Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Veja como saber seu local de prova do Enem 2020

17 de dezembro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porMathias Sallit

Tire suas dúvidas sobre o local de prova do Enem 2020!

A pandemia do coronavírus fez com que alguns ajustes precisassem ser feitos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

A principal delas foi o adiamento da aplicação da prova, que estava prevista para novembro de 2020. Após pressão pública para que uma nova data fosse escolhida, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão responsável pelo desenvolvimento e aplicação da prova – determinou que o Enem impresso será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, a primeira edição do Enem Digital, acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Trata-se da principal forma de acesso ao Ensino Superior do País e, na edição de 2020, mais de cinco milhões de brasileiros se inscreveram para a prova. 

O exame conta com uma série de etapas que devem ser cumpridas por aqueles que desejam prestar a prova e, dentre elas, a divulgação dos locais de prova.

Que dia sai os locais de prova do Enem 2020?

Os locais de prova nada mais são do que a instituição onde cada candidato fará o Enem 2020. 

Os órgãos responsáveis pelo exame ainda não divulgaram a data oficial em que essas informações estarão disponíveis. Porém, nas últimas edições, elas foram divulgadas aproximadamente 20 dias antes do dia da prova. 

É importante ficar atento aos meios de comunicação oficiais do Inep e do Ministério da Educação (MEC), pois eles divulgarão a data assim que ela for escolhida.

Como ver o local de prova do Enem 2020?

O local de prova do Enem 2020 pode ser acessado na página do participante. Após acessá-la, os candidatos devem fazer login com o cadastro do Gov.Br, em seguida, selecionar a opção ?Aplicação? e, depois, a opção ?Local de Prova?. Feito isso, aparecerá um botão escrito ?Local de Prova?, selecione novamente e veja em qual instituição você deverá comparecer para a realização do Enem 2020, no Cartão de Confirmação.

Como é escolhido o local de prova do Enem?

O exame é aplicado em instituições do Ensino Básico e Ensino Superior, públicas e privadas, que tenham manifestado interesse em realizar a aplicação.

Para escolher o local de prova dos candidatos, dentre as instituições que realizarão o Enem, o Inep escolhe a que demandará um menor trajeto para o participante.

Como vai ser o Enem 2020?

Por conta do coronavírus, algumas medidas serão adotadas para reduzir as chances de contágio durante a realização da prova.

A distribuição de álcool em gel e a redução da quantidade de candidatos nas salas para 50% são alguns exemplos. Além disso, os participantes devem, obrigatoriamente,  comparecer ao local com máscara.

Aqueles que contraírem algum tipo de infecção, inclusive a covid-19, poderão participar da reaplicação do Enem, desde que comuniquem o Inep pela central de atendimento (0800 616161) em até um dia antes da prova e, sem seguida, façam a solicitação na Página do Participante, mediante o anexo do diagnóstico que comprove a contração da doença.

Em relação ao conteúdo da prova, não haverá mudanças. No primeiro dia, os candidatos farão a Redação e as 90 questões distribuídas nas áreas de conhecimento de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No segundo dia, as 90 questões serão sobre Ciências da Natureza e Ciências Exatas.

Como usar a nota do Enem 2020?

O Enem é a principal prova de acesso ao Ensino Superior no País e isso pode ser feito por meio de programas de governo como o Fies, Prouni e Sisu, ou por meio de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas que também aceitam a nota da prova para substituir o vestibular próprio e, em alguns casos, disponibilizar bolsas de estudo para candidatos que obtenham notas altas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que concede financiamento das mensalidades de um curso de instituições privadas. Dessa forma, o aluno só começa a pagar o valor da graduação, em parcelas reduzidas, após a conclusão do curso.

Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em instituições particulares, para pessoas de baixa renda. 

Por fim, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibiliza vagas em universidades públicas. Em todos os programas do governo, a seleção de alunos é feita a partir das maiores notas.

Para além dessas opções, muitas IES particulares também passaram, ao longo dos anos, a aceitar a nota do exame como substituta do vestibular próprio ou até mesmo oferecer descontos nas mensalidades, de acordo com o desempenho dos participantes nas provas. A seguir, você pode conferir algumas opções de instituições privadas que aceitam a nota do Enem:

Já sabe para qual curso você deseja utilizar a nota do Enem? Compartilhe com a gente pelos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.