Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

O que posso fazer com a nota do Enem 2020? Entenda!

12 de janeiro de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porIsabela Giordan

Muita gente não sabe, mas nem só de Prouni e Sisu vive o vestibulando. Com a nota do Enem é possível garantir uma vaga na faculdade através de diversas oportunidades que vão muito além dos processos seletivos mais comuns, sabia?

Se sua resposta foi não, continue lendo este artigo, pois chegou a hora de saber o que você pode fazer com a nota do Enem 2020. O Mundo Vestibular vai te mostrar todas as formas de entrar no Ensino Superior com a nota do Enem, sem complicações e sem burocracia.

O que posso fazer com a nota do Enem 2020

Assim como todo jovem brasileiro, você já sabe a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conquistar uma vaga no Ensino Superior e começar a trilhar uma carreira. 

A edição de 2020 do exame, que será realizada em janeiro e fevereiro de 2021, conta com 5,8 milhões de alunos inscritos. Assim que o resultado for liberado, no dia 29 de março, a disputa por uma vaga nos grandes processos seletivos será acirrada. O Sisu e o Prouni são apenas algumas das alternativas que você tem para começar a estudar.

Para não ficar de fora e perder a chance de iniciar os estudos, é preciso estar a par de todas as possibilidades para saber exatamente o que fazer com a nota do Enem 2020. Veja algumas alternativas a seguir!

Como usar a nota do Enem 2020 para entrar numa universidade pública?

Se o seu desejo é ingressar numa faculdade federal ou estadual, prepare-se para encarar o Sisu ? Sistema de Seleção Unificada. Este é o processo seletivo mais conhecido e acessado pelos concorrentes, pois algumas das melhores faculdades públicas de todo Brasil aceitam a nota do Enem por meio dele.

Com as mudanças no calendário de provas, o Sisu abrirá inscrições no início de abril de 2021, logo após a divulgação das notas do Enem 2020 no dia 29 de março. Para ingressar no processo é necessário ter realizado a última edição do Enem e não ter zerado a redação. Ambos os critérios são obrigatórios.

Vale lembrar que são alunos de todo o Brasil concorrendo a vagas em cerca de 120 universidades de ensino gratuito. Portanto, a nota de corte do processo tende a ser bem elevada. É bom caprichar na hora da prova para garantir uma boa nota e sair na frente dos adversários.

Como conseguir bolsa numa universidade particular com a nota do Enem 2020?

Para quem sonha disputar por vagas em faculdades particulares brasileiras, o Programa Universidade para Todos – Prouni – é a alternativa que oferece aos candidatos bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%). Mas para se inscrever o estudante precisa estar atento aos critérios socioeconômicos e, também, à pontuação mínima.

Pode participar do ProUni alunos que:

  • Realizaram a última edição do exame, no caso o Enem 2020;
  • Fizeram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino ou tiveram bolsa integral em escolas particulares;
  • Não zeraram a redação e alcançaram ao menos 450 pontos na média geral das provas objetivas;
  • São professores da rede pública e desejam concorrer a vagas em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia;
  • São portadores de deficiência;
  • Possuem renda familiar inferior a três salários mínimos;

Vale lembrar que o Prouni possui a opção de Educação a Distância (EAD), o que facilita e muito a vida dos candidatos que não têm tanto tempo disponível e precisam de uma opção mais flexível e acessível.

Como financiar a faculdade com a nota do Enem?

Outra opção para acessar universidades particulares é o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. O Fundo, que financia de 50% a 100% da mensalidade dos alunos, abre inscrição duas vezes ao ano e aceita inscrições de todo concorrente que realizou uma das últimas edições do Enem a partir de 2010, obteve média geral de 450 pontos nas provas objetivas e não tenha zerado a redação.

Além disso, o candidato precisa ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. E por aceitar notas de edições anteriores, é recomendado que o aluno apresente o melhor resultado que obteve dentre as últimas edições.

Após a inscrição é necessário ficar de olho no site, uma vez que é dever dos pré-selecionados procurarem a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade na qual a vaga é oferecida para validar a documentação. Após a validação, o candidato pode entrar em contato com o banco parceiro do Fies para fechar o contrato e encontrar a melhor solução para seu financiamento.

Como começar a faculdade sem fazer vestibular?

A última forma de entrar no Ensino Superior com a nota do Enem é através do ingresso direto. O modelo permite que o concorrente realize sua matrícula mediante apresentação do boletim de desempenho do Enem.

Caso a nota seja suficiente, o estudante pode ingressar diretamente no Ensino Superior sem a necessidade de realizar provas ou vestibulares complementares.

Algumas faculdades, no entanto, aceitam a nota do Enem apenas como complemento de uma prova interna. Cabe ao aluno pesquisar qual modalidade é oferecida pela faculdade desejada.

Onde estudar com a nota do Enem?

Agora que você já sabe todas as suas alternativas de ingresso no ensino superior, só precisa ter a nota em mãos. Seja no Sisu, Prouni, Fies ou ingresso direto, o que importa de verdade é escolher a universidade certa para trilhar uma carreira sólida e se tornar um profissional excelente.

Se você ainda não sabe onde estudar, nós do Mundo Vestibular separamos algumas alternativas de faculdades de alta qualidade e reconhecidas pelo MEC. Confira abaixo a lista de universidades particulares:

Leia também: Veja a tabela de pontos para cada curso do Enem 2021

E você, já sabe quais processos seletivos pretende tentar para ingressar no Ensino Superior? Comente aqui abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.