Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Descubra qual é a nota de corte para Engenharia Florestal

15 de outubro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porMathias Sallit

O curso de Engenharia Florestal atrai muitas pessoas que buscam trabalhar de uma forma profunda com o meio ambiente e as tecnologias para pensar em um mundo que use os recursos naturais de forma sustentável.

Essa é uma das principais urgências da sociedade atualmente, e quanto mais pessoas preocupadas e dedicadas a essa causa profissionalmente, maior será a conscientização da população e o desenvolvimento dessas ações.

Dessa forma, os interessados pela Engenharia Florestal começam a pensar onde estudar e quais são os melhores caminhos para entrar em uma faculdade da área. Saber as notas de corte para aprovação nos vestibulares é um passo importante para medir o quanto de dedicação o aluno deverá ter nos estudos.

Confira agora quais são as notas de corte para Engenharia Florestal nos programas do governo que podem ser acessados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outros vestibulares.

Qual é a nota de corte para Engenharia Florestal?

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das instituições de ensino superior mais desejadas por estudantes que buscam entrar em uma faculdade no Brasil.

A USP oferece o curso de Engenharia Florestal em uma das mais tradicionais faculdades do interior de São Paulo, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), em Piracicaba.

Na Fuvest 2020, vestibular realizado em 2019 para ingresso na USP, foi necessário que o obter 42 pontos para que um candidato de Engenharia Florestal fosse aprovado na primeira fase e pudesse seguir para a segunda fase tentar uma das 15 vagas oferecidas pela USP em ampla concorrência para o curso.

Qual a nota de corte para Engenharia Florestal no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do governo que oferece vagas em universidades públicas estaduais e federais em todo o país. Para isso, os estudantes devem usar a nota obtida na última edição do Enem e se inscrever no Sisu.

O estudante que fez o Enem e não zerou na redação estará apto a se candidatar às vagas ofertadas pelo Sisu. Algumas faculdades também estipulam critérios de notas mínima ou pesos diferentes para cada uma das provas do Enem.

Segundo a plataforma de nota de corte do Quero Bolsa, essas são as pontuações necessárias para ingressar em uma vaga de ampla concorrência no curso de Engenharia Florestal pelo Sisu: 

  • Maior nota de corte de Engenharia Florestal no Sisu: 749.61, na USP de Piracicaba (além da Fuvest, outra forma de ingressar na USP é pelo Sisu)
  • Menor nota de corte de Engenharia Florestal no Sisu: 561.06, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Nota de corte média para o curso no Brasil: 637.68

Qual a nota de corte para Engenharia Florestal no Prouni?

Bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) são oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) em universidades privadas de todo o Brasil. É um dos programas que usa a nota do Enem e também é muito atrativo para estudantes que buscam o ensino superior particular e precisam das bolsas para ingressar na faculdade.

Para se candidatar às vagas, é preciso ter renda compatível com os critérios socioeconômicos estipulados, ter uma pontuação no Enem maior que 450 pontos e não ter zerado na redação.

Veja as principais notas de corte do Prouni 2020 para vagas de ampla concorrência em Engenharia Florestal:

  • Maior nota de corte para bolsas de 100% em Engenharia Florestal no Prouni: 636.46, na Unicesumar de Curitiba
  • Menor nota de corte para bolsas de 100% de Engenharia Florestal no Prouni: 594.70, na Faculdade Cesumar de Ponta Grossa (Unicesumar)
  • Maior nota de corte para bolsas de 50% em Engenharia Florestal no Prouni: 592.36, na Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (Fait), em São Paulo
  • Menor nota de corte para bolsas de 50% de Engenharia Florestal no Prouni: 521.34, na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço (Eduvale), no Mato Grosso.

Qual a nota de corte para Engenharia Florestal no Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que oferece financiamentos de cursos em universidades privadas no Brasil para estudantes que tenham renda familiar de até três salários mínimos per capita.

No Quero Bolsa, é possível identificar as notas de corte de Engenharia Florestal pelo Fies. Confira:

  • Maior nota de corte de Engenharia Florestal no Fies: 634.00, na Universidade Regional de Blumenau (Furb)
  • Menor nota de corte de Engenharia Florestal no Fies: 473.00, na Faculdade de Rondônia (Faro)
  • Nota de corte média para o curso no Brasil: 516.29 

Outras faculdades de Engenharia

Está interessado em fazer algum curso de Engenharia mas não sabe se a sua nota do Enem é suficiente ou não fez a prova recentemente? Saiba que não é necessário o Enem para ingressar em muitas faculdades espalhadas pelo Brasil.

Veja alguns exemplos abaixo:

São faculdades privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação que possuem diversos cursos de Engenharia bem avaliados pelo mercado de trabalho.

Para ingressar neles, estudantes têm opções além do Enem e podem conseguir bolsas de estudo, independente da nota de corte de cada curso.

Veja também:

O que faz um engenheiro ambiental?

Em quais instituições a sua nota do Enem é suficiente para a aprovação? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.