Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Nota de corte para Ciências Contábeis

17 de maio de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A nota de corte para entrar em uma faculdade de Ciências Contábeis varia de acordo com cada universidade. Mas costuma estar na faixa intermediária de pontos: nem tão fácil de entrar, porém nem tão concorrida.

Embora exista essa variação, conhecer a pontuação mínima para entrar em Ciências Contábeis é útil para quem está se preparando para as provas. A ideia é ter um parâmetro e tentar superá-lo quando for a sua vez de participar de algum processo seletivo.

Para ajudar na sua pesquisa, identificamos a nota de corte para Ciências Contábeis em diferentes vestibulares e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Confira também a nota mínima para conseguir uma bolsa do ProUni e um financiamento do FIES!

Nota de corte para o curso de Ciências Contábeis em vestibulares

O vestibular ainda é bastante utilizado pelas universidades para selecionar seus estudantes, embora cada vez mais instituições estejam aceitando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Existem muitos formatos de vestibular. Veja algumas características que podem variar:

Número de questões: as provas podem ter 80, 100 e até 300 perguntas.

Tipo de questões: existem provas com perguntas objetivas e redação, ou de questões objetivas, discursivas e redação.

Etapas: há universidades que realizam apenas uma maratona de provas, enquanto outras realizam duas fases, em que a primeira serve como uma espécie de “peneira” para selecionar os mais preparados.

Pontuação: a contagem pode ser de zero a 100, zero a 700, ou zero a 1.000.

Por isso, a pontuação que garante a vaga em uma universidade pode não ser suficiente para entrar em outra. Mesmo assim, vale conferir algumas notas de provas recentes para ter ideia da concorrência.

No vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o curso de Ciências Contábeis teve nota mínima de 55 pontos. A prova tem pontuação máxima de 100.

Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o vestibular é realizado em duas fases, com nota máxima de 100 pontos. A instituição possui duas turmas, uma diurna e outra noturna. No entanto, a nota de corte para a segunda fase foi a mesma, 30 pontos.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a nota de corte está em torno de 540 pontos. Dos 16 cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas, o curso de Contábeis ocupou o 11º lugar em relação à nota de corte.

Os vestibulares também costumam reservar vagas para cotas de ações afirmativas. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, as notas de corte podem ser tão altas quanto das vagas de ampla concorrência.

Nota de corte para o curso de Ciências Contábeis no Sisu

A cada ano cresce o número de universidades públicas que adotam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como método para ingresso de estudantes.

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu oferece milhares de vagas em todo o País. Os estudantes conferem os cursos disponíveis e concorrem com as notas obtidas no Enem mais recente.

Na maior parte das universidades, a nota de corte no Sisu para Ciências Contábeis está na faixa de 600 a 650 pontos. São poucas as vagas para notas abaixo de 600.

Confira qual o desempenho mínimo para entrar em Ciências Contábeis em universidades de diferentes regiões:

• Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): 759 pontos

• Universidade Federal do Paraná (UFPR): 694 pontos

• Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA): 693 pontos

• Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): 680 pontos

• Universidade Federal de Goiás (UFG): 662 pontos

Nota de corte para o curso de Ciências Contábeis no ProUni

Para quem opta por cursar Ciências Contábeis em uma faculdade particular, uma alternativa é o Programa Universidade para Todos (ProUni). Voltado a estudantes de baixa renda, esta iniciativa do Governo Federal concede bolsas de 50% ou 100% do curso para quem ainda não tem um diploma de nível superior.

Para concorrer a uma vaga, o estudante deve atender aos requisitos de escolaridade e renda, além de ter participado da edição mais recente do Enem, com desempenho mínimo de 450 pontos e nota maior que zero na redação.

A disputa do ProUni costuma ser bem concorrida, tanto que o curso de Ciências Contábeis chega a ter notas de corte acima de 750 pontos. Mas é possível encontrar vagas com notas mínimas: 450 pontos nas provas e acima de zero na  redação.

Nota de corte para o curso de Ciências Contábeis no FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) pode ser outra alternativa para estudantes de baixa renda que buscam vagas de Ciências Contábeis em faculdades particulares.

O FIES é um programa do Governo Federal que financia graduações em faculdades particulares a juros baixos. O estudante só paga depois de se formar. Para concorrer, é preciso atender aos requisitos de renda e ter feito alguma prova do Enem a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos e acima de zero na redação.

Vale ressaltar que está cada vez mais difícil conseguir um financiamento pelo FIES. Tanto que em edições recentes o Governo priorizou graduações na área da Saúde, cursos de Engenharia e Licenciatura. As regras podem variar. Por isso, a recomendação é acompanhar o FIES durante a realização do programa para conhecer as regras e as notas de corte para Ciências Contábeis.

Onde estudar Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis é oferecido em todo o País por universidades privadas e públicas, nas modalidades presencial e a distância.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Ciências Contábeis:

Universidades Privadas:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) – em Fortaleza

Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) – em Salvador

Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) – em Recife

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)

Universidades Públicas:

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)

Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Veja também:

Como funciona o curso de Ciências Contábeis

O que você achou da nota de corte para Ciências Contábeis? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.