Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Conheça qual é a nota de corte para Gastronomia

24 de junho de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Curioso (a) para saber que nota você precisa tirar no Enem para passar no curso de Gastronomia? Neste artigo, você confere mais sobre o curso e suas notas de corte no Sisu, Prouni e Fies.

O curso de Gastronomia tem dois tipos de formação: o bacharelado e o tecnólogo. O nível de bacharelado é mais longo; dura, em média, 4 anos. Já o tecnólogo tem duração média de 2 anos e é mais focado no saberes práticos da área.

Durante o curso, os alunos aprendem a manusear e preparar alimentos, gerir equipes e estoques. Além de estudarem sobre segurança alimentar, processos industriais e legislação da indústria alimentícia. 

Quando formados, os tecnólogos em Gastronomia, cozinheiros ou chefs de cozinha podem trabalhar em restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, hospitais e buffets, entre outros.

Qual a nota para passar Gastronomia?

Umas das formas de ingressar em um curso bacharelado ou tecnólogo de Gastronomia é com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o resultado do Enem, é possível concorrer a vagas em programas federais ou em faculdades particulares.

O Enem é composto por uma redação e quatro provas objetivas nas áreas de Matemática, English, Humanidades e Ciências da Natureza. Uma nota obtida no exame vai de zero a mil.

A nota necessária para passar em um curso de Gastronomia varia de acordo com o programa e instituições de ingresso. Para ser classificado, o estudante precisa tirar uma nota acima da nota de corte do curso escolhido. Uma nota de corte equivalente à nota do último colocado na lista de adição. 

Nota de corte para o curso de Gastronomia no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa federal que permite a entrada em universidades públicas pela nota do Enem. Muitas pessoas públicas usam o programa como forma de ingresso de seus alunos.

As inscrições para o Sisu ocorrem duas vezes ao ano, antes de cada semestre letivo, pelo site do programa. Os únicos critérios para se inscrever são ter feito o último Enem e não ter zerado a redação. Alguns requisitos necessários para a candidatura.

No curso de Gastronomia, a nota de corte médio no Brasil foi de 681,25, de acordo com os dados do Sisu de 2019, colhidos pelo site Quero Bolsa. A menor nota de corte do período foi de 617,88 e a maior, 741,10.

Nota de corte para o curso de Gastronomia no Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa federal que também dá acesso ao ensino superior, mas, em instituições privadas. Pelo prouni, estudantes podem conseguir bolsas de estudos de 50% e de 100% em faculdades particulares em todo país.

As inscrições no programa também ocorrem duas vezes ao ano. Entretanto, o Prouni tem mais pré-requisitos do que o Sisu. Para se inscrever, é necessário ter tirado, ao menos, 450 pontos e não ter zerado a redação do último Enem; ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral; ter renda familiar por pessoa compatível; entre outros. 

Em 2019, a menor nota de corte para o curso de Gastronomia pelo Prouni foi de 604,42 e a maior ficou em 634,22 pontos. Segundo a plataforma Quero Bolsa, a média das notas de corte de Gastronomia no Prouni nesse ano foi de 623.97 pontos.

Nota de corte para o curso de Gastronomia no Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outro programa que permite ingresso em faculdades privadas. Nessa iniciativa do governo, os estudantes podem financiar todo seu curso e pagar somente depois de formado. 

Para se inscrever, o estudante precisa verificar se a instituição de interesse adere ao Fies e não ter renda maior que três vencimentos por pessoa da família.

Em 2019, a nota de corte mínimo exigida pelas instituições de ensino foi de 452 pontos e o máximo, de 676. Conforme informações do site Quero Bolsa, a média nacional de notas de corte de Gastronomia no Fies foi de 554,29.

Onde estudar Gastronomia?

O curso de Gastronomia é oferecido por instituições. Mas, antes de escolher uma, é preciso analisar o custo-benefício, uma estrutura da faculdade e como avaliações do Ministério da Educação (MEC) dadas à instituição.

Algumas faculdades particulares disponíveis de bolsas de estudos e ótimos descontos nas mensalidades com ou sem a nota do Enem. Se interessou? Então, dê uma olhada nessas instituições bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando pouco, no ensino presencial e a distância:

Leia mais: Saiba tudo sobre a faculdade de Gastronomia 

Confira também: Bolsas de estudo de Gastronomia em Minas Gerais.

Já decidiu onde irá cursar Gastronomia? Compartilha com a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.