Ansioso(a) para ver quantas questões você acertou no Enem 2020? Neste artigo, confira como acessar o gabarito do exame e como usar sua nota para entrar na faculdade!

Todos os anos, milhões de estudantes prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame já é considerado o maior vestibular do Brasil, não só porque atrai tantos vestibulandos, mas também porque é a porta de entrada para diversas universidades públicas e privadas do País.

Na edição do Enem de 2020, pela primeira vez, além da tradicional prova impressa, o exame contará com a aplicação da prova digital. A proposta do Ministério da Educação (MEC) é que o Enem Digital cresça gradualmente até substituir o Enem Impresso, em 2026.

Como é a prova do Enem?

O Enem é composto por quatro provas objetivas (Linguagem e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e uma redação. Ao todo são 180 questões objetivas, aplicadas em dois dias de prova.

Por causa da pandemia de Covid-19, o Enem 2020 foi adiado para o início de 2021. O Enem Impresso ficou marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e o Enem Digital, para os dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

Quando será divulgado o gabarito do Enem 2020?

Segundo o edital do Enem 2020, o gabarito oficial do exame será divulgado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas, pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo aplicativo do Enem.

Portanto, é esperado que o gabarito esteja disponível aos candidatos até o dia 27 de janeiro de 2021, no caso do Enem Impresso, e até o dia 10 de fevereiro de 2021, no caso do Enem Digital.

Entretanto, você não precisa esperar tanto tempo para conferir quantas questões acertou no exame. Assim que terminarem as provas, o Mundo Vestibular irá publicar o gabarito extraoficial do Enem 2020! Para conferir o gabarito extraoficial do Enem 2020 em tempo real, é só salvar a página ou aceitar o alerta de receber notificações do site que você será notificado.

Confira, abaixo, o gabarito do Enem 2020 - a correção é feita pelos nossos parceiros da Revista Quero, em conjunto com o Anglo:

Como calcular a nota do Enem 2020?

Para calcular a nota final dos candidatos, o Enem utiliza o sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, a nota final não equivale ao número de acertos na prova, mas sim à coerência das respostas do candidato.

Com a prova dividida entre questões de nível fácil, médio e difícil, o sistema TRI visa avaliar, de fato, o grau de conhecimento dos estudantes e detectar o acerto de questões pelo famoso chute.

Por isso, para saber exatamente qual sua nota no Enem 2020, juntamente com a nota da sua redação, é preciso aguardar até o dia 29 de março de 2021, quando o resultado do Enem será divulgado pela Página do Participante, no portal do Inep.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2020?

Com o resultado do Enem 2020 em mãos, é possível ingressar no Ensino Superior de diferentes formas. Confira a seguir as principais!

Como entrar numa universidade pública com a nota do Enem?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa federal que oferece vagas nas instituições de ensino públicas por meio da nota do Enem. Atualmente, dezenas de universidades públicas têm o Sisu como forma principal de ingresso.

O Sisu abre duas vezes ao ano, a cada início de semestre, e suas inscrições são totalmente on-line. Quanto melhor a nota do estudante no Enem anterior, melhor as chances dele se classificar.

Como entrar numa universidade particular com a nota do Enem?

Aos interessados em ingressar numa instituição privada com a nota do Enem existem três formas de ingresso: o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o ingresso direto.

Por meio do programa federal Prouni, o estudante pode concorrer a bolsas de estudo de 50% ou 100% em universidades particulares com sua nota do Enem. Já no Fies, o estudante pode utilizar sua nota no exame para financiar seu curso e pagar somente depois de formado.

Outra forma de usar a nota do Enem para entrar numa faculdade privada sem depender de programas do governo é ir diretamente à instituição de ensino. Diversas faculdades aceitam a nota do Enem para substituir o vestibular tradicional e ainda oferecem descontos, bolsas de estudo e financiamentos próprios.

Onde estudar com a nota no Enem 2020?

Atualmente, praticamente todas as instituições privadas aceitam o ingresso pela nota do Enem. Na hora de escolher uma delas para estudar, é importante verificar se a instituição e o curso de interesse são reconhecidos e bem avaliados pelo MEC.

Algumas faculdades particulares ofertam ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo destas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você entrar na faculdade pagando menos:

Leia também: Faculdades que aceitam a nota do Enem 2020 

E você, já sabe onde vai estudar com sua nota do Enem? Conta para a gente nos comentários abaixo!