Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Confira o gabarito do Enem 2020

29 de dezembro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Ansioso(a) para conferir o gabarito do Enem 2020? Neste artigo, veja como acessar o gabarito oficial e extraoficial do exame e como usar sua nota para entrar na faculdade!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atrai milhões de estudantes todos os anos. E não é à toa: a nota da prova dá ingresso a quase todas universidades públicas e privadas do Brasil.

Ao garantir um bom resultado no exame, o estudante pode se candidatar a instituições de Ensino Superior da sua cidade e até de cidades do outro lado do país, seja por programas do governo ou diretamente nas faculdades particulares.

Como é a prova do Enem?

O Enem é composto por quatro provas objetivas de Linguagem e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, que juntas somam 180 questões objetivas, e uma redação do estilo dissertativo-argumentativo. A aplicação das provas ocorre em dois domingos seguidos.

Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Enem Impresso e o Enem Digital (em sua primeira edição) foram adiados para o início de 2021. Veja abaixo as novas datas:

  • Aplicação Enem Impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021;
  • Aplicação Enem Digital: 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

Quando será divulgado o gabarito do Enem 2020?

De acordo com o edital do Enem 2020, o gabarito oficial do Enem será divulgado até o terceiro dia útil após a realização dos últimos exames, pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão responsável pelo exame – e pelo aplicativo do Enem.

Mas, não é preciso esperar tantos dias para conferir quantas questões acertou no exame. Isso porque, aqui no site Mundo Vestibular, você pode acessar o gabarito extraoficial do Enem assim que terminar a prova! Para isso, é só salvar a página ou aceitar o alerta de receber notificações do site que você será notificado.

Como calcular a nota do Enem 2020?

Diferentemente de outros vestibulares, a nota final do Enem não corresponde diretamente ao número de acertos na prova. Isso porque o exame utiliza um sistema de correção mais complexo: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

Nesse sistema, a nota final do candidato é de acordo com a coerência das suas respostas nas questões de nível fácil, médio e difícil distribuídas ao longo da prova. Assim, a TRI busca identificar possíveis chutes e avaliar corretamente o grau de conhecimento do estudante.

Quer saber quantas questões você acertou no Enem 2020? É só conferir no gabarito abaixo – a correção é feita pelos nossos parceiros da Revista Quero, em conjunto com o Anglo:

Para saber sua nota final do Enem, assim como a nota da redação, é preciso aguardar até o dia 29 de março de 2021, quando o resultado do Enem será divulgado pela Página do Participante, no portal do Inep.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2020?

Com a nota do Enem, é possível tentar ingresso em universidades públicas por meio do programa federal Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em universidades privadas pelos programas governamentais Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou diretamente na instituição de ensino.

O Sisu é um programa voltado aos que têm interesse em ingressar em universidade públicas, principalmente as federais, com a nota do Enem. O Prouni é para aqueles que querem entrar em faculdades particulares com bolsas de 50% ou 100%. Já o Fies oferece a oportunidade do estudante financiar seu curso numa faculdade particular e pagar somente depois de formado.

Os programas Sisu, Prouni e Fies são bastante concorridos e, portanto, quanto melhor sua nota no Enem, melhor as chances de ingresso. Além disso, para se inscrever, o estudante precisa se encaixar nas regras de cada programa.

Ainda é possível usar a nota do Enem para ingressar diretamente em universidades privadas, sem precisar prestar o vestibular novamente. Diversas faculdades já usam o Enem como forma de ingresso e ainda oferecem descontos, bolsas de estudos e financiamentos próprios. 

Onde estudar com a nota no Enem 2020?

Como já dito, hoje em dia, centenas de instituições de Ensino Superior privadas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Mas, escolher um curso e uma dessas faculdades para estudar não basta para fazer uma boa escolha. Também é preciso verificar se a instituição e o curso de interesse são reconhecidos e bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

Existem algumas faculdades privadas que oferecem bons descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo destas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você entrar na faculdade pagando menos:

Leia também: Faculdades que aceitam a nota do Enem 2020 

E você, onde quer estudar com sua nota do Enem? Conta para a gente nos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.