Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Veja quando sai o resultado da lista de espera do Sisu 2021

29 de janeiro de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Muita gente fica confusa para saber quando sai o resultado da lista de espera do Sisu 2021. Afinal, existe mais de uma chamada no programa. Vem conferir!

Depois que você fizer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , existem algumas possibilidades para que você dê início aos seus estudos e comece a trilhar o seu caminho em busca de um diploma de curso superior.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é uma destas possibilidades! Este programa concede vagas em universidades públicas federais e estaduais, sem qualquer tipo de mensalidade. 

Entretanto, qual é a nota que preciso tirar no Enem para participar do Sisu? Bom, isso depende de muita coisa! Após a realização e correção da prova e conforme os candidatos vão se inscrevendo para determinado curso e instituição de ensino, a nota de corte naquela opção vai se alterando. Por isso, é preciso ficar sempre de olho no portal do Sisu para não perder uma boa oportunidade.

Além disso, é possível que você mude sua opção de curso ou de instituição de ensino quantas vezes desejar, diferentemente de outros vestibulares como o da Unesp, em que o candidato consegue escolher somente uma opção de curso antes da prova. Isso dá maior liberdade ao candidato, além da vasta possibilidade.

Como se inscrever na lista de espera do Sisu 2021?

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os primeiros dados relativos ao Sisu serão divulgados dia 29 de março, após a divulgação dos resultados do Enem 2020.

O Sisu possui duas chamadas anuais, uma no início do ano e outra que acontece no segundo semestre. Isso é feito porque nem todo mundo consegue entrar de primeira, não é verdade?

E, isso nem sempre se deve apenas a desempenhos baixos e medianos mas também a pouca oferta de vagas em comparação à quantidade de inscritos, é claro. Além disso, existe um período para desistência daqueles alunos já aprovados e matriculados.

Por isso, quando um aluno é convocado para a primeira chamada, ele tem um prazo para levar os documentos necessários para sua matrícula na faculdade escolhida. Quando, por ventura, esse candidato desiste da vaga neste meio tempo, ela volta a ficar disponível, dando lugar aos próximos candidatos na lista de espera.

Não fique aflito nesse processo, pois pode demorar um pouco para que você seja chamado na lista de espera – até três meses! Ademais, é comum que essa outra chamada não seja atualizada o tempo todo no sistema do Sisu. Portanto, é preciso que você espere um contato da universidade que escolheu, o qual geralmente acontece por meio de ligação telefônica. 

Fiquei de fora da lista de espera no Sisu 2021. E agora?

Mesmo com um bom desempenho nas provas, o corte de alguns cursos do Sisu podem acabar subindo além do esperado quando outros candidatos começam a se inscrever na plataforma e demonstrar interesse por determinada vaga. 

Por isso, pode acontecer de você não conseguir aquela tão sonhada graduação pelo Sisu. Mas isso não é motivo para desistir, afinal, sua nota do Enem vale para outros processos. Dá só uma olhada:

Como funciona o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa governamental que concede bolsas parciais ou integrais em instituições particulares para alunos que realizaram a prova do Enem. Além disso, alguns critérios podem ser levados em consideração no momento da concessão de vagas. Como exemplo, podemos mencionar os alunos oriundos de escola pública e as pessoas que se autodeclararam pretas, pardas ou indígenas. 

Como funciona o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite que você financie a sua graduação em uma faculdade particular. Ou seja, durante o curso você não irá pagar as mensalidades. Entretanto, depois que você já estiver formado ou formada, existe um prazo para que você quite a sua dívida.

Como funciona o ingresso direto?

O ingresso direto é ideal para quem não conseguiu as opções mencionadas acima mas ainda tem o grande sonho de continuar o estudos e receber um diploma de curso superior. Por isso, algumas instituições de ensino particulares concedem bolsas a partir da prova do Enem feita pelo candidato.

Essas bolsas são disponibilizadas pela própria instituição e não exige nenhuma outra prova além do Enem para que você concorra à vaga. Entretanto, é preciso escolher sua futura faculdade com bastante carinho e atenção.

Portanto, a gente separou para você uma mini listinha de instituições de Ensino Superior que concedem vagas em suas turmas por meio do ingresso direto e de outros programas internos. Cada uma delas possui cursos certificados pelo Ministério da Educação (MEC) e uma boa nota em seus cursos disponíveis, detalhes super importantes na hora de escolher um bom lugar para estudar. Dá só uma olhada:

Leia também: Veja que cursos estão disponíveis no Sisu 2021

E aí, de acordo com seu desempenho no Enem , qual modalidade de programa você deseja escolher? Já encontrou o curso e a universidade ideais? Divide suas ideias aqui com a gente por meio dos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.