O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a maior prova aplicada no país, com milhões de estudantes inscritos, de todas as regiões do país.

Para 2020, o exame trouxe uma enorme novidade, que é o formato digital da prova, a qual milhares de estudantes poderão fazer diretamente no computador, em uma instituição autorizada a aplicar a prova, escolhida pelo próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).

Saiba mais sobre a prova digital do Enem e veja como se inscrever! 

O que é a prova digital do Enem?

Com a intenção de diminuir o número de fraudes e aumentar a segurança durante a aplicação das provas, o Inep criou a prova digital do Enem.

Nessa prova, o estudante terá as mesmas disciplinas da prova tradicional, porém com questões mais interativas. 

A redação também vai continuar sendo cobrada, mas deverá ser digitada pelo estudante no computador em que realizará o exame.

As provas vão continuar sendo aplicadas em dois domingos seguidos e com o mesmo tempo da prova tradicional. 

Na primeira edição, a prova digital do Enem será aplicada em 15 capitais (Manaus, Belém, João Pessoa, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande), mas o objetivo é que em 2026 seja aplicada apenas essa modalidade da prova em todo o país. 

Como se inscrever na prova digital do Enem?

Para participar da prova digital, o candidato deve acessar o site oficial do Enem no mesmo período de inscrição da modalidade tradicional, em maio. 

Em 2020, só será possível a inscrição de 50 mil estudantes na modalidade digital e todos devem realizar a prova em uma das capitais selecionadas.

Quem pode fazer prova digital do Enem? 

Para realizar o Enem digital é necessário que o estudante tenha concluído o ensino médio ou esteja concluindo. 

Aqueles candidatos que ainda estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio podem fazer como treineiros, porém a nota não poderá ser utilizada para ingressar em uma faculdade.

Na primeira edição do Enem digital somente os estudantes de Manaus, Belém, João Pessoa, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande, vão poder se inscrever. 

Como será a prova digital do Enem? 

A prova digital será aplicada em dois domingos, com o total de 180 questões objetivas e uma redação.

1º dia — áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e
    Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e
    Sociologia.

2º dia — áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

O horário da prova digital do Enem deve ser o mesmo da prova tradicional:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

Quando sai o resultado da prova digital do Enem?

O resultado da prova digital do Enem será divulgado no mesmo período do resultado da prova tradicional, geralmente no mês de janeiro. 

Com o resultado é possível:

Inscrever-se no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e concorrer a vagas nos cursos disponíveis em todas as instituições públicas do país. 

Inscrever-se no ProUni (Programa Universidade para Todos) e concorrer a bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) de faculdades particulares espalhadas por todas as regiões do Brasil. 

Participar do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e concorrer ao financiamento de toda a sua graduação, começando a pagar só após a formação.

 

Ingressar em faculdades particulares apenas com a nota do Enem, sem precisar realizar vestibular, e ainda concorrer a bolsas e descontos diretamente com a instituição de ensino.

 

Onde estudar com a nota da prova digital do Enem? 

Antes de se inscrever em uma faculdade, é preciso saber se a instituição escolhida é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), pois só assim ela poderá emitir diplomas válidos, não gerando problemas futuros para a sua formação.

Fizemos uma lista de instituições com boas notas nas avaliações do MEC e que participam de programas do governo, como o ProUni e FIES, e ainda possuem o ingresso direto pelo Enem. 

As faculdades abaixo dispõem de bolsas, descontos e financiamentos próprios, sem burocracia para os seus novos alunos. Confira:

Veja mais:

Conheça o edital do Enem e conheça as matérias das provas 

Teste Vocacional Grátis 

Já sabe como vai usar a sua nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!