Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Veja qual é a nota de corte para Letras

24 de junho de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Pensando em cursar Letras? Neste artigo, você se informa mais sobre o curso e suas notas de corte nos programas federais, como Sisu, Prouni e Fies. Confira!

Como é o curso de Letras?

A graduação de Letras é oferecida nas modalidades bacharelado e licenciatura. O curso tem duração média de 4 anos e estágio obrigatório. Essa graduação tem algumas especificações possíveis, como Letras – Português e Inglês, Letras – Português e Espanhol, Letras – Libras, entre outras.

O curso de Letras capacita profissionais a entender o funcionamento da Língua Portuguesa e de línguas estrangeiras. O profissional formado em Letras, o letrólogo, pode fazer traduções, lecionar aulas de Português em escolas de nível básico, dar aulas de línguas estrangeiras em escolas de idiomas, trabalhar em editoras e atuar meios de comunicação. 

Entre as disciplinas do curso de Letras, estão: Cultura da Língua Inglesa, Didática e Tecnologias, Educação Inclusiva e Diversidade, Literatura Brasileira, Literatura Inglesa, Literatura Portuguesa, Morfossintaxe, Pedagogia de Projetos, Psicologia da Educação, Semântica e Estilística e Teoria Literária.

Quantos pontos são necessários para passar em Letras?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dá acesso a diversas faculdades públicas e privadas, seja por programas do governo ou diretamente nas instituições particulares. Uma dúvida de muitos estudantes é qual nota é necessário tirar no Enem para ser aprovado em Letras.

Todos processos seletivos contam com uma nota de corte. A nota de corte é a nota do último classificado naquele processo. Para se classificar, portanto, o estudante precisa tirar uma nota acima da nota de corte

A nota de corte varia a cada ano e de acordo com o programa ou instituição de ingresso. Antes de decidir qual faculdade ingressar, é importante verificar quais foram as notas de corte dos últimos anos. 

Nota de corte para o curso de Letras no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é destinado aos estudantes que pretendem ingressar em uma instituição de ensino superior pública. As inscrições abrem duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo.

Para se inscrever, o candidato só precisa ter feito o último Enem e não ter zerado na redação. Entretanto, algumas faculdades exigem nota mínima para se candidatar em seus cursos.

De acordo com os dados do Sisu de 2019, levantados pela plataforma Quero Bolsa, a nota de corte média para o curso de Letras- Inglês no Sisu é de 637.77 pontos. Já no curso de Letras – Espanhol a nota de corte média foi de 608.55.

Nota de corte para o curso de Letras no Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa federal que oferece bolsas de estudo de 100% e 50% de desconto em faculdades particulares, por meio da nota do Enem.

Mas, para se inscrever, é preciso ter tirado, pelo menos, 450 pontos e não ter zerado o último Enem; ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa; e ter renda familiar compatível com os critérios do programa.

De acordo as informações do Prouni, disponíveis no site Quero Bolsa, a média das notas de corte do Prouni para o curso de Letras em 2019 foi de 556.17. A maior nota foi de 711.18 e a menor, de 462.34 pontos.

Nota de corte para o curso de Letras no Fies

Outra possibilidade de ingressar em uma faculdade privada mesmo sem condições financeiras no momento é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Pelo programa, o estudante pode financiar todo o curso e pagar somente depois de formado.

Para participar, o estudante deve se certificar se a instituição de interesse adere ao Prouni e ter renda familiar máxima de três salários mínimos por pessoa.

Em 2019, de acordo com dados disponíveis na plataforma Quero Bolsa, a nota de corte média para Letras – Inglês no Fies foi de 576.72 pontos. Para Letras – Português, a média é de 595.36 e para a variação Letras – Espanhol, 563 pontos. 

Onde estudar Letras?

Gostou de conhecer mais sobre o curso de Letras e suas notas de corte? Saiba que, além de poder usar programas do governo, com sua nota do Enem você pode conseguir bolsas de estudos e descontos diretamente nas faculdades particulares.

Algumas instituições ainda oferecem ótimas condições para ingresso independente da nota do Enem, por meio de vestibular próprio e on-line e sem precisar comprovar renda. Se interessou? Então, dê uma olhada nessas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você ingressar sem burocracia e estudar pagando pouco, no ensino presencial e a distância:

Leia mais: Saiba tudo sobre a faculdade de Letras 

E você? Já escolheu onde irá estudar Letras? Conta para a gente nos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.