Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Faculdades que aceitam o Enem 2016

2 de janeiro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já pode ser considerado o maior vestibular do País! E não é apenas por causa dos milhões de estudantes que fazem essa prova todos os anos.

O principal motivo da grande adesão é que o desempenho obtido no Enem pode ser usado para participar de uma série de processos seletivos para entrar no ensino superior. Com apenas dois dias de prova é possível se candidatar a uma vaga em universidades públicas, concorrer a uma bolsa de estudos em faculdade particular, tentar um financiamento estudantil do Governo Federal, conseguir ingresso direto e até complementar a nota do vestibular tradicional em algumas instituições.

E as vantagens não param por aí! Quem tem um bom desempenho no Exame pode conseguir descontos em faculdades particulares e entrar direto em cursos superiores a distância.

Mas atenção! Em alguns casos, o processo seletivo exige que o candidato tenha participado da edição mais recente do Enem. Por isso, fique atento ao guia que preparamos a seguir com as faculdades que aceitam o Enem 2016 e o que você poderá fazer com sua nota!

Faculdades públicas que aceitam o Enem 2016

A principal maneira de usar sua nota do Enem 2016 para entrar em uma universidade pública é participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Criado em 2009 pelo Governo Federal, esta plataforma usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidades públicas de todo o País, sem a necessidade de prestar o vestibular tradicional.

Os requisitos para participar do Sisu são:

  • Ter feito a edição mais recente do Enem.
  • Não ter zerado na redação.

O Sisu acontece duas vezes por ano: a primeira edição abre inscrições em janeiro, logo após a divulgação do resultado do Enem. A segunda normalmente acontece em junho.

Isso significa que você poderá usar o Enem 2016 para participar de duas edições do Sisu em 2017, no primeiro e no segundo semestre. O Sisu não tem requisitos de renda para participar e você competirá com candidatos que escolheram exatamente as mesmas opções de curso, universidade, turno e modalidade de concorrência.

O número de universidades públicas que aderem ao Sisu vem aumentando. Algumas usam o sistema como única forma de processo seletivo (abolindo assim o vestibular tradicional), enquanto outras destinam uma parte de sua vagas para ingresso por esse programa. A lista completa com as instituições participantes e as vagas ofertadas só é divulgada no período de inscrições.

Algumas universidades que ainda promovem o vestibular tradicional podem usar a nota do Enem p. É o que acontece na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por exemplo. O ideal é você consultar o edital do vestibular na instituição de sua preferência para saber se existe essa possibilidade e como vai ser o cálculo e peso da nota do Enem.

Saiba mais em: Como entrar no Sisu com a nota do Enem

Faculdades particulares que aceitam o Enem 2016

Existem duas formas principais de entrar na faculdade particular usando sua nota do Enem 2016: pelo ProUni ou ingresso direto. Vamos conhecer cada uma delas:

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudos a pessoas de baixa renda em faculdades privadas de todo o Brasil.

Além de cumprir requisitos de escolaridade e renda, o ProUni exige que o candidato tenha participado da edição mais recente do Enem, com pontuação mínima de 450 na média geral das provas e nota maior do que zero na redação.

Portanto, caso cumpra os requisitos do Programa, você poderá usar o Enem mais recente para participar do ProUni. São duas edições: uma no primeiro e outra no segundo semestre. As inscrições são gratuitas e abrem logo após a divulgação do resultado do Sisu.

A lista completa de instituições participantes e vagas ofertadas no ProUni pode ser consultada durante o período de inscrições.

Ingresso Direto

Cada vez mais faculdades privadas oferecem a possibilidade de ocupar uma vaga em seus cursos presenciais e a distância (EAD) usando apenas a nota do Enem, sem precisar fazer o vestibular. As regras de participação variam entre as universidades, por isso é importante consultar o site da instituição onde você quer estudar.

Onde estudar com a nota do Enem

Conheça algumas faculdades particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que costumam participar do ProUni e também aceitam a nota do Enem para ingresso direto:

Nessas faculdades você encontra também descontos, bolsas de estudos, convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Tudo sobre o ProUni

Já decidiu em qual faculdade você vai usar sua nota do Enem 2016? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.