Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Veja qual é a nota de corte para Engenharia Ambiental

24 de junho de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Você está pensando em cursar Engenharia Ambiental? Neste artigo, você descobre que nota precisa tirar no Enem para passar nessa graduação. Confira!

A engenharia ambiental ou engenharia do meio ambiente é a área que analisa os problemas ambientais em suas diversas dimensões com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.

O engenheiro ambiental é o profissional responsável por elaborar e colocar em prática projetos ambientais, implantar a gestão ambiental em empresas, administrar resíduos e controlar a emissão de poluentes. Além de poder prestar consultoria, assistência e assessoria na área ambiental. 

O curso de Engenharia Ambiental é de nível bacharelado e dura, em média, 5 anos. O estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios. Entre as disciplinas do curso, estão: Gestão Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais, Biologia, Climatologia, Cálculo, Direito Ambiental, Ecologia, Estatística, Economia, Física, Geologia, Gestão de Resíduos Sólidos e Química.

Quantos pontos precisa para passar em Engenharia Ambiental?

A principal porta de entrada para diversos cursos de Engenharia Ambiental, em faculdades públicas e privadas, é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é composta por quatro provas objetivas de Códigos e Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além de uma redação.

A nota do Enem é calculada em uma escala de zero a mil. A nota necessária para se candidatar ao curso por programas federais ou diretamente na faculdade privada varia de acordo com a instituição. 

Para passar em algum curso com a nota do Enem, é preciso que o estudante obtenha uma nota maior do que a nota de corte do curso. A nota de corte equivale à nota do último classificado.

Nota de corte para o curso de Engenharia Ambiental no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que dá acesso a diversas instituições de ensino superior públicas em todo país, por meio da nota do Enem. 

O processo de inscrição no Sisu é gratuito e ocorre duas vezes ao ano. Para se inscrever, basta o candidato ter feito o último Enem e não ter zerado a redação. Porém, algumas universidades exigem nota mínima para a candidatura. 

De acordo com o levantamento da plataforma Quero Bolsa, com os dados do Sisu de 2019, a menor nota de corte registrada para o curso de Engenharia Ambiental foi 628,20 e a maior, 788,84. A média da nota de corte em todo Brasil ficou em 686.73.

Nota de corte para o curso de Engenharia Ambiental no Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) também é um programa federal que utiliza a nota do Enem. Entretanto, suas vagas dão acesso a bolsas de estudos de 100% ou 50% em faculdades privadas.

Para se inscrever no Prouni, é necessário se enquadrar em alguns critérios, como: ter tirado, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado a redação último Enem; ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral; e ter renda familiar per capita compatível. 

Segundo os dados do Prouni, coletados pelo site Quero Bolsa, em 2019, a nota de corte média do curso de Engenharia Ambiental no Prouni foi de 621.72. A maior nota de corte foi de 698.18 e a menor, 572.10.

Nota de corte para o curso de Engenharia Ambiental no Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo no qual os estudantes podem financiar seu curso e começar a pagar a faculdade somente depois de formado. Diversas instituições privadas aderem ao programa. 

As inscrições no Fies acontecem duas vezes ao ano, antes de cada semestre letivo. Para concorrer ao financiamento, o estudante deve ter renda familiar máxima de 3 salários mínimos por pessoa.

Segundo a plataforma Quero Bolsa, no Fies de 2019, a nota de corte média em todo Brasil foi de 533.48. No mesmo período, as notas de corte variaram de 450 a 686 pontos.

Onde estudar Engenharia Ambiental?

O que você achou das notas de corte do curso de Engenharia Ambiental? Saiba que, além de tentar ingresso pelos programas do governo, como Sisu, Prouni e Fies, você também pode usar sua nota do Enem para ingressar diretamente em uma universidade particular, sem precisar fazer o vestibular novamente.

Algumas instituições privadas ainda oferecem bolsas de estudos e descontos nas mensalidades, com a nota do Enem ou vestibular próprio. Se interessou? Então, confira estas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando pouco, no ensino presencial e a distância:

Leia mais: Descubra quais são as notas de corte do Enem 2020

Já decidiu onde você irá cursar Engenharia Ambiental? Compartilha com a gente nos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.