Em 2020, milhões de brasileiros devem buscar no Enem uma forma de conquistar um sonho: fazer faculdade.

O exame, previsto para o começo de novembro, tem quatro provas objetivas e uma redação. As respostas para cada um das 180 questões são divulgadas em seguida, mas o resultado demora um pouco para sair.

Veja aqui quando sai o resultado do Enem 2020 e o que você vai poder fazer com seu desempenho!

Resultado do Enem 2020

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a data em que vai liberar o acesso ao resultado do Enem 2020.

Se o calendário seguir o padrão dos últimos anos, os participantes do Enem 2020 devem saber suas notas cerca de dois meses após a aplicação das provas, na metade de janeiro de 2021.

Como usar o resultado do Enem 2020

Para tirar o melhor proveito do seu tão suado desempenho no Enem 2020, o ideal é começar desde já a planejar o que vai fazer com ele.

Ao conhecer todas as possibilidades, você aumenta suas chances de sucesso e já pode tomar uma atitude mais certeira quando o resultado chegar.

Aqui, vamos contar como você poderá usar sua nota do Enem 2020:

Ingresso Direto com o Enem 2020

O ingresso direto é uma forma descomplicada de entrar na faculdade particular. Não tem requisito de renda familiar, não exige nenhuma papelada mirabolante e nem envolve outras provas.

Com ele, você apresenta sua nota do Enem e já pode fazer a matrícula, caso atinja a pontuação solicitada pela faculdade. Simples assim.

Esse método de entrada no ensino superior está disponível em inúmeras faculdades privadas, presenciais e a distância, por todo o Brasil. Vale para quase todos os cursos, presenciais e a distância.

Sisu com o Enem 2020

Quem