Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Conheça qual é a nota de corte para Ciências Sociais

30 de junho de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porIsabela Giordan

O curso de Ciências Sociais é bastante popular para aqueles interessados pelos conteúdos mais profundos das ciências humanas e que pretendem entrar em uma faculdade. Essa graduação pode ser oferecida com Bacharelado ou como Licenciatura, a depender da intenção de carreira que o estudante pretende seguir.

Para quem opta pelo título de bacharel, a atuação é mais voltada para atuação em institutos de pesquisa, no campo público e no audiovisual. Já quem busca pela Licenciatura, a tendência é que se qualifique para lecionar a área nos ensinos fundamental e médio, podendo dar aulas no ensino superior apenas depois de concluir um mestrado ou doutorado.

Durante o curso, o aluno vai passar pelas principais teorias de áreas como Antropologia, Filosofia, Sociologia, Economia e História, entre outras disciplinas que vão estudar comportamentos, culturas e ideias da sociedade contemporânea e antiga.

Para aqueles estudantes que estão interessados em prestar vestibulares para o curso, esse texto vai ajudar a entender como deve ser o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em uma faculdade de Ciências Sociais. 

Quantos pontos são precisos para passar em Ciências Sociais no Enem?

O Enem é a principal forma de ingresso no Ensino Superior em todo o Brasil, não apenas em Ciências Sociais, mas também em todas as graduações do país. A prova é realizada anualmente e é composta por quatro cadernos de questões (Códigos e Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e uma redação.

Cada um desses blocos de questões é avaliado entre zero e mil, com os pesos podendo variar entre as instituições e os cursos. Com as médias finais, a nota do Enem pode ser usada para ingresso nas faculdades, ou como substituição do vestibular, ou usando alguns dos programas do governo (Sisu, Prouni e Fies).

Para ser aprovado, um estudante precisa ter tirado acima da nota de corte, que é a nota referente ao candidato com a menor nota que foi aprovado em alguma faculdade. As notas variam de acordo com a concorrência para cada um do curso.

Saiba quais são as notas necessárias abaixo para cada programa abaixo.

Qual a nota de corte para Ciências Sociais no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que trabalha com as instituições de ensino superior públicas do Brasil, sejam elas federais ou estaduais.

Os estudantes usam a nota do Enem para se inscrever no Sisu e concorrer às vagas ofertadas pelo sistema, que abre inscrições no início e no meio de cada ano. Para se candidatar, o estudante não pode ter zerado na redação. Há algumas instituições que cobram uma nota mínima.

O site Quero Bolsa possui uma plataforma que mostra as notas de corte para os cursos de Ciências Sociais pelo Sisu. 

  • Maior nota de corte de Ciências Sociais no Sisu: 743.76, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Menor nota de corte de Ciências Sociais no Sisu: 536.69, na Universidade Estadual do Mato Grosso de Sul (UEMS);
  • Nota de corte média no Brasil para o curso: 639.82.

Essas notas são referentes às vagas destinadas para ampla concorrência.

Qual a nota de corte para Ciências Sociais no Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é o principal programa do governo dedicado a inclusão de estudantes em universidades particulares do Brasil. O Prouni oferece bolsas de estudo de 100% ou 50%, a depender da faculdade, com seleção semestral.

Para se inscrever no Prouni, o estudante precisa ter tirado no último Enem uma nota superior a 450 e não ter zerado na redação, além de atender outros critérios socioeconômicos, como renda familiar compatível e ter feito o ensino médio em escola pública ou em privada com bolsa integral.

Para aprovação no curso de Ciências Sociais pelo Prouni, o Quero Bolsa mostra os seguintes valores:

  • Maior nota de corte de Ciências Sociais no Prouni: 703.42, na Universidade Paulista (Unip) do Rio de Janeiro;
  • Menor nota de corte de Ciências Sociais no Prouni: 456.72, na Uninter;
  • Nota de corte média no Brasil para o curso: 558.91

As notas são para vagas de bolsas integrais (100%) disponíveis para ampla concorrência.

Qual a nota de corte para Ciências Sociais no Fies?

O último programa do governo a abrir suas inscrições é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por onde estudantes financiam o curso nas universidades particulares para pagar apenas depois de formados.

Alunos que possuem renda familiar de até três salários mínimos per capita podem se inscrever no programa, que também possui duas seleções por ano.

Segundo o Quero Bolsa, as notas de corte para ingressar em Ciências Sociais com o Fies variam cerca de 120 pontos na última seleção: 

  • Maior nota de corte de Ciências Sociais no Fies: 667.00, na Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
  • Menor nota de corte de Ciências Sociais no Fies: 543.00, na Escola Superior da Amazônia (Esamaz), em Belém (PA).
  • Nota de corte média no Brasil para o curso: 609.75

Minha nota não é suficiente, e agora?

Calma! Mesmo com as pontuações abaixo das notas de corte, você ainda vai conseguir entrar em uma faculdade. Com sua nota do Enem, é possível não só começar o curso de Ciências Sociais, como também pode conseguir descontos na mensalidade ou bolsas de estudo diretamente com a faculdade.

Esse processo pode ser a forma menos burocrática para entrar na faculdade e começar o curso.

Onde estudar Ciências Sociais?

Se você está interessado pelo curso de Ciências Sociais e já quer entrar na faculdade sem depender do Enem, ou até mesmo não fez a prova no último ano e não pode se inscrever nos programas do governo, há diversas universidades no Brasil que possuem diversas outras formas de ingresso.

Listamos algumas faculdades que possuem o curso de Ciências Sociais e são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Essas faculdades também oferecem bolsas de estudo além do ingresso pelos programas federais (Prouni e Fies), mesmo para estudantes que não fizeram o Enem.

Confira:

Para tentar uma bolsa de estudo, basta entrar em contato com essas instituições e checar quais são as opções de bolsas.

Veja também: Ciências sociais: mercado em expansão

E então, sua nota no Enem é suficiente para ser aprovado em Ciências Sociais? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.