Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Descubra qual é a nota de corte para Engenharia Mecatrônica

15 de outubro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porMathias Sallit

Cursos de engenharia são alguns dos mais buscados no Brasil, devido à formação que abre muitos espaços de carreira para o profissional no mercado de trabalho. Com a Engenharia Mecatrônica não é diferente, e isso atrai muita gente para o curso em faculdades espalhadas por todo o país.

Por causa da concorrência, muitos vestibulandos ficam interessados em saber qual é a pontuação necessária para serem aprovados nos vestibulares mais importantes do país. Entre eles, está o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que dá a possibilidade de ingresso em universidades públicas e privadas por diversas formas com sua nota, seja por programas do governo, seja por substituição de processo seletivo.

Por isso, pesquisamos as notas de corte das principais universidades do Brasil e dos programas de governo para o curso de Engenharia Mecatrônica no país. Confira abaixo e saiba qual deve ser o seu desempenho nos vestibulares para ingressar nesse curso.

Qual é a nota de corte para Engenharia Mecatrônica?

O Enem é o principal meio de ingresso para qualquer curso do ensino superior brasileiro, tanto em universidades públicas como privadas. Nele, milhões de estudantes dão seus primeiros passos em direção ao ensino superior.

Em dois dias de prova, os candidatos realizam questões em quatro áreas do conhecimento (Códigos e Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e uma redação, que tem uma relevância muito grande na nota final da prova.

O desempenho dos candidatos variam de acordo com a nota da redação e com os erros e acertos, que calculam a pontuação pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). A nota final é usada para entrar nas faculdades por seleção própria ou pelos três programas do governo.

Para isso, ela precisa ser acima da nota de corte do processo de cada faculdade. Isto é, para ser aprovado, a nota precisa ser maior que a pontuação do candidato com a menor nota entre os classificados.

Com base nos números da plataforma de notas de corte do Quero Bolsa, veja as notas de corte para Engenharia Mecatrônica nos três programas do governo que podem ser acessados pelo Enem.

Qual a nota de corte para Engenharia Mecatrônica no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o principal meio que candidatos possuem para ingressar em universidades públicas, sejam elas federais ou estaduais, de todo o Brasil.

Com duas seleções por ano, sendo uma em cada semestre, o Sisu é bastante concorrido e atrai a atenção de muitos estudantes que pretendem ingressar nas faculdades públicas.

Como critério de seleção, o aluno não pode ter tirado zero na redação para poder se inscrever, e algumas faculdades estipulam uma nota mínima para concorrer em vagas para determinados cursos.

Veja a seguir as notas necessárias para a aprovação em Engenharia Mecatrônica nas vagas de ampla concorrência no Sisu, de acordo com o Quero Bolsa:

  • Maior nota de corte de Engenharia Mecatrônica no Sisu: 813.91, na Universidade de São Paulo (USP)*
  • Menor nota de corte de Engenharia Mecatrônica no Sisu: 676.68, no Instituto Federal Catarinense (IF Catarinense)
  • Nota de corte média para o curso no Brasil: 739.33

*Pela Fuvest 2020, vestibular que dá acesso às vagas da USP, era preciso tirar 62 pontos para se classificar à segunda fase e concorrer a uma vaga na Escola Politécnica, onde o curso de Engenharia Mecatrônica é oferecido.

Qual a nota de corte para Engenharia Mecatrônica no Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) disponibiliza bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) para cursos em universidades privadas de todo o Brasil.

Para concorrer a uma vaga pelo Prouni, o candidato não pode ter zerado na redação e deve ter uma nota geral superior a 450 pontos. Além disso, o candidato deve estar de acordo com os critérios socioeconômicos de seleção.

Veja as notas de corte para Engenharia Mecatrônica no Prouni:

  • Maior nota de corte para bolsas de 100% em Engenharia Mecatrônica no Prouni: 688.72, na Universidade Salvador (Unifacs)
  • Menor nota de corte para bolsas de 100% de Engenharia Mecatrônica no Prouni: 558.9, no Centro Universitário Maringá (Unicesumar)
  • Maior nota de corte para bolsas de 50% em Engenharia Mecatrônica no Prouni: 652.66, na Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap)
  • Menor nota de corte para bolsas de 50% de Engenharia Mecatrônica no Prouni: 519,46, na Faculdades Network (SP)

As notas acima são referentes à ampla concorrência para as vagas.

Qual a nota de corte para Engenharia Mecatrônica no Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento dos estudos no ensino superior oferecido pelo governo. Para se inscrever, é preciso que o candidato tenha uma renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Veja as notas de corte para Engenharia Mecatrônica no Fies, de acordo com a Quero Bolsa:

  • Maior nota de corte de Engenharia Mecatrônica no Fies: 661.00, na Escola De Engenharia De Piracicaba
  • Menor nota de corte de Engenharia Mecatrônica no Fies: 530.00, no Centro Universitário de Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal)
  • Nota de corte média para o curso no Brasil: 598.16

E em outras faculdades?

Em muitas faculdades do país, não é preciso usar algum programa do governo nem ter feito o Enem para ingressar. Há vestibulares próprios de universidades que podem até oferecer bolsas de estudo para os alunos.

Abaixo, estão alguns exemplos dessas instituições, que recebem alunos no processo seletivo durante boa parte do ano. Confira:

São universidades que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e formam profissionais aptos a atuar no mercado de trabalho de diversas áreas, como a Engenharia Mecatrônica.

Veja também:

Grade curricular de Engenharia Mecânica
Engenharia Mecatrônica

E então, sua nota do Enem é suficiente para ser aprovado em Engenharia Mecatrônica? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.