Quando falamos de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) sabemos que trata-se da principal forma de acesso ao Ensino Superior do País e, na edição passada - de 2020, mais de cinco milhões de brasileiros se inscreveram para a prova.

Já neste ano, o recorde é bastante triste. Na versão do Enem 2021, foi registrado o menor índice de inscritos para realização da prova, contando com apenas pouco mais de 3 milhões e 100 mil inscritos.

O exame conta com uma série de etapas que devem ser cumpridas por aqueles que desejam prestar a prova e, dentre elas, a divulgação dos locais de prova.

Como funciona o Enem?

O Enem é uma prova que conta com questões referentes ao que é ensinado no ensino médio dentro das normas curriculares nacionais. De qualquer forma, a realização do Enem não é obrigatória, portanto, aqueles que desejam fazer a prova geralmente têm algum objetivo a partir da nota final dela.

Dentre eles, podemos citar a possibilidade de fazer uma faculdade pública, seja ela estadual ou federal. De acordo com a quantidade de candidatos que se inscreveram para determinado curso e faculdade, o aluno pode disputar por uma vaga completamente gratuita - dependendo da sua nota final, é claro.

Agora, para aqueles que têm vontade de entrar em uma faculdade particular, seja ela EaD (ensino a distância) ou presencial, o Enem também pode ajudar bastante. Afinal, por meio da prova é possível participar de programas como o Fies, que possibilita o financiamento estudantil de todas as mensalidades do curso, do início ao fim e também o Prouni que confere aos estudantes bolsas parciais (de 50%) ou integrais (de 100%) aos alunos.

Ademais, também existe a possibilidade do aluno prestar  o Enem para obter o diploma e certificado de conclusão do ensino médio. Isso é importantíssimo, afinal, apenas é possível entrar em um ensino superior após concluir o ensino médio oficialmente. 

Calendário do Enem: datas importantes

Os locais de prova nada mais são do que a instituição onde cada candidato fará o Enem 2021.  Os órgãos responsáveis pelo exame ainda não divulgaram a data oficial em que essas informações estarão disponíveis. Porém, nas últimas edições, elas foram divulgadas aproximadamente 20 dias antes do dia da prova. 

É importante ficar atento aos meios de comunicação oficiais do Inep e do Ministério da Educação (MEC), pois eles divulgarão a data assim que ela for escolhida.

Veja algumas das categorias de datas que você encontra no edital:

  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição
  • Justificativa de ausência no Enem de 2020
  • Inscrições
  • Pagamento da taxa de inscrição
  • Solicitação de atendimento pelo nome social
  • Aplicação do Exame
  • Não existem datas fixas para cada um desses processos, pois podem ocorrer mudanças conforme o calendário de cada edição do Enem.

Como saber meu local de prova?

Nesta quarta-feira (03), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) liberou o local de prova do Enem 2021. O local de prova do Enem 2021 pode ser acessado na página do participante. Após acessá-la, os candidatos devem fazer login com o cadastro do Gov.Br, em seguida, selecionar a opção “Aplicação” e, depois, a opção “Local de Prova”. 

Feito isso, aparecerá um botão escrito “Local de Prova”, selecione novamente e veja em qual instituição você deverá comparecer para a realização do Enem 2021, no Cartão de Confirmação.

Os locais de prova geralmente são escolhidos pelo Inep com base nas escolas (públicas ou particulares) que disponibilizam seu espaço físico para a aplicação do exame. Dependendo da sua cidade, critérios como endereço do candidato são levados em consideração no momento de decidir quem vai ser destinado para cada local de prova, mas não é uma regra!

Como acessar a página do participante?

Acesse o portal do Inep e clique em “página do participante” ou clique direto no endereço eletrônico a seguir: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

mundo vestibular - estudante negra toma um café enquanto mexe no laptop apoiado em uma mesa ao ar livre

Para entrar, é necessário informar o seu CPF e outros dados importantes que confirmam que você é realmente um candidato inscrito na prova.

Neste local, é possível ter acesso ao edital e a cada detalhe importante a respeito da realização desta avaliação. Por isso, leia com carinho e atenção as informações descritas!

O que fazer com minha nota do Enem?

O Enem é a principal prova de acesso ao Ensino Superior no País e isso pode ser feito por meio de programas de governo como o Fies, Prouni e Sisu, ou por meio de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas que também aceitam a nota da prova para substituir o vestibular próprio e, em alguns casos, disponibilizar bolsas de estudo para candidatos que obtenham notas altas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que concede financiamento das mensalidades de um curso de instituições privadas. Dessa forma, o aluno só começa a pagar o valor da graduação, em parcelas reduzidas, após a conclusão do curso.

Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em instituições particulares, para pessoas de baixa renda. 

Por fim, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibiliza vagas em universidades públicas. Em todos os programas do governo, a seleção de alunos é feita a partir das maiores notas.

Para além dessas opções, muitas IES particulares também passaram, ao longo dos anos, a aceitar a nota do exame como substituta do vestibular próprio ou até mesmo oferecer descontos nas mensalidades, de acordo com o desempenho dos participantes nas provas. A seguir, você pode conferir algumas opções de instituições privadas que aceitam a nota do Enem:

E então, conseguiu entender como saber o seu local de prova correto? Já sabe o que pretende fazer com a sua nota do ENEM? Nos conta nos comentários.