Vai fazer o Enem 2020? Fique por dentro sobre como saber o local de prova e outras informações relacionadas a essa edição!

Em aproximadamente um mês, o primeiro dia da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve acontecer em todo o País. 

Com a pandemia do coronavírus e uma forte pressão popular para o adiamento da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aplicadas (Inep) - órgão responsável pelo desenvolvimento e aplicação da avaliação - divulgou as novas datas. O Enem Impresso acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a primeira edição do Enem Digital, ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

O  andamento do Exame é dividido em etapas, desde a inscrição até sua realização. No momento, uma das etapas que ainda faltam é a de divulgação do local de prova, que nada mais é do que a informação sobre a instituição onde cada candidato prestará o Enem.

Quando o local de prova do Enem será divulgado?

O Inep ainda não divulgou a data oficial de quando os locais de prova estarão disponíveis. Nas últimas edições, porém, as informações sobre os locais foram divulgadas cerca de 20 dias antes da data de aplicação da prova.

De qualquer forma, é importante ficar atento aos meios de comunicação oficiais do Inep e do Ministério da Educação, que devem divulgar a informação assim que a data for escolhida.

Como ver o local de prova do Enem 2020?

O local de prova do Enem 2020 pode ser acessado pelos inscritos a partir da Página do Participante. Ao acessá-la, o candidato deve fazer login com seu cadastro do Gov.Br e clicar na opção Aplicação e, em seguida, na opção ?Local de Prova?. Feito isso, aparecerá um botão escrito ?Local de Prova?, clique nele e tenha acesso ao Cartão de Confirmação, que contém a informação de onde você fará o Enem 2020.

Como o local de prova é escolhido?

O Enem é realizado em instituições de Ensino Básico e Ensino Superior, públicas e privadas, que se disponibilizam a sediar a aplicação da prova. 

A partir das instituições que se voluntariam, o Inep faz a relação entre essas opções e o endereço informado pelos candidatos e escolhe o local de menor trajeto para o participante.

Como será o Enem 2020?

Além das datas alteradas, o Enem 2020 também contará com alguns protocolos de segurança para evitar a contaminação entre os participantes. As salas estarão com ocupação reduzida pela metade e terão álcool em gel disponível para todos os candidatos, que devem comparecer ao local de prova com máscara.

Os candidatos que contraírem algum tipo de infecção contagiosa, dentre elas, a covid-19, poderão participar da reaplicação do Enem, desde que comuniquem a central de atendimento do Inep (0800 616161), em até um dia antes da prova, e façam a solicitação na Página do Participante, com a apresentação do laudo médico.

Já o conteúdo da prova não sofrerá alterações. No primeiro dia, os candidatos farão a Redação e as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No segundo dia, os participantes farão as provas de Ciências da Natureza e Ciências Exatas.

Como a nota do Enem 2020 pode ser usada?

O Enem é considerado a principal forma de acesso ao Ensino Superior no Brasil, pois a nota da prova pode ser usada tanto em programas do governo como o Fies, Prouni e Sisu, quanto em instituições privadas de ensino.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) seleciona os candidatos com melhor desempenho no Enem para o financiamento das mensalidades do curso escolhido pelo participante, em instituições privadas. Nesse caso, o estudante só passa a devolver o valor financiado, em parcelas, depois da formação.

O Programa Universidade para Todos (Prouni), por outro lado, seleciona os candidatos de baixa renda com melhores notas e concede bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%), em Instituições de Ensino Superior (IES) particulares.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por fim, seleciona os candidatos com as maiores notas para ocupar vagas em instituições públicas.

Para além dos programas de governo, muitas IES privadas passaram a aceitar a nota da prova como substituta do vestibular próprio ou até mesmo como uma forma de oferecer descontos nas mensalidades ou bolsas de estudo para participantes que alcançaram notas altas.

Confira logo abaixo algumas opções de instituições privadas que aceitam a nota do Enem:

Veja também:

Veja o edital do Enem 2020

Descubra quais são as matérias que mais caem no Enem e saiba como se preparar

Já escolheu um curso para se candidatar com sua nota do Enem? Compartilhe sua escolha conosco por meio dos comentários!