A redação do Enem é uma das etapas que deixa os estudantes mais apreensivos sobre o exame. Não é para menos, pois há muita coisa em jogo: a nota pode chegar a 1.000 pontos e ser decisiva para o candidato conseguir a tão sonhada vaga no ensino superior.

Durante muitos meses, os candidatos se preparam para se dar bem na redação dissertativo-argumentativa da prova. Uma redação deste tipo cobra habilidades como argumentar e contra-argumentar sobre determinado assunto. Além disso, o Enem determina que ao final do texto o candidato apresente uma proposta para o problema debatido.

Tudo isso exige uma visão ampla sobre o que acontece no Brasil e no mundo, nos aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos. Manter-se bem informado, portanto, é essencial.

Para dar uma mãozinha, selecionamos para você alguns possíveis temas de redação do Enem 2019. Dá uma olhada nas nossas dicas!

Possíveis temas de redação Enem 2019: prepare-se para arrasar

Há uma série de assuntos que têm potencial para estarem entre os possíveis temas de redação do Enem 2019, confira:

Onda conservadora no cenário político brasileiro

As últimas eleições presidenciais deram um novo tom ao cenário político brasileiro, o do conservadorismo, que defende a manutenção de instituições tradicionais.

Liberação de agrotóxicos

Sabemos que o agronegócio movimenta a economia brasileira, mas algumas de suas práticas ao longo do tempo foram bastante prejudiciais ao meio ambiente e à saúde da população, como o uso de alguns agrotóxicos. A aplicação de parte desses aditivos estava proibida, mas foi liberada recentemente. Isso dá um bom tema para debate e para a redação do Enem 2019.

Violência contra a mulher, racismo, homofobia

Esses temas são recorrentes e estão sempre em pauta nas principais mídias. Apesar de campanhas de conscientização e de leis para a garantia de direitos cidadãos, os números de ocorrências de crimes de racismo, homofobia e contra mulheres não diminuem no país. Ou seja, esses temas podem voltar aparecer no Enem.

Direitos coletivos

A extinção do Ministério do Trabalho (MTE) impactará diretamente a relação patrão -empregado e a CLT. Lembre-se que o MTE era o responsável pela emissão de carteiras de trabalho e pela agência de empregos SINE.

Outro tema que se encaixa aqui é a Reforma da Previdência, que tem causado bastante burburinho devido à diminuição dos valores da aposentadoria e o aumento do tempo de contribuição.

Brasil pode sair do Acordo de Paris

Enquanto vários países se unem para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 e do Acordo de Paris, nosso governo cogita retirar o Brasil deste acordo, cujo objetivo é conter o aumento do aquecimento global.

Terapia com eletrochoque

Há algumas semanas, o Ministério da Saúde publicou um documento no qual dá aval ao tratamento com eletrochoque, liberando a compra dos aparelhos pelo SUS. Na mesma nota, há outro tema polêmico: a internação de crianças em clínicas psiquiátricas.

Estatuto do desarmamento

A indústria bélica movimenta muito dinheiro, daí o interesse por parte de empresários do setor na aprovação da medida. Trata-se de uma ruptura nos encaminhamentos político-sociais, pois saímos de um governo desarmamentista e entramos em um que defende a posse de armas.

A violência no Brasil também é uma pauta forte, que pode virar tema da redação de 2019.

Desastres ambientais

O rompimento da barragem em Brumadinho/MG causou centenas de mortes e muitos danos ambientais. Os impactos no meio ambiente são devastadores. A pauta é uma forte candidata a tema do Enem 2019.

Outros possíveis temas:

  • Corrupção no Brasil

  • Militarização em todos os escalões do governo

  • Privacidade na internet

  • Reaparecimento de doenças erradicadas (sarampo, poliomielite e outras)

  • Os impactos das fakes news na sociedade

  • Maus tratos e abandono de animais

  • Desafios da mobilidade urbana

Ao se preparar para a redação do Enem, tenha em mente que:

  • Várias dessas opções que apresentamos se cruzam. Por exemplo: caso o meio ambiente seja tratado de forma geral, você poderá incluir em sua argumentação o rompimento da barragem, o Acordo de Paris, a liberação de agrotóxicos perigosos e outros.

  • Cuidado quando escrever sobre temas com viés político para não tomar partido. O tom deve ser imparcial, você precisa argumentar e contra-argumentar, não defender uma ideologia.

  • É preciso estar sempre bem informado sobre os acontecimentos importantes do Brasil e do mundo.

  • Pesquise a fundo as notícias, para não se basear em uma fake news.

  • Use fortes argumentos para defender suas ideias e propor soluções. Exemplo: se você for falar sobre o abandono de animais, pegue casos como o da Holanda, que se tornou o primeiro país sem animais abandonados.

Onde você pode estudar com a nota do Enem

Sabia que você pode ingressar em universidades públicas e privadas por meio da nota do Enem nos programas Sisu e ProUni?

Além desses, há instituições de ensino nas quais a sua nota lhe dá acesso direto aos cursos de graduação, com mensalidades mais acessíveis.

Autorizadas e reconhecidas pelo MEC, estas instituições oferecem um diversificado leque de opções de cursos:

Leia também:

Exemplos de redação nota 1000 do Enem para você se inspirar

Fique por dentro das competências exigidas na redação do Enem

O que você achou sobre os possíveis temas de redação do Enem 2019? Tem algum outro a adicionar à nossa lista? Conte para a gente nos comentários!