Literatura, História, Geografia, Química, Matemática, Biologia... as matérias que caem no Enem são aquelas que você já se acostumou a estudar durante o ensino médio. Elas só estão organizadas de uma forma diferente.

E ainda tem a redação. Uma boa nota nessa prova pode aumentar bastante suas chances de entrar na faculdade ou conseguir vagas em programas do governo usando a nota do Enem.

Mas não é só com a prova em si que você tem que estar preocupado. É fundamental saber como funciona o exame e estar por dentro das datas e prazos mais importantes.

Aqui vamos contar tudo para você: como são as provas do Enem 2018, as principais datas e o que fazer com o seu desempenho no exame. Descubra tudo agora mesmo!

Como vai ser a prova do Enem 2018?

As provas do Enem 2018 ocorrem em dois dias: 4 e 11 de novembro. As questões são de múltipla escolha, com um enunciado e cinco alternativas, sendo que somente uma é a correta.

Para cada área do conhecimento – são quatro, ao todo –, serão 45 perguntas, totalizando, portanto, 180 questões nos dois dias de exame.

Veja os assuntos de cada dia:

Provas do Enem no dia 4 de novembro

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

• Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

• Redação

Provas do Enem no dia 11 de novembro

• Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.

• Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Como você pode ver, no dia 4 também acontece a prova de redação, que deve ser desenvolvida em até 30 linhas. O modelo solicitado é o dissertativo-argumentativo.

O assunto só vai ser revelado na hora da prova e costuma ser extraído de alguma questão relacionada à realidade socioeconômica brasileira. Por isso, é muito importante acompanhar as notícias e debates sobre os assuntos mais variados que estão em destaque no país.

Você pode adquirir o hábito de debater entre amigos, para ir afinando opiniões e treinando a argumentação e defesa de seus pontos de vista.

Quanto mais você treinar, melhor – pegue, por exemplo, temas de outras edições do Enem para servir como base e pratique o texto dissertativo-argumentativo. É legal também acompanhar as correções e comentários de professores e especialistas.

E tenha muito cuidado com os erros que podem zerar a sua redação. Fugir do tema proposto, escrever menos de sete linhas ou disseminar ofensas e preconceitos, por exemplo, são alguns dos deslizes que você deve evitar.

No edital do Enem 2018 você pode ver mais detalhes sobre a correção das redações e outros detalhes importantes relativos ao exame. Recomendamos que você leia esse documento, que pode ser acessado a partir da página oficial do Enem.

Enem 2018 – dicas para o dia da prova

Nossa primeira dica é ficar muito atento aos horários. Os portões abrem às 12 h e fecham às 13 h. Depois, não dá mais para entrar! As provas começam às 13h30.

Não deixe para chegar em cima da hora. O bom mesmo é tentar estar em frente ao local das provas antes das 12 h.

Há uma pequena diferença no horário de encerramento das provas. No dia 4, que é o dia da redação, ela vai até as 19 h. No dia 11, o exame acaba às 18h30.

Outra dica importante é sobre o que levar no dia. Seu documento de identificação deve ser original, oficial e com foto. Fotocópias, mesmo que autenticadas em cartório, não serão aceitas.

A caneta para fazer as provas deve ser esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. É aconselhável também levar o seu Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que você pode baixar e imprimir a partir do site do Enem.

Enem 2018 – principais datas

Tirando o dia das provas, a data mais importante que você não pode perder, claro, é a das inscrições. Não durma no ponto! Embora as provas sejam só em novembro, você tem que se inscrever bem antes: o período vai de 7 a 18 de maio.

A inscrição deve ser feita pelo site oficial do Enem.

O prazo para o pagamento da inscrição é um pouco maior: de 7 a 23 de maio. A taxa é de R$ 82.

No dia 22 de outubro serão publicados os locais exatos das provas

Os dias das provas você já sabe: 4 e 11 de novembro, em dois domingos consecutivos.

Em 14 de novembro saem o gabarito oficial e os cadernos de questões.

E, por fim, em janeiro de 2019 sai o resultado oficial do Enem 2018.

O que posso fazer com a nota que eu tirar nas provas do Enem 2018?

O Enem está cada vez mais importante. Além de garantir acesso a cursos superiores, ele também funciona como critério de seleção de programas do governo como o FIES e o ProUni. Veja mais detalhes:

Enem para entrar na faculdade

Centenas de faculdades de todos os estados do Brasil aceitam as notas do Enem como critério de seleção, em uma modalidade chamada ingresso direto. O sistema varia de acordo com a. Em alguns casos, 300 pontos na média geral das provas já podem ser suficientes para conseguir uma vaga, sem ter que fazer vestibular. Em universidades públicas, dá para entrar com a nota do Enem via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu acontece duas vezes por ano e para se inscrever basta não ter zerado na redação do Enem mais recente.

Enem para concorrer ao FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil financia as mensalidades de cursos superiores para alunos de baixa renda. Se você se encaixa nos critérios financeiros, vai precisar de uma boa pontuação no Enem para passar. A nota necessária varia de acordo com fatores como número de vagas e procura pelo curso. O desempenho mínimo para se inscrever é de 450 pontos na média geral das provas e nota acima de zero na redação.

Enem para tentar bolsa do ProUni

O Programa Universidade para Todos distribui bolsas de estudo em universidades de todo o país, em todas as áreas do conhecimento, em graduações presenciais e a distância. Essa iniciativa do governo guarda algumas semelhanças com o FIES: é voltada para estudantes de baixa renda que tiveram bom desempenho no Enem. Aqui, para se inscrever também é preciso apresentar pelo menos 450 pontos na média geral das provas, sem ter zerado na redação.

Faculdades que selecionam alunos pelas notas do Enem

Confira agora uma pequena lista de universidades que aceitam as notas do Enem para selecionar estudantes. Elas também trabalham com o FIES e o ProUni.

Todas as instituições da lista são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:

As profissões mais bem pagas

Como vão os seus estudos para o Enem 2018? Acha que está bem preparado? Deixe aqui seus comentários!