Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Pode fazer Enem no 1º ano?

26 de maio de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

Posso fazer Enem no 1º ano“? Você deve ter se perguntado isso se acabou de entrar no Ensino Médio e já está pensando em se preparar para as provas e vestibulares dos próximos anos.

A resposta para essa pergunta é sim! De acordo com o Ministério da Educação (MEC), se você está no 1º ou 2º ano do ensino médio, você pode realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como treineiro.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Neste material, vamos te contar mais sobre o que é ser um treineiro no Enem, o que é possível fazer com essa nota, e como se preparar para sua edição oficial do Exame Nacional do Ensino Médio.

O que significa fazer a prova como treineiro?

O Enem permite que os estudantes que possuam idade inferior a 18 anos e que ainda não concluíram o ensino médio, testem seus conhecimentos com os candidatos que estão em seu último ano de ensino médio ou que já concluíram os estudos.

Porém, a nota dos treineiros não pode ser utilizada para ingressar no ensino superior. Portanto, os candidatos não podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil do (Fies). 

Além disso, o resultado da prova dos treineiros costuma sair semanas depois do resultado oficial.

Com quantos anos pode fazer o Enem?

Na verdade, não existe uma idade mínima para fazer o Enem. O exame é destinado para avaliar o conhecimento dos estudantes nos temas que são abordados durante os anos de Ensino Médio nas escolas do Brasil.

Por isso, a idade para fazer o Enem costuma ser entre 15 e 18 anos. No entanto, ele não é restrito a alunos que estão cursando o Ensino Médio. Qualquer pessoa a partir do 1º ano pode fazer o Enem. Quem está no 1º ou 2º ano fará a prova como treineiro.

Quem está no 3º ano ou já terminou o Ensino Médio, poderá usar as notas do Exame para entrar em alguma faculdade por meio dos programas do governo, como Fies, Sisu e ProUni, ou por outras formas de ingresso nas universidades. Veremos mais sobre isso ainda neste texto.

Vale a pena fazer a prova no 1º ano?

Prestar a prova no 1º ano é uma excelente forma de se acostumar com estilo da prova e se preparar até o 3º ano, quando a prova passa a valer de verdade.

Mesmo não podendo utilizar a nota do Enem para ingressar em uma universidade, os estudantes que fazem o exame nos primeiros anos do ensino médio ganham experiência.

E mais do que isso, segundo o desempenho atingido, os treineiros conseguem saber quais matérias eles precisam estudar mais para o próximo ano.

A partir de que série pode fazer o Enem?

O Enem é a principal prova que avalia os conhecimentos do Ensino Médio brasileiro. No entanto, pessoas que ainda estão no ensino fundamental podem fazer a prova como treineiros mesmo assim. Basta que estejam aptos a se inscrever de acordo com as regras do edital do Enem.

Vale lembrar: a maioria das questões terá assuntos que são vistos em aulas do ensino médio. Se você está no ensino fundamental, pode encontrar temas que ainda não viu em sala de aula.

Veja mais: Tudo o que você precisa saber sobre o Enem!

Como é a prova do Enem?

Visando avaliar todos os temas abordados durante o ensino médio, a prova do Enem conta com 180 questões, mais uma redação. A prova é extensa e aborda todas as áreas do conhecimento, por isso o exame é dividido em dois dias, com tempos de duração diferentes. 

No primeiro dia de prova o candidato irá responder 90 questões e escrever uma redação. Para isso ele terá 5 horas e 30 minutos para responder todas as questões, passar a limpo a redação no caderno de prova e ainda preencher o cartão de respostas com as alternativas escolhidas.

No primeiro dia, os cadernos de prova abordam os seguintes temas:

  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
  • Redigir uma redação sobre o tema proposto

Para o segundo dia de prova, o tempo de duração é menor, pois o caderno de prova contém apenas 90 questões, sem redação. Portanto, no segundo dia de aplicação o candidato terá 5 horas para responder todas as questões e preencher o cartão de respostas sobre os cadernos de prova com os seguintes temas:

  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias 
  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Em geral, o candidato tem 3 minutos para responder cada questão, portanto estar acostumado com esse tipo de prova é muito importante.

