O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) tem ajudado milhares de pessoas a concluírem o ensino fundamental ou médio com apenas uma avaliação. 

Para obter o certificado por meio do Encceja 2019, o candidato terá que ser aprovado em todas as provas do exame, inclusive redação, mas caso ele não consiga, poderá realizar apenas a prova que teve nota baixa na próxima edição. 

Se você fez o Encceja 2019 e está ansioso para saber se conseguiu concluir o ensino fundamental ou médio, veja agora quando será divulgado o resultado! 

Quando sai o resultado do Encceja 2019 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que resultado do Encceja 2019 foi divulgado no dia 6 de dezembro

Para conferir o resultado, siga os seguintes passos:

  • Acesse o portal do Inep e clique no link do Encceja que aparece na página inicial;
  • Dentro do site do Encceja, clique em “Página do Participante”;
  • Informe seu CPF, digite sua senha cadastrada no ato da inscrição, selecione a figura de teste indicada e clique em “Enviar”;
  • Na próxima tela, você terá acesso ao seu cartão, com as informações sobre sua inscrição e suas notas. 

Para conseguir o certificado de ensino fundamental ou médio, é preciso ter tirado 100 pontos ou mais (de um máximo de 180) em cada uma das provas que compõem o exame e ter obtido pelo menos 5 na redação.

Como conseguir o certificado do ensino fundamental ou médio?

Se obteve a pontuação necessária no Encceja 2019 para garantir a conclusão do ensino fundamental ou médio, o próximo passo é solicitar o seu certificado. 

Para solicitar, você deve procurar a instituição certificadora que escolheu no momento da inscrição para emitir o seu certificado ou a declaração. 

Apesar de cada instituição ter o seu prazo e os seus critérios para a emissão desses documentos, o candidato deve comparecer ao local e apresentar os seguintes documentos:

  • CPF (original e cópia);
  • Carteira de identidade (original e cópia);
  • Boletim impresso com o resultado, que estará disponível na página do participante dentro do portal do Inep.

O prazo para ter em mãos o certificado ou a declaração vai variar de acordo com a instituição certificadora. 

O que fazer com o resultado do Encceja 2019? 

Se conseguiu concluir o ensino fundamental com o Encceja 2019, você agora pode continuar os seus estudos, iniciando o ensino médio ou até mesmo realizando algum curso técnico ou de capacitação.

Os estudantes que conseguiram concluir o ensino médio já podem iniciar 2020 realizando uma graduação, em uma universidade pública ou privada. 

O certificado emitido pelo Encceja deve ser aceito por todas as instituições de ensino superior, em cursos de todas as áreas de conhecimento e modalidades.

Se você quer se matricular em uma faculdade logo após a emissão do seu certificado, confira as instituições, reconhecidas pelo MEC, que sempre estão formando novas turmas em diversos tipos de cursos:

Todas as faculdades acima dispõem de bolsas de estudo, descontos e financiamentos próprios, sem burocracia, para os seus novos alunos! 

Veja mais:

Descubra como entrar na faculdade sem fazer vestibular

Quem pode fazer o Enem?

O que vai fazer após pegar o seu certificado? Conte para a gente aqui nos comentários!