Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Descubra qual é a nota de corte para Engenharia Elétrica

15 de outubro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porMathias Sallit

A Engenharia Elétrica é uma das principais graduações entre as engenharias procuradas no ensino superior brasileiro. Essa grande procura gera uma certa concorrência para os estudantes enquanto prestam os vestibulares para entrar na faculdade.

Essa ansiedade começa antes mesmo das provas. Enquanto os alunos estão decidindo o curso que vão prestar o vestibular, sempre vale a pena checar quais são as pontuações necessárias para a aprovação em algumas das principais faculdades do Brasil.

E o caminho principal para o ensino superior do país é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Universidades públicas e particulares possuem diversos programas que usam a nota obtida pelos candidatos para selecionar os estudantes para suas graduações.

Há três principais programas do governo federal que usam a nota do Enem para ingresso em instituições públicas e privadas. Conheça agora a pontuação necessária para a aprovação em cada um deles e no maior vestibular do país.

Qual é a nota de corte para Engenharia Elétrica?

A Fuvest é um dos principais vestibulares do Brasil, e dá acesso aos diversos cursos da Universidade de São Paulo (USP).

Na Fuvest 2020, realizada em 2019, a nota de corte para candidatos da Engenharia Elétrica passarem para a segunda fase do exame foi de 62 para a Escola Politécnica e 58 na USP de São Carlos. Essa pontuação foi para as vagas direcionadas à ampla concorrência

Qual a nota de corte para Engenharia Elétrica no Sisu?

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), estudantes podem usar a nota do Enem para ingressar em diversas universidades públicas estaduais e federais de todos os cantos do Brasil.

Duas vezes por ano, o processo é aberto e utiliza a nota do Enem para que estudantes possam se candidatar às vagas nos principais cursos de graduação públicos do país. Cursos como o de Engenharia Elétrica costumam ter bastante concorrência, o que pode deixar as notas de corte para o Sisu mais altas.

Para que o estudante possa se candidatar nessas vagas, ele precisa ter tirado nota maior que zero na redação e, dependendo de algumas universidades, seguir critérios de notas para que possam concorrer à vagas específicas.

Confira algumas das principais notas de corte do Sisu 2019 para o curso de Engenharia Elétrica, segundo o Quero Bolsa:

  • Maior nota de corte de Engenharia Elétrica no Sisu: 806.44, na Universidade Federal Do Sul E Sudeste Do Pará (UNIFESSPA);
  • Menor nota de corte de Engenharia Elétrica no Sisu: 626.56, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Nota de corte média para o curso no Brasil: 699.68

Qual a nota de corte para Engenharia Elétrica no Prouni?

Estudantes que possuem renda familiar compatível com o Programa Universidade Para Todos (Prouni) podem concorrer a bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em universidades particulares.

Além do critério socioeconômico, estudantes precisam ter obtido pontuação acima de 450 no Enem e não podem ter zerado a redação para poder se inscrever no Prouni. 

Veja as notas de corte para as vagas de ampla concorrência para Engenharia Elétrica no Prouni 2019, segundo o Quero Bolsa:

  • Maior nota de corte de Engenharia Elétrica no Prouni: 756.60, na Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Menor nota de corte de Engenharia Elétrica no Prouni: 623.26, no Centro Universitário Hermínio Ometto
  • Nota de corte média para o curso no Brasil: 673.92

Qual a nota de corte para Engenharia Elétrica no Fies?

Para financiar os cursos de graduação em universidades particulares do Brasil, estudantes que possuem renda familiar per capita de até três salários mínimos podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Confira as notas de corte para ingressar em um curso de Engenharia Elétrica pelo Fies:

  • Maior nota de corte de Engenharia Elétrica no Fies: 699.00, na Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC Rio)
  • Menor nota de corte de Engenharia Elétrica no Fies: 450.00, no Instituto De Ensino Superior Fucapi
  • Nota de corte média para o curso no Brasil: 570.63

Preciso ter feito o Enem para estudar Engenharia Elétrica?

Se você não fez o Enem ou não tem nota suficiente para ser aprovado em algumas das faculdades acima, não precisa se desesperar e deixar o sonho de estudar Engenharia Elétrica para trás.

Há faculdades que oferecem vestibulares próprios agendados, que vão avaliar o desempenho individual de outra forma e o resultado podem até render bolsas de estudo com a própria universidade.

A nota do Enem também pode ser usada, inclusive de provas dos anos anteriores, o que torna essa oportunidade ainda mais atrativa para estudantes de diversas idades que querem entrar em uma faculdade.

Veja algumas universidades com esse perfil:

Todas as faculdades acima são certificadas pelo Ministério da Educação e seus diplomas são reconhecidos pelo MEC e pelo mercado de trabalho.

Veja também:

Curso de Engenharia Elétrica

E então, sua nota é suficiente para o curso de Engenharia Elétrica em qual faculdade? Conta para a gente nos comentários abaixo.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.