Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Confira o gabarito extraoficial do Enem 2021

28 de novembro de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porThales Diniz

Atenção: planilha atualizada com o gabarito oficial do Enem 2021

Ansioso(a) saber como foi o seu desempenho no Enem 2021? Neste artigo, confira como ver o gabarito extraoficial do exame e como usar a nota do Enem para entrar na faculdade!

Como é a prova do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado hoje a maior porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil. Com a nota da prova, é possível ingressar em diversas universidades do país, da rede pública ou privada.

O exame é composto por quatro provas e uma redação, aplicadas em dois domingos seguidos. Ao todo, são 180 questões divididas entre as áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias e uma redação dissertativa argumentativa sobre o tema proposto.

Quando será divulgado o gabarito do Enem 2021?

De acordo com o edital do Enem 2021, os gabaritos oficiais do exame serão divulgados no Portal do Inep e no aplicativo oficial do Enem até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas.

Considerando que o último domingo de prova será dia 28 de novembro, o gabarito oficial deve ser divulgado até quarta-feira, 01 de dezembro.

Mas, aqui no site Mundo Vestibular, você pode conferir o gabarito extraoficial do Enem logo após o término das provas! É só consultar a tabela no tópico abaixo.

Para não perder a divulgação do gabarito extraoficial do Enem 2021 é só salvar a página ou aceitar o alerta de receber notificações do site que você será notificado.

Leia mais: Saiba tudo sobre o gabarito do Enem, onde e quando ver

Como calcular a nota do Enem 2021?

Saber quantas questões você acertou no Enem é um bom indicador para ver qual foi seu desempenho na prova mas não determina seu resultado final. Isso porque a nota do Enem é calculada pelo sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Pelo TRI, a nota final é baseada na coerência dos acertos do candidato nas questões que são divididas em nível fácil, médio e difícil. Ou seja, a nota final não é a média de acertos na prova.

Um candidato que acertar diversas questões de nível difícil mas errar algumas de nível fácil, por exemplo, pode ter a nota final menor do que um candidato que tenha acertado a maior parte das questões de nível fácil e médio, mesmo que tenha errado a maioria das de nível difícil.

Para saber quantas questões você acertou, basta consultar o gabarito abaixo – a correção foi feita pelos professores do curso Anglo:

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2021?

A nota do Enem permite a entrada em centenas de universidades brasileiras, substituindo o vestibular tradicional. Nas faculdades públicas, a nota do Enem pode ser usada para ingresso por meio do programa Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Já para as faculdades particulares, a nota do Enem pode garantir uma bolsa de 50% ou 100% pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Diversas instituições de ensino privadas também aceitam a nota do Enem para ingresso direto, com descontos e bolsas de estudos da própria universidade. Quanto maior a nota, melhores podem ser as vantagens na hora da matrícula.

Onde estudar com a nota no Enem 2021?

Hoje, praticamente todas as universidades aceitam o ingresso pela nota do Enem. Mas, para escolher uma boa instituição de ensino, é importante pesquisar mais sobre a faculdade que pretende ingressar, a estrutura e currículo do curso pretendido e ver suas avaliações no Ministério da Educação (MEC).

Existem faculdades particulares que ofertam ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo destas faculdades bem reconhecidas pelo MEC que oferecem boas condições aos ingressantes:

Ficou com alguma dúvida sobre a nota do Enem e como usá-las para ingresso no Ensino Superior? Conta para a gente nos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.