Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

O que Estudar para o Enem

29 de março de 2011
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O que estudar para o Enem? Por onde começar? O conteíudo do exame compreende os três anos do ensino médio e o estudante pode se ver perdido no meio de tantas matérias para relembrar… e mais perdido ainda se tentar “adivinhar” exatamente o que vai cair na prova de cada disciplina.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

A dica principal do Mundo Vestibular é atacar estas cinco frentes que, em vez de apresentar um conteúdo isolado, ajudam você a melhorar as principais habilidades que são cobradas no Enem. Ao desenvolver essas habilidades enquanto está no Ensino Médio e estuda para o Enem, você pode chegar mais seguro ao dia da prova.

O que estudar para o Enem

Atualidades

Os fatos e eventos mais importantes no Brasil e no mundo sempre caem no Enem, seja como tema da redação, ou em questões de outras disciplinas. Por isso, é importante assistir a programas jornalísticos, acessar sites de notícias e ler uma revista semanal, pelo menos. Fique de olho nos seguintes grandes temas nacionais e internacionais:

– Crise financeira global e seus desdobramentos

– Mudanças climáticas e fenômenos naturais

– Grandes avanços da ciência

– Direitos humanos

– Ecologia e Sustentabilidade

– Questões políticas e religiosas

Interpretação de textos

Um estudo divulgado em 2012, no Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), mostrou que 38% dos estudantes do ensino superior não dominam habilidades básicas de leitura e escrita. Saber interpretar bem um texto não serve apenas para questões de literatura. Todas as questões do Enem, não importa qual a matéria, exigem do candidato habilidades de interpretação, para que, no mínimo, ele saiba o que está sendo pedido, qual o problema precisa resolver, que fórmula terá de usar. Invista um tempo no desenvolvimento de sua capacidade de ler e compreender o que está escrito.

Redação

A prova de redação do Enem exige um estlio específico de escrita: dissertativo-argumentativo. Argumentativa porque o candidato precisa defender uma tese, opinião ou ponto de vista, e dissertativa porque deve utilizar explicações para defender essa tese. O tema pode ser social, científico, cultural ou político e frequentemente está relacionado com atualidades do Brasil e do mundo. Procure treinar esse tipo de redação, no qual o autor precisa convencer o leitor de sua opinião, tese ou ponto de vista usando argumentos, fatos, pesquisas e dados respeitando as normas do português escrito e de forma clara e concisa.

Raciocínio Lógico

Muitos exercícios cobram muito o raciocínio rápido e lógico do estudante. Pratique exercícios de raciocínio lógico e aprenda a respondê-los rapidamente.

Provas Anteriores do Enem

A partir de 2009, a prova do Enem passou por uma grande reformulação. Procure as provas dos anos 2010 em diante e resolva as questões. Você pode escolher uma disciplina e fazer todas as provas na sequência, tendo assim uma ideia dos conteúdos mais pedidos, ou fazer seu próprio simulado, reproduzindo as condicões e o tempo das provas. Em ambos os casos, não se contente em apenas conferir o gabarito e marcar seu número de acertos. Vá mais fundo e procure entender aquelas questões que não acertou. Estar familiarizado com o tipo de questão e o tempo necessário para resolvê-las também é um bom treino para você chegar mais seguro no dia da sua prova do Enem.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.