Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Veja agora o gabarito oficial do Enem 2020

29 de dezembro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Ansioso(a) para ver quantas questões você acertou no Enem 2020? Neste artigo, confira como acessar o gabarito do exame e como usar sua nota para entrar na faculdade!

Todos os anos, milhões de estudantes prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame já é considerado o maior vestibular do Brasil, não só porque atrai tantos vestibulandos, mas também porque é a porta de entrada para diversas universidades públicas e privadas do País.

Na edição do Enem de 2020, pela primeira vez, além da tradicional prova impressa, o exame contará com a aplicação da prova digital. A proposta do Ministério da Educação (MEC) é que o Enem Digital cresça gradualmente até substituir o Enem Impresso, em 2026.

Como é a prova do Enem?

O Enem é composto por quatro provas objetivas (Linguagem e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e uma redação. Ao todo são 180 questões objetivas, aplicadas em dois dias de prova.

Por causa da pandemia de Covid-19, o Enem 2020 foi adiado para o início de 2021. O Enem Impresso ficou marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e o Enem Digital, para os dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

Quando será divulgado o gabarito do Enem 2020?

Segundo o edital do Enem 2020, o gabarito oficial do exame será divulgado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas, pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo aplicativo do Enem.

Portanto, é esperado que o gabarito esteja disponível aos candidatos até o dia 27 de janeiro de 2021, no caso do Enem Impresso, e até o dia 10 de fevereiro de 2021, no caso do Enem Digital.

Entretanto, você não precisa esperar tanto tempo para conferir quantas questões acertou no exame. Assim que terminarem as provas, o Mundo Vestibular irá publicar o gabarito extraoficial do Enem 2020! Para conferir o gabarito extraoficial do Enem 2020 em tempo real, é só salvar a página ou aceitar o alerta de receber notificações do site que você será notificado.

Confira, abaixo, o gabarito do Enem 2020 – a correção é feita pelos nossos parceiros da Revista Quero, em conjunto com o Anglo:

Como calcular a nota do Enem 2020?

Para calcular a nota final dos candidatos, o Enem utiliza o sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, a nota final não equivale ao número de acertos na prova, mas sim à coerência das respostas do candidato.

Com a prova dividida entre questões de nível fácil, médio e difícil, o sistema TRI visa avaliar, de fato, o grau de conhecimento dos estudantes e detectar o acerto de questões pelo famoso chute.

Por isso, para saber exatamente qual sua nota no Enem 2020, juntamente com a nota da sua redação, é preciso aguardar até o dia 29 de março de 2021, quando o resultado do Enem será divulgado pela Página do Participante, no portal do Inep.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2020?

Com o resultado do Enem 2020 em mãos, é possível ingressar no Ensino Superior de diferentes formas. Confira a seguir as principais!

Como entrar numa universidade pública com a nota do Enem?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa federal que oferece vagas nas instituições de ensino públicas por meio da nota do Enem. Atualmente, dezenas de universidades públicas têm o Sisu como forma principal de ingresso.

O Sisu abre duas vezes ao ano, a cada início de semestre, e suas inscrições são totalmente on-line. Quanto melhor a nota do estudante no Enem anterior, melhor as chances dele se classificar.

Como entrar numa universidade particular com a nota do Enem?

Aos interessados em ingressar numa instituição privada com a nota do Enem existem três formas de ingresso: o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o ingresso direto.

Por meio do programa federal Prouni, o estudante pode concorrer a bolsas de estudo de 50% ou 100% em universidades particulares com sua nota do Enem. Já no Fies, o estudante pode utilizar sua nota no exame para financiar seu curso e pagar somente depois de formado.

Outra forma de usar a nota do Enem para entrar numa faculdade privada sem depender de programas do governo é ir diretamente à instituição de ensino. Diversas faculdades aceitam a nota do Enem para substituir o vestibular tradicional e ainda oferecem descontos, bolsas de estudo e financiamentos próprios.

Onde estudar com a nota no Enem 2020?

Atualmente, praticamente todas as instituições privadas aceitam o ingresso pela nota do Enem. Na hora de escolher uma delas para estudar, é importante verificar se a instituição e o curso de interesse são reconhecidos e bem avaliados pelo MEC.

Algumas faculdades particulares ofertam ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo destas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você entrar na faculdade pagando menos:

Leia também: Faculdades que aceitam a nota do Enem 2020 

E você, já sabe onde vai estudar com sua nota do Enem? Conta para a gente nos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.