Você está pensando em cursar Engenharia Ambiental? Neste artigo, você descobre que nota precisa tirar no Enem para passar nessa graduação. Confira!

A engenharia ambiental ou engenharia do meio ambiente é a área que analisa os problemas ambientais em suas diversas dimensões com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.

O engenheiro ambiental é o profissional responsável por elaborar e colocar em prática projetos ambientais, implantar a gestão ambiental em empresas, administrar resíduos e controlar a emissão de poluentes. Além de poder prestar consultoria, assistência e assessoria na área ambiental. 

O curso de Engenharia Ambiental é de nível bacharelado e dura, em média, 5 anos. O estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios. Entre as disciplinas do curso, estão: Gestão Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais, Biologia, Climatologia, Cálculo, Direito Ambiental, Ecologia, Estatística, Economia, Física, Geologia, Gestão de Resíduos Sólidos e Química.

Quantos pontos precisa para passar em Engenharia Ambiental?

A principal porta de entrada para diversos cursos de Engenharia Ambiental, em faculdades públicas e privadas, é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é composta por quatro provas objetivas de Códigos e Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além de uma redação.

A nota do Enem é calculada em uma escala de zero a mil. A nota necessária para se candidatar ao curso por programas federais ou diretamente na faculdade privada varia de acordo com a instituição. 

Para passar em algum curso com a nota do Enem, é preciso que o estudante obtenha uma nota maior do que a nota de corte do curso. A nota de corte equivale à nota do último classificado.

Nota de corte para o curso de Engenharia Ambiental no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que dá acesso a diversas instituições de ensino superior públicas em todo país, por meio da nota do Enem. 

O processo de inscrição no Sisu é gratuito e ocorre duas vezes ao ano. Para se inscrever, basta o candidato ter feito o último Enem e não ter zerado a redação. Porém, algumas universidades exigem nota mínima para a candidatura. 

De acordo com o levantamento da plataforma Quero Bolsa, com os dados do Sisu de 2019, a menor nota de corte registrada para o curso de Engenharia Ambiental foi 628,20 e a maior, 788,84. A média da nota de corte em todo Brasil ficou em 686.73.

Nota de corte para o curso de Engenharia Ambiental no Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) também é um programa federal que utiliza a nota do Enem. Entretanto, suas vagas dão acesso a bolsas de estudos de 100% ou 50% em faculdades privadas.

Para se inscrever no Prouni, é necessário se enquadrar em alguns critérios, como: ter tirado, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado a redação último Enem; ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral; e ter renda familiar per capita compatível. 

Segundo os dados do Prouni, coletados pelo site Quero Bolsa, em 2019, a nota de corte média do curso de Engenharia Ambiental no Prouni foi de 621.72. A maior nota de corte foi de 698.18 e a menor, 572.10.

Nota de corte para o curso de Engenharia Ambiental no Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo no qual os estudantes podem financiar seu curso e começar a pagar a faculdade somente depois de formado. Diversas instituições privadas aderem ao programa. 

As inscrições no Fies acontecem duas vezes ao ano, antes de cada semestre letivo. Para concorrer ao financiamento, o estudante deve ter renda familiar máxima de 3 salários mínimos por pessoa.

Segundo a plataforma Quero Bolsa, no Fies de 2019, a nota de corte média em todo Brasil foi de 533.48. No mesmo período, as notas de corte variaram de 450 a 686 pontos.

Onde estudar Engenharia Ambiental?

O que você achou das notas de corte do curso de Engenharia Ambiental? Saiba que, além de tentar ingresso pelos programas do governo, como Sisu, Prouni e Fies, você também pode usar sua nota do Enem para ingressar diretamente em uma universidade particular, sem precisar fazer o vestibular novamente.

Algumas instituições privadas ainda oferecem bolsas de estudos e descontos nas mensalidades, com a nota do Enem ou vestibular próprio. Se interessou? Então, confira estas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando pouco, no ensino presencial e a distância:

Leia mais: Descubra quais são as notas de corte do Enem 2020

Já decidiu onde você irá cursar Engenharia Ambiental? Compartilha com a gente nos comentários abaixo!