Pensando em cursar Engenharia da Computação com a nota do Enem? Neste artigo, você descobre quais foram as últimas notas de corte de Engenharia da Computação no Sisu, Prouni e Fies. Confira!

O engenheiro de computação é o profissional que projeta e constrói hardware, softwares, aplicativos, jogos e robôs na indústria, em empresas de tecnologia, de telecomunicações e de diversos outros segmentos.

Esses profissionais podem atuar nas áreas de automação industrial e robótica, desenvolvimento de softwares e aplicativos, fabricação de hardware, suporte técnico, venda de produtos de alta tecnologia, desenvolvimento mobile e de games.

Como é o curso de Engenharia da Computação?

O curso de Engenharia da Computação é um bacharelado com duração média de 5 anos. Ele é oferecido tanto no ensino presencial quanto a distância. Essa graduação une conhecimentos da Ciência da Computação e da Engenharia Eletrônica.

Durante o curso, os graduandos se capacitam a projetar, criar, programar e gerenciar hardwares, que se trata da parte física do computador, e softwares, que se refere a parte lógica do computador, como sistemas e aplicativos.

A grade curricular de Engenharia da Computação é composta por conteúdos mais básicos, como Cálculo, Química, Física e Eletricidade, e conteúdos profissionalizantes e específicos da área, como Arquitetura de Computadores, Automação, Eletromagnetismo, Engenharia de Software, Redes de Comunicação e Sistemas Operacionais.

Quantos pontos precisa para passar em Engenharia da Computação?

Uma das formas mais usadas para se ingressar no ensino superior no país é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame é composto por quatro provas objetivas, de Códigos e Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e uma redação.

Com a nota do Enem, que vai de zero a mil, você pode ingressar em universidades públicas e conseguir bolsa ou financiamento em faculdades privadas por meio de programas do governo. 

Para ser classificado no curso de interesse, a nota do candidato precisa ser maior do que a nota de corte daquele ano. A nota de corte nada mais é do que a nota do último classificado no curso. Para ter uma noção da nota necessária para ingressar em determinada instituição, é preciso ver quais foram as notas de corte dos últimos anos.

Nota de corte para o curso de Engenharia da Computação no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa federal de ingresso em universidades públicas. Para se inscrever, é preciso ter prestado o último Enem e não ter zerado a redação. Algumas instituições também exigem nota mínima para inscrição.

De acordo com a plataforma Quero Bolsa, com os dados do Sisu de 2019, a nota de corte média para Engenharia da Computação no Sisu é de 712.16. A menor nota de corte registrada foi 638.50 e a maior, 872.35.

Nota de corte para o curso de Engenharia da Computação no Prouni

Para os interessados em ingressar em faculdades particulares com bolsa de estudos de 50% ou 100%, existe o Programa Universidade Para Todos (Prouni). Para se inscrever, é necessário ter obtido, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado a redação do último Enem, ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral e ter renda familiar per capita compatível com a bolsa escolhida. 

Segundo o site Quero Bolsa, com os dados do Prouni 2019, a nota de corte média para Engenharia da Computação é de 692.64. A maior nota registrada nesse ano foi de 733.64 e a menor, 641.34.

Nota de corte para o curso de Engenharia da Computação no Fies

Outra forma de entrar em universidades particulares com a nota do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por esse programa, os estudantes só pagam pelas mensalidades após a conclusão do curso.

Para se inscrever, é preciso ter feito Enem a partir da edição de 2010, ter tirado, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado a redação, bem como ter renda familiar máxima de 3 salários mínimos por pessoa.

De acordo com o Quero Bolsa, a partir dos dados do Fies 2019, a nota de corte média do curso de Engenharia da Computação no Fies é de 580.19. A menor nota de corte registrada foi de 453.00 e a maior, 708.00.

Onde cursar Engenharia da Computação?

Se interessou no curso de Engenharia de Produção? Além de tentar ingresso pelos programas do governo, como Sisu, Prouni e Fies, você ainda pode usar sua nota do Enem para entrar diretamente em uma universidade particular, sem precisar fazer o vestibular novamente.

Existem algumas faculdades particulares que oferecem bolsas de estudos, descontos nas mensalidades e ingresso sem burocracia. Gostou? Então, confira estas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando pouco, no ensino presencial ou a distância:

Leia mais: Descubra quais são as notas de corte do Enem 2020

E você, já decidiu onde cursar Engenharia da Computação? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!