A Redação é uma das provas mais importantes do Enem.

Primeiro porque é a única prova que, pelo sistema de pontuação, tem nota mínima e máxima definidas: vai de zero a mil.

Depois, porque faz toda diferença em processos seletivos.

Também é a que exige maior capacidade analítica, estruturação de pensamento e fluidez na escrita.

Mas o que é esse espelho da redação que todo mundo fala? Quando é possível acessá-lo?

Saiba tudo sobre o espelho da redação do Enem 2020 a seguir!

O que é o espelho da redação do Enem 2020

O espelho da redação nada mais é que uma versão digitalizada do texto que você entregou no dia da prova, agora com todas as marcas de revisões e correções feitas pelos especialistas do Enem.

Nele, o candidato vê exatamente onde errou ou acertou, se seguiu a norma culta da língua portuguesa, se foi bem na gramática, se atendeu ao formato solicitado, se desenvolveu bem o tema proposto.

A organização do Enem oferece o espelho da redação para fins pedagógicos de consulta, para que os participantes entendam como foi o desempenho na prova. Não é possível contestar qualquer ponto da correção.

Quando sai o espelho da redação do Enem 2020

O espelho da redação demora bastante a sair. É preciso ter paciência.

Nos anos regulares, quando os resultados costumavam ser divulgados em janeiro, o espelho ficava disponível somente três meses mais tarde, a partir de março.

Em 2020, como o Enem sofreu alteração em suas datas por causa da pandemia de Covid-19 (veja mais adiante), os participantes terão de esperar ainda mais.

As provas do Enem 2020 devem acontecer em janeiro de 2021, com resultados divulgados no final de março. Se o calendário seguir o fluxo dos anos anteriores, o espelho deve estar disponível lá pelo final de junho ou início de julho.

Para acessar o espelho de redação, os participantes que fizeram o Enem 2020 devem entrar no site oficial e informar CPF e senha ? isso, claro, só depois que o material for liberado. Normalmente os principais canais de comunicação do país anunciam as datas.

O que é avaliado no espelho da redação do Enem 2020

No espelho da redação do Enem 2020 os participantes poderão saber que nota tiraram em cada uma das cinco competências avaliadas na redação.

Essas competências são:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das diferentes áreas no desenrolar do tema, sempre seguindo a estrutura do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema apresentado, respeitando os direitos humanos.

Cada item vale 200 pontos que, somados, dão a nota máxima da redação: 1.000 pontos.

Cada texto, no entanto, é analisado por no mínimo dois corretores diferentes. As notas finais são somadas e divididas por dois. Se houver discrepância entre as notas atribuídas, a prova segue para um terceiro avaliador.

Lembrando que o texto da redação do Enem precisa ter entre sete e 30 linhas e deve se ater ao formato solicitado ? um texto corrido com proposta de solução ao final.

No Enem 2019, a nota média da redação foi de 592 pontos. Dos quase quatro milhões de texto corrigidos, apenas 53 tiveram nota máxima. Mais de 143 mil tiraram zero por motivos diversos: fuga do tema, prova entregue em branco, cópia do texto motivador e quebra de formato.

Por que uma nota alta na redação do Enem 2020 é importante

Uma nota alta na redação de qualquer Enem, inclusive o de 2020, pode facilitar bastante o acesso do participante a uma boa faculdade por três motivos básicos:

  1. Uma nota elevada na redação pode compensar a média final, caso o candidato tenha um desempenho baixo nas provas objetivas.
  2. A redação é usada como critério de desempate, caso participantes com a mesma média no Enem estejam disputando uma mesma vaga no mesmo processo seletivo. Passa aquele que tiver se saído melhor no texto.
  3. A nota zero impede o participante de tentar vaga em praticamente todos os processos seletivos que utilizam a nota do Enem.

Para obter um bom desempenho nas provas, os candidatos devem reforçar o estudo de temas de interesse social ? notícias, fatores históricos e cruzamento do tema com outras áreas do conhecimento.

O fato é que só constrói um bom texto quem souber do que está falando. Os estudos devem ser complementados com prática, muita prática. Sempre que puder, escreva redações seguindo o formato solicitado pelo Enem, estude as redações nota 1.000 das edições mais recentes e peça sempre para alguém fazer aquela análise crítica do seu texto.

Isso, além de tudo, ajuda a ter mais agilidade no dia da prova, já que o tempo total é curto.

Sobre o Enem 2020 e como entrar na faculdade com a nota das provas

Em 2020, o Enem vai acontecer em quatro domingos seguidos, na seguinte ordem:

  • 17 e 24 de janeiro ? provas do Enem impresso
  • 31 de janeiro e 7 de fevereiro ? provas do Enem digital

Em ambos, o primeiro domingo é reservado às provas de Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas. Na semana seguinte, Ciências da Natureza e Matemática.

Pelo menos quatro grandes programas devem usar a nota do Enem 2020: o Sisu, para quem quer estudar em universidade pública; o ProUni, que oferece bolsas de estudos em faculdade privada; o FIES, de financiamento estudantil; e o ingresso direto, para quem quer entrar em faculdade privada sem precisar fazer vestibular.

As vagas se encontram disponíveis em boas instituições de ensino por todo o país.

Que tal algumas dicas para incluir no seu radar? Conheça:

Veja também:

Descubra quais cursos são oferecidos no Sisu 2020

Entendeu direitinho o espelho da redação do Enem 2020? Manda suas dúvidas pra gente pelos comentários!