A nota do Enem pode ser a sua porta de entrada para a universidade. Mas nem todos têm condições de pagar o valor da inscrição. Por isso, vamos explicar como pedir a isenção de taxa do Enem 2020!

Se você pretende fazer o Enem, mas está preocupado se vai conseguir pagar a taxa de inscrição do exame, fique tranquilo. Existem alguns casos que podem garantir a você a oportunidade de ser isento desta taxa. Confira:

Como solicitar a isenção de taxa do Enem?

A taxa para realizar o Enem 2019 foi em média R$ 85, mas se você não pode arcar com esse valor, poderá solicitar isenção da taxa.

Para ficar isento da taxa de inscrição, o candidato deve acessar o site do MEC e clicar na opção Enem. No site, deve preencher todos os dados solicitados e enviar os documentos exigidos pelo órgão.

Vale ressaltar que as informações inseridas no sistema devem ser verdadeiras.

Caso contrário, o candidato terá que responder por crime contra a fé pública e/ou será eliminado imediatamente do exame.

A solicitação de isenção deve ser feita antes das inscrições para o Enem serem abertas. Para saber qual será a data exata dessa etapa na edição de 2020, confira o edital do programa assim que ele for liberado, ok?

Quem pode pedir a isenção da taxa?

O edital do Enem 2020 ainda não foi liberado, porém, com base nos critérios utilizados em 2019, será possível conseguir a isenção da taxa nos seguintes casos:

  • Alunos que estejam matriculados no último ano do ensino médio em escola pública;
  • Candidatos de baixa renda.

Logo abaixo, informaremos com funciona o pedido em cada caso.

Estudantes do terceiro ano 

Na tentativa de estimular a participação dos alunos de escolas públicas no Enem, o MEC decidiu isentar os alunos do último ano do ensino médio da taxa.

Para conseguir a isenção, basta que o aluno preencha algumas informações pessoais e sobre a escola em que estuda, no site oficial do Enem. Essa solicitação deve ser feita no período estipulado pelo MEC, portanto, é importante ficar atento à divulgação das datas.

Após preencher essas informações no site, o sistema do MEC verifica se todos os dados estão corretos. Assim que as informações são confirmadas, a isenção do Enem é liberada automaticamente.

Candidatos de baixa renda

Caso você se encaixe no perfil de baixa renda, também pode receber a isenção do pagamento do valor da taxa. Os requisitos nesse caso são os seguintes:

  • O candidato que deseja pedir a isenção deve ter renda per capita igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Ter feito todo o ensino médio em uma escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

Se você atende a esses critérios, basta acessar a página do Enem durante o período determinado pelo MEC e preencher o formulário de Declaração de Carência Socioeconômica.

Assim que o envio for concluído, o MEC fará a análise das informações e, em alguns casos, pode solicitar documentos adicionais.

É importante lembrar que, se o pedido for negado, o candidato deverá pagar o boleto com a taxa de inscrição. 

Por isso, mesmo solicitando a isenção, você deve acompanhar diariamente a página do participante, que informa o status da sua solicitação. Caso ela não seja aceita, você deverá pagar o boleto o mais rápido possível para garantir sua vaga no exame.

É possível pedir isenção todos os anos?

Desde que continue atendendo aos pré-requisitos determinados pelo MEC, você pode perfeitamente solicitar a isenção da taxa pela segunda vez.

Entretanto, se no ano anterior você conseguiu a isenção, mas não compareceu no dia da prova, será preciso justificar ao MEC o motivo da sua ausência.

Se você precisa justificar, acompanhe o site oficial do Enem para saber o período de envio.

Agora, aproveite para conferir onde você pode estudar com a sua nota!

Onde estudar usando a nota do Enem?

Você pode usar suas notas do Enem para estudar nas mais diversas instituições do país, então existem opções aos montes. 

Porém, lembre-se de escolher um lugar credenciado pelo Ministério da Educação, caso contrário, seu diploma não terá validade e todo o tempo e esforço dedicados serão em vão.

Você ainda conta com a opção de usar a sua nota no Enem para conseguir uma bolsa de estudo integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade em uma dessas opções:

Chegou a hora de utilizar a sua nota do Enem e conquistar uma vaga em um curso de nível superior!

Veja também:

Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil

Descubra quais são os 40 cursos mais bem remunerados

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de isenção do Enem 2020? Compartilhe conosco nos comentários!