Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Lista de espera Sisu 2021: Descubra quando e onde ver!

29 de janeiro de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

A lista de espera Sisu 2021 pode ser um pouco complicada de entender para quem está fazendo o Enem pela primeira vez. Vem entender como funciona!

Sisu é a sigla que usamos para falar sobre o Sistema de Seleção Unificada, o qual é um programa governamental. A partir do Sisu, é possível concorrer a uma vaga em universidades públicas ou particulares de ensino. 

A seleção para o Sisu é feita através de um sistema, possibilitado por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso, se você fez o Enem, consegue se candidatar no Sisu tranquilamente.

Quando sai o resultado do Sisu 2021?

Para o Sisu são utilizadas as notas do Enem passado, ou seja, para o Sisu 2021, seriam usadas as notas do Enem 2020. Entretanto, essa prova foi feita um pouquinho depois do esperado por conta da pandemia do novo coronavírus, capaz de alterar todo o calendário de provas.

Este ano o Enem foi feito nos dias 17 e 24 de janeiro e por conta disso você já pode imaginar que o Sisu 2021 chegará um pouquinho mais atrasado que o normal. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação da prova, a abertura do Sisu deve ter início no dia 29 de março. 

Como entrar na lista de espera Sisu 2021?

O Sisu acontece geralmente duas vezes ao ano, uma no início e outra no meio do ano, juntamente com o segundo semestre. Além disso, em cada uma destas vezes existe a primeira chamada e as listas de espera. Na primeira chamada, são convocados os alunos com nota superior à nota de corte, melhores classificados.

A nota de corte do Sisu oscila de acordo com os candidatos inscritos para determinadas vagas e instituições de ensino. Por exemplo, se você deseja fazer um curso como o de Arquitetura, bastante concorrido em universidades públicas, existirá um número mínimo de acertos para que você consiga sua vaga. Conforme outros candidatos que desejam fazer o mesmo curso e na mesma instituição que você, essa nota pode ir aumentando ou diminuindo.

Aqueles que ficaram dentro da cota mínima de corte serão os selecionados para  a primeira chamada. Entretanto, daí em diante começa a correr um prazo para que os alunos organizem seus documentos e se dirijam até a instituição de ensino escolhida para realização da matrícula. 

Como você deve imaginar, nesse meio tempo uma boa parcela das pessoas acaba desistindo, passando em outros vestibulares e coisas do tipo. Assim, conforme vagas remanescentes são disponibilizadas, aí sim são chamados novos alunos e num sistema de segunda chamada. 

Sobre a lista de espera Sisu 2021 é preciso te dar um alerta importante: busque manter a calma (por mais que seja complicado) enquanto você não recebe a ligação da faculdade que escolheu te chamando para a matrícula. Esse processo pode ser um pouco demorado e levar até três meses. Além disso, busque entrar sempre que possível no sistema para consultar possíveis notificações a respeito da lista de espera Sisu 2021.

Quais as modalidades de vagas do Sisu 2021?

Qualquer pessoa que tenha feito a prova do Enem pode concorrer a vagas em cursos ofertados pelo Sisu 2021. entretanto, este programa conta com a modalidade de cotas. Por isso, caso você se autodeclara preto, pardo ou indígena; aluno oriundo de escola pública ou alunos de baixa renda. 

Porém, é importantíssimo frisar que os cotistas concorrem entre si! Ou seja, se você é um aluno advindo de escolas públicas, irá concorrer pela sua vaga com outros alunos também advindos de escolas públicas. 

E se eu não conseguir passar na lista de espera do Sisu 2021?

A verdade é que mesmo quando damos o nosso melhor, nem sempre é possível conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade pública. mas isso nem sempre é sinônimo de que você não se preparou bem o suficiente e sim de que existem poucas vagas quando comparadas a enorme demanda de estudantes que prestam a prova do Enem.

Mas desistir não é uma opção para você que precisa muito de um diploma comprobatório de curso superior para poder concorrer a oportunidades melhores de emprego, não é mesmo? Pois saiba que a sua nota do Enem ainda pode ser usada em outros processos governamentais de seleção. Dentre eles, podemos citar o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o  Fundo de Financiamento Estudantil(Fies). Você sabe como é que isso funciona? A gente te explica em seguida!

Como funciona o Fies?

O Fies funciona como um financiamento para que você consiga realizar seu curso superior em uma instituição de ensino privada mesmo sem condições financeiras no momento. Entretanto, após a conclusão do curso existirá um prazo disponível para que você pague essa dívida de forma parcelada.

Como funciona o Prouni? 

Já no Prouni, a coisa funciona um pouco diferente. Assim como no Fies, o Prouni faz com que você ingresse em instituições privadas de ensino. Entretanto, é possível que você tenha bolsas parciais ou totais de estudo, pagando somente uma parte da mensalidade vigente ou cursando a graduação de maneira gratuita. Após a conclusão do curso não é necessário acertar nenhum tipo de dívida.

Não consegui passar no Sisu. E agora?

Ainda assim, nem tudo está perdido! Afinal, você já ouviu falar do Ingresso Direto? Através deste sistema, instituições de ensino particulares disponibilizam condições especiais para que você consiga ingressar no Ensino Superior. Estas faculdades se baseiam na sua nota do Enem para concessão de bolsas, ou seja, não é preciso realizar novas provas para entrar no seu tão sonhado curso.

Entretanto, fique atento e escolha apenas universidades bem conceituadas, conhecidas e que possuem cursos reconhecidos pelo MEC, é claro. Abaixo, você pode ver algumas das instituições que possuem estes critérios e que disponibilizam vagas por meio do Ingresso Direto:

Leia também: Prouni tem lista de espera? 

E aí, já sabe o que vai escolher de acordo com seu desempenho no Enem? Compartilha com a gente aqui nos comentários.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.