Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Descubra qual é a data para pedir a isenção do Enem 2020

12 de dezembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Você sabia que é possível fazer o Enem de graça? Para ser dispensado do pagamento da taxa de inscrição, é necessário ter um dos perfis exigidos pelo Ministério da Educação (MEC):

  • Ser um estudante que cursa a última série do ensino médio em 2020 em uma escola pública declarada ao Censo da Educação Básica.
  • Ter cursado o ensino médio completo em uma escola da rede pública e ter renda familiar por pessoa igual ou menor que 1,5 salário mínimo.
  • Ter cursado o ensino médio completo como bolsista integral em uma escola privada e ter renda familiar por pessoa igual ou menor que 1,5 salário mínimo.
  • Declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda e estar inscrito no CadÚnico.

Mas atenção: para conseguir fazer as provas sem pagar nada, você deve solicitar isenção no Enem 2020 dentro do prazo. 

Veja quando isso acontece, quando sai o resultado e o que fazer após receber a isenção.

Quando solicitar a isenção no Enem 2020

As provas do Enem acontecem somente em novembro, mas para fazer o exame de graça é preciso solicitar a isenção meses antes. 

O Inep, instituto responsável pelo Enem, abre as inscrições para solicitar isenção entre os dias 6 e 17 de  abril. 

Se você se encaixa em um dos perfis aptos para receber isenção, terá esse período para solicitar fazer a prova de graça. 

Você deve pedir a isenção no sistema Enem (enem.inep.gov.br/participante). É sua responsabilidade se inscrever online e acompanhar o andamento da solicitação ? o Inep não notifica os classificados nessa etapa.

Quando sai o resultado da isenção do Enem 2020

O resultado não demora para sair: o Inep divulga a lista com todos os isentos 7 dias após o término do prazo para solicitar a isenção – este ano cai no dia 24 de abril.

Você pode acessar esse documento no site oficial do Enem (enem.inep.gov.br/participante). 

O que fazer após conseguir a isenção no Enem 2020

Recebeu a isenção? O próximo passo é ficar de olho no cronograma do Enem 2020 para não perder o prazo de inscrição no exame: de 11 a 22 de maio.

Isso é importante porque o Inep não inscreve os isentos automaticamente no Enem. Portanto, você deverá se inscrever no exame em maio ? quando a inscrição no Enem abre para todos.

Como usar a nota do Enem 2020 para entrar na faculdade

Aproveite o resultado do Enem 2020 para participar de diferentes processos seletivos e começar um bacharelado, uma licenciatura ou uma graduação tecnológica em 2021:

  • Sisu: dispute uma vaga na graduação presencial de universidades públicas. 
  • ProUni: concorra a uma bolsa de estudo integral (100%) ou parcial (50%) em um curso presencial ou EAD de faculdades privadas.
  • FIES: concorra a um financiamento sem juros ou com juros baixíssimos e longo prazo para pagamento, após a formatura.
  • Ingresso direto: use a nota do Enem para começar uma graduação presencial ou EAD em uma faculdade privada recebendo desconto de até 100% na mensalidade.

Onde estudar usando a nota do Enem 2020

Para te ajudar, listamos algumas faculdades privadas reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso direto. 

São instituições que disponibilizam bolsa de estudo conforme a pontuação no Enem, permitem financiar o curso com facilidade e ajudam o aluno a ingressar no mercado de trabalho rapidamente:

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre o Enem!

Prontinho! Agora você está informado sobre a isenção do Enem 2020. Já decidiu qual faculdade fazer? Comente o nome do curso!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.