Por isso, aqueles estudantes que já começam a treinar e a fazer o Enem logo no primeiro ano do ensino médio têm maior experiência e aprendem a controlar melhor o tempo para cada caderno de questão.

Veja mais:
+Enem pela primeira vez: veja tudo o que você precisa saber
+Redação do Enem: tudo o que você precisa saber

 

Como se inscrever para o Enem no 1º ano?

A inscrição para os estudantes que estão no 1º ano do ensino médio é feita da mesma maneira que os formandos do ensino médio. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do Enem.

O treineiro deverá pagar a taxa de inscrição assim como os demais participantes. A taxa é cobrada da mesma forma, pois o custo de aplicação da prova é o mesmo para qualquer tipo de candidato. 

No entanto, o Enem oferece a oportunidade para pedido de isenção da taxa de inscrição para os estudantes de baixa renda para qualquer modalidade.

Para conseguir a isenção da taxa de inscrição é necessário que o estudante entre com o pedido durante o período estipulado pelo edital do Enem, e envie os documentos comprovando uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa ou que comprove que está inscrito no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.

Se você vai fazer o Enem pela primeira vez neste ano, e ainda não sabe como usar a nota do Enem veja as informações a seguir.

O que fazer com a nota do Enem?

A nota do Enem pode ser utilizada para conseguir ingressar no ensino superior de diversas maneiras: Sisu, ProUni e Fies. 

Sisu

Vamos começar com o acesso às universidades públicas brasileiras. O candidato que realizar a prova poderá usar o Sisu para se candidatar em mais de 100 instituições públicas de ensino superior. 

Saiba mais: Como estudar em Portugal com a nota do Enem

ProUni

Dependendo da nota de corte dos cursos no Sisu, o resultado pode não ser o suficiente para conquistar uma vaga, porém não desanime, essa não é a única maneira de se usar a nota do Enem. 

O MEC criou o ProUni para aumentar o acesso da população ao ensino superior. Através do ProUni você pode usar a sua nota do Enem para conquistar bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) em diversas faculdades privadas do Brasil.

Para participar do ProUni o candidato deve se enquadrar em alguns requisitos socioeconômicos, como; renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer a uma bolsa integral ou renda de até 3 salários mínimos por pessoa para uma bolsa parcial ou possuir alguma deficiência.

Além disso, o candidato deve ter concluído o ensino médio inteiramente na rede pública de ensino ou ter sido bolsista integral em uma escola particular. O ProUni ainda oferece vagas para professores da rede pública de ensino, que tem o objetivo de se matricular em um curso de licenciatura ou de pedagogia. Os professores não precisam comprovar renda familiar.

Vale lembrar que o ProUni exige uma nota mínima de 450 pontos na prova e uma nota maior que zero na redação.

Fies

Para aqueles que não conseguiram uma bolsa através do ProUni, o governo federal possui mais um programa para auxiliar os alunos a conquistarem um diploma de ensino superior. O programa de financiamento estudantil foi criado em 1999 com objetivo de financiar a educação dos estudantes de baixa renda. 

Para ser elegível ao Fies é necessário que o estudante comprove uma renda familiar inferior a 3 salários mínimos por pessoa, e possua uma nota mínima de 450 pontos na prova e não ter zerado na redação.

O Fies ainda permite financiamento tanto para estudantes que já possuem uma graduação completa ou não. Para aqueles que conquistaram uma bolsa parcial através do ProUni, o Fies permite o financiamento do restante para o estudante.

Onde estudar com a minha nota?

Independente do seu resultado no Enem, é importante que você saiba que a nota do Enem permite o acesso a boas instituições de ensino superior, com excelentes estruturas e ótimos professores. Conheça abaixo algumas universidades bem avaliadas no MEC e que oferecem bolsas de até 80%:

Confira também:
+Qual curso posso fazer com 400 pontos no Enem?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.