar.

O FIES tem requisitos de renda para participar.

É obrigatório ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

As inscrições para o FIES são gratuitas e acontecem duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre.

Universidades que aceitam o Enem

Confira algumas das principais instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que costumam participar do FIES e/ou do ProUni, além de aceitarem a nota do Enem para ingresso direto:


Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Todas essas faculdades também trabalham com programas próprios de descontos, convênios, bolsas e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Você está pensando em usar o Enem para entrar no ProUni, Sisu ou FIES? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.