Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba qual é a nota de corte para Fonoaudiologia

15 de julho de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porIsabela Giordan

O curso de Fonoaudiologia é oferecido apenas no grau bacharelado e na modalidade presencial. Ou seja, não é possível encontrá-lo no formato de ensino a distância. 

Com duração média de quatro anos, essa graduação forma profissionais para atuar na área da saúde, mais especificamente na prevenção e tratamento de doenças na audição, fala e escrita.

Por ser da área da saúde, a grade curricular do curso é formada por disciplinas de Ciências Biológicas, como biologia, anatomia, fisiologia e histologia, mas também por conteúdos de Ciências Humanas, só que em menor quantidade, como comunicação.

Para se formar e retirar o diploma é necessário fazer estágio ao longo da graduação e apresentar, no final do curso, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual é a nota necessária para estudar Fonoaudiologia? 

Para estudar Fonoaudiologia, existem dois principais caminhos a serem tomados. O primeiro é prestar o vestibular direto na instituição de ensino escolhida, nesse caso, a maior parte dos vestibulares concentram-se em faculdades particulares. Cada instituição possui seu próprio tipo de avaliação e a nota mínima necessária para o candidato ser aprovado.

A segunda opção de ingresso no Ensino Superior é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o Enem, é possível tentar entrar em universidades e faculdades públicas e privadas por meio de programas do governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Há, também, algumas instituições de ensino privadas que aceitam a nota do Enem como substituição do seu vestibular tradicional.

Porém, em todas essas alternativas citadas acima que envolvem o Enem, é necessário tirar uma pontuação mínima para concorrer a uma vaga. Essa nota mínima também é conhecida como nota de corte e é definida pelo rendimento dos próprios candidatos. 

Por exemplo, os candidatos que fizeram o Enem e desejam ingressar no curso de Fonoaudiologia, podem tentar pelo Fies, Prouni ou Sisu. Todos os participantes que se inscreverem para o curso de Fonoaudiologia terão a nota média do Enem cadastradas. A menor nota de todas as que foram cadastradas, é a nota de corte. 

Nota de corte para o curso de Fonoaudiologia no Fies

O Fies é um programa do governo que faz um financiamento da graduação em instituições privadas. Nesse caso, o governo dá auxílio financeiro aos universitários para pagar as mensalidades do curso e, após a conclusão, o aluno formado devolve o valor financiado pelo governo em parcelas mensais. Ao longo do curso, o beneficiário paga ao governo apenas um valor do encargo operacional.

As inscrições para o Fies abrem duas vezes ao ano, no início do primeiro semestre e no início do segundo. 

De acordo com a ferramenta de nota de corte do Quero Bolsa, a nota de corte média necessária para ingressar para o curso de Fonoaudiologia pelo Fies no Brasil é 552,48. Os dados são referentes ao ano de 2019.

Nota de corte para o curso de Fonoaudiologia no Prouni

O ProUni é um programa do governo que oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) para cursos de graduação em instituições privadas de todo o país. A bolsa é voltada para pessoas de baixa renda e, por esse motivo, é necessário ter uma renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

As inscrições para o programa também acontece duas vezes ao ano, no início do primeiro e do segundo semestre. Segundo dados do Quero Bolsa de 2019, a nota de corte para Fonoaudiologia é 663,40.

Nota de corte para o curso de Fonoaudiologia no Sisu

O Sisu é um programa voltado para o ingresso em cursos de graduação nas instituições públicas de todo o país. Assim como os demais programas do governo, as inscrições acontecem, normalmente, nos meses de janeiro e julho.

De acordo com dados do Quero Bolsa de 2019, a nota de corte média no Brasil para ingressar no curso de Fonoaudiologia pelo Sisu é 692,80.

A nota de corte é necessária para o ingresso direto no curso?

A nota de corte não é necessária para quem deseja entrar na faculdade direto pela instituição de ensino, mas apenas para aqueles que desejam ingressar por meio de programas como o Fies, Sisu e Prouni.

Porém, dependendo do desempenho do candidato no Enem, algumas faculdades privadas utilizam a nota do exame para ofertar descontos ou bolsas de estudo direto na instituição, sem precisar passar pela burocracia dos programas do governo. 

Onde estudar Fonoaudiologia?

Se interessou pelo curso de Fonoaudiologia? Saiba que a formação em um curso superior pode aumentar as chances de conseguir um emprego, ser efetivado ou até mesmo receber um aumento salarial. Isso porque os salários são proporcionais ao nível de formação de um profissional.

Além disso, de acordo com a Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com diplomas de graduação podem ganhar até 140% a mais do que aquelas que não possuem. 

No entanto, é importante ressaltar que a escolha de onde estudar também é fundamental. Para que o diploma seja válido em todo o território nacional a instituição deve ter o curso autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, o órgão assegura que a instituição possui a estrutura necessária para oferecer a graduação.

A seguir, veja algumas opções de universidades e centro universitário que oferecem o curso de Fonoaudiologia, de acordo com as diretrizes do MEC e o melhor: com descontos nas mensalidades! Além de participar de programas como o Fies e o Prouni, as instituições com link abaixo disponibilizam bolsas de estudo. Para garantir a sua, é só entrar em contato com a universidade.

Preparado para cursar Fonoaudiologia? Conte para nós pelos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.