Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Descubra como fazer Medicina com a nota do Enem

18 de fevereiro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A graduação em Medicina continua sendo uma das mais procuradas no Brasil. Não é para menos: a área tem a garantia de emprego em prefeituras, clínicas e consultórios, sem contar com o ótimo salário. Esse conjunto de fatores faz com que muitos sonhem em vestir o desejado jaleco branco.

Além dessas questões, a busca pelo curso é motivada por uma grande paixão por quem pretende cursá-lo: a possibilidade de salvar vidas, ajudar na saúde básica, prevenir ou curar doenças.

Assim, se seu desejo é realmente seguir nessa área, saiba que é possível utilizar a nota do Enem para tentar uma vaga em universidades que têm o curso de Medicina. É sobre isso que vamos falar neste texto. Confira!

Veja também:

Quanto custa estudar Medicina? Descubra os valores!

Utilizando Enem para cursar Medicina

O Enem é, sem dúvidas, a prova mais importante aplicada hoje no Brasil. É por meio dela que estudantes de diversas faixas etárias testam o que aprenderam durante o ensino médio com o objetivo de conseguir uma vaga na universidade.

Há várias maneiras de entrar na faculdade de Medicina utilizando o exame. Abaixo, apresentamos os programas do governo em que você pode usar a nota do Enem:

1) Sisu: entrar no curso de Medicina com nota do Enem

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa informatizado do governo federal que funciona como um processo seletivo. Nele, alunos de todo o Brasil podem concorrer a vagas para as universidades públicas brasileiras utilizando a nota da última prova do Enem.

Veja como funciona:

  • Você se inscreve no Sisu, o sistema ?puxa? suas notas no Enem e seleciona o curso de Medicina da faculdade em que você pretende fazer. Assim, você concorrerá com outras pessoas a uma das vagas.

  • É necessário ter feito a última edição do Enem.

  • Não há limite de renda para participar.

2) ProUni: entrar em Medicina com nota do Enem

O Programa Universidade para Todos (ProUni)  também é uma iniciativa do governo federal que tem como objetivo conceder bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda.

Como funciona:

  • Você se inscreve no ProUni informando seu número de inscrição do Enem para que o sistema consulte suas notas.

  • As bolsas podem ser de 50% ou 100%.

  • É preciso comprovar renda familiar mensal bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

  • Necessita ter cursado ensino médio em escola pública ou privada com bolsa.

3) FIES: conseguindo financiamento para curso de Medicina

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo que tem como objetivo auxiliar financeiramente pessoas que queiram fazer uma faculdade particular.

Como funciona:

  • Você se inscreve no FIES para tentar o financiamento. Nele, o governo se propõe a ?emprestar? o dinheiro para pagar o curso, e o aluno paga esses valores após se formar.

  • Precisa comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários ou entre três e cinco salários mínimos.

  • O teto de financiamento da mensalidade é de 7 mil reais (R$ 7.000).

Qual nota tirar no Enem para fazer Medicina?

Como Medicina é um dos cursos mais concorridos no Brasil, a média dos alunos costuma ser mais alta.

As notas de cortes (nota do último candidato selecionado) variam dependendo da universidade, da região e do fato de o candidato optar pelo sistema de cotas ou pela ampla concorrência.

De toda forma, abaixo segue uma visão geral da média de pontos necessários no Enem para entrar em uma faculdade de Medicina.

  • Sisu: 760 pontos em média (menor nota: 638,06 | maior nota: 828,36 – dados da edição de 2019)

  • ProUni: 747.04 pontos em média (menor nota: 775.74 | maior nota: 592.80 – dados da edição de 2018)

  • Fies: 754,78 pontos em média (menor nota: 720 | maior nota: 831 – dados da edição de 2018)

Onde estudar Medicina utilizando a nota do Enem?

Se você quer estudar Medicina mas não conseguiu ter a nota exigida pelo Sisu, ProUni ou FIES, não é hora de jogar a toalha. Existem diversas instituições particulares que também utilizam a nota do Enem para selecionar os seus alunos.

Listamos a seguir algumas sugestões interessantes de onde você pode fazer um curso de Medicina credenciado e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). Essas faculdades são bem-avaliadas e também apresentam mensalidades mais em conta.

Nessas universidades, você pode encontrar maneiras para arcar com os custos da mensalidade, pois elas contam com políticas financeiras de apoio ao aluno, como bolsa do ProUni, financiamento do FIES, bolsas de estudos de sites especializados (como Quero Bolsa e Educa Mais Brasil), descontos, convênios, parcelamentos e financiamentos privados.

Outros cursos interessantes da área da saúde

O desejo de atuar na área médica está presente nos planos e sonhos de vários estudantes brasileiros. Porém, o curso é realmente muito concorrido e nem todos conseguem ter o diploma de médico nas mãos.

Mas existem diversas outras alternativas para quem ama a área da saúde e sempre foi apaixonado por Biologia e Química na escola.

Embora a atuação seja distinta, o curso de Enfermagem também te permitirá lidar diretamente com pacientes, atuando na melhoria da saúde humana.

As faculdades acima listadas também possuem cursos de Enfermagem bem avaliados pelo MEC e essa pode ser a sua chance de se tornar um profissional da saúde.

Veja também:

O que se estuda em Medicina?

Quanto ganha um médico?

Achou úteis as informações sobre como usar a nota do Enem para fazer Medicina? Já traçou seus planos e decidiu em qual faculdade você vai tentar o vestibular? Deixe um comentário abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.