Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Conheça faculdades particulares que aceitam a nota do Enem

17 de outubro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Se você faz parte dos milhares de candidatos que se preparam o ano todo para se dar bem nas provas do Enem, provavelmente está esperando pela recompensa de tanto esforço: a tão sonhada vaga no ensino superior.

No universo das faculdades particulares, a nota do Enem pode ser usada de diversas formas para que essa vaga possa ser conquistada. É possível conseguir bolsas de estudos, financiamentos a juros baixos, e até mesmo ingresso direto na graduação, sem precisar prestar vestibular!

Esteja por dentro de todas as maneiras que você pode utilizar a nota do Enem para ingressar para uma faculdade particular.

Conheça também algumas excelentes instituições de ensino superior privadas que aceitam a nota do Enem.

Como usar a nota do Enem em faculdades particulares

Os candidatos que realizaram o Enem e têm a pretensão de ingressar numa instituição de ensino superior privada podem utilizar a nota do Enem de quatro maneiras diferentes. São elas:

  • Bolsa de estudos Enem.
  • Bolsa de estudos ProUni.
  • Financiamento FIES.
  • Ingresso direto, sem vestibular.

Veja cada uma destas maneiras de forma detalhada, acompanhe!

Como usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudos Enem

A bolsa de estudos Enem é uma das formas de concessão de desconto menos burocratizada no sistema de ensino superior atualmente.

Dependendo do seu desempenho no exame, o candidato pode conseguir isenção na matrícula, bolsas parciais e até bolsas integrais durante todo o curso.

Nas faculdades da rede Cruzeiro do Sul Educacional, por exemplo, a partir de 300 pontos já é possível conseguir isenção na matrícula. Quem fez de 800 pontos para cima ganha uma bolsa de 100% que vale até o fim da graduação.

Como usar a nota do Enem para conseguir a bolsa de estudos do ProUni

O ProUni é um programa criado pelo governo federal que tem como proposta a distribuição de bolsas parciais (50%) e integrais a estudantes de baixa renda que desejam ter acesso a instituições de ensino superior particulares.

As inscrições abrem duas vezes por ano. Para concorrer ao processo de seleção, o candidato precisa ter realizado a última edição do Enem, atingido pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a Redação.

Além disso, é preciso cumprir um requisito financeiro. Para concorrer a uma bolsa parcial, o candidato deve possuir uma renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Caso deseje concorrer a uma bolsa integral, esse teto salarial cai para 1,5 salário mínimo por pessoa.

No caso de as vagas não serem preenchidas na primeira etapa, um novo período de inscrições é aberto. Assim, quem fez o Enem nos anos anteriores pode concorrer às bolsas remanescentes.

Como usar a nota do Enem para conseguir um financiamento estudantil pelo Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa de financiamento do governo federal criado para que estudantes consigam financiar seus cursos a juros muito baixos e comecem a pagar apenas depois de formados.

Assim como o ProUni, o Fies exige que o candidato tenha obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e nota maior que zero na Redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta de no máximo 5 salários mínimos por pessoa.

As inscrições para o programa são abertas duas vezes ao ano.

Como usar a nota do Enem para ingressar diretamente numa faculdade particular

Adotado por inúmeras faculdades particulares, o ingresso direto é atualmente a forma mais fácil e menos burocrática de iniciar um curso superior. De maneira simplificada, as instituições permitem que o aluno utilize a nota do Enem para se matricular na graduação desejada.

Caso atinja a pontuação necessária para passar, o candidato deve apenas levar o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.

Vale entrar em contato com sua faculdade de interesse para saber qual o desempenho exigido para passar no curso em que você está de olho!

Faculdades particulares que aceitam a nota do Enem

Confira a seguir, a seleção que fizemos com algumas faculdades particulares que aceitam a nota do Enem para ingresso direto, ProUni e Fies, além de terem programas próprios de bolsas de estudos, descontos nas mensalidades e financiamento sem burocracia.

É importante destacar que todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Confira:

Veja também:

Saiba qual é a pontuação para entrar numa faculdade pelo Enem

Como você vai usar a nota do Enem para entrar numa faculdade particular? Diga para a gente aqui embaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.