Publicidade e Propaganda é o curso ideal para quem tem a mente a mil por hora. Criatividade, inovação e visão estratégica, bem como ficar de olho em tendências e novidades, são os principais ingredientes dessa profissão.

Não é por acaso que tem quase 90 mil estudantes de Publicidade e Propaganda pelo Brasil. Eles se distribuem por 315 instituições, a grande maioria delas – 92% – na rede de ensino particular.

Somente 30 universidades públicas oferecem o curso. Nelas, a concorrência média é de 14 candidatos por vaga!

Se você tem planos de entrar em Publicidade e Propaganda com o desempenho no Enem, nosso conselho é: chegue preparado à disputa. As notas de corte são altas em quase todos os processos seletivos.

Veja a seguir qual é a nota de corte de Publicidade e Propaganda nos programas do Governo Federal e nas faculdades privadas que usam a nota do Enem para classificar seus alunos!

Processos seletivos que usam a nota do Enem

Ao todo são quatro processos seletivos que usam a nota do Enem como critério de admissão para uma vaga em um curso superior, incluindo Publicidade e Propaganda.

Três deles são do Governo Federal: um classifica estudantes para universidades públicas, um distribui bolsas de estudos e o outro concede financiamentos facilitados.

Veja como você pode entrar na faculdade de Publicidade e Propaganda usando a nota do Enem:

   

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – é o maior processo seletivo do Brasil. Utiliza a nota do Enem como critério de classificação para preencher vagas em universidades públicas em todo o território nacional. Para participar basta ter feito o Enem mais recente e apresentar nota acima de zero na redação. O Sisu abre duas vezes ao ano, no início de cada semestre.

Programa Universidade para Todos (ProUni) – com o ProUni é possível estudar em faculdades privadas com bolsas de estudos parciais ou integrais bancadas pelo Governo Federal. Conseguir o benefício não é nada fácil, dada a alta concorrência e os critérios impostos pelo Ministério da Educação. Para entrar na disputa é preciso ter feito o Enem mais recente, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. O candidato deve se encaixar ainda em requisitos de escolaridade e renda familiar. O processo seletivo acontece duas vezes ao ano.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) – o FIES é a forma mais vantajosa de financiar os estudos, já que oferece prazo longo para pagamento, com juros abaixo do valor de mercado. Para concorrer é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Candidatos com pontuações mais altas têm mais chances conseguir o benefício. Assim como o Sisu e o ProUni, o FIES também tem duas edições por ano.

Ingresso direto – muitas faculdades particulares aceitam a nota do Enem como forma de ingresso em seus cursos. Basta o aluno corresponder ao desempenho mínimo exigido para conseguir a vaga. É um processo simples, rápido e, na maioria das vezes, gratuito!

Descubra a seguir quanto é preciso tirar no Enem para conquistar uma vaga em cada um desses processos seletivos:

Nota de corte para entrar em Publicidade e Propaganda pelo Sisu

Dos processos seletivos que usam a nota do Enem, o Sisu é o que exige a maior nota de corte para entrar em Publicidade e Propaganda.

Aqui a média para conseguir um lugar ao sol é de 670 pontos. Nas universidades mais badaladas ou com número menor de vagas, a nota de corte pode atingir 780 pontos!

Em outras, dá para entrar com mais ou menos 620 pontos – mas são bem raras de encontrar!

Nota de corte para entrar em Publicidade e Propaganda pelo ProUni

Ganhar uma bolsa de estudos em Publicidade e Propaganda pelo ProUni é um pouco mais fácil. A média para conseguir o benefício é de 590 pontos.

Nas faculdades mais disputadas, a nota de corte se aproxima de 760 pontos. Em outras, dá para entrar com pouco mais do que o mínimo exigido pelo ProUni, que é de 450 pontos.

Nota de corte para entrar em Publicidade e Propaganda pelo FIES

Conseguir financiamento estudantil para o curso de Publicidade e Propaganda vai exigir uma nota média de 570 pontos, aproximadamente.

Nas vagas mais disputadas, a nota de corte pode chegar a 700 pontos. Nas mais tranquilas, dá para descolar o benefício com o mínimo exigido, que é de 450 pontos.

Nota de corte para entrar em Publicidade e Propaganda por ingresso direto

Para ingresso direto há uma diversidade de notas de corte. Algumas instituições pedem apenas que o candidato não tenha zerado na redação, outras exigem determinada média geral no Enem, por exemplo. O fato é que na maioria delas dá para entrar sem fazer vestibular.

Para facilitar sua busca, apresentamos algumas instituições reconhecidas pelo MEC que participam do ProUni, do FIES e também aceitam a nota do Enem para ingresso direto no curso de Publicidade e Propaganda:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

Universidade de Franca (UNIFRAN)  

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) - no Distrito Federal  

Como garantir vaga em Publicidade e Propaganda

Com uma nota de corte considerada de média para alta, o candidato que realmente quiser entrar em Publicidade e Propaganda vai precisar chegar bem preparado à disputa. É preciso obter uma pontuação equivalente ao grau de dificuldade do processo seletivo desejado.

Para garantir vaga no Sisu ou no ProUni, por exemplo, recomenda-se acertar pouco mais que 30 questões (ou 66,6%) em cada uma das quatro provas objetivas (Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza) e obter acima de 720 pontos na Redação.

Os acertos precisam ser coerentes para render uma pontuação mais alta. Ou seja, é preciso gabaritar as questões fáceis, boa parte das médias e algumas difíceis.

Organize seus estudos de forma a atingir ou superar essa meta. Assim você aumenta (e muito!) suas chances de conquistar sua vaga em Publicidade e Propaganda com a nota do Enem.

Veja também:

Dicas para obter um bom desempenho no ENEM

Vai usar sua nota do Enem para entrar em Publicidade e Propaganda? Conte para a gente nos comentários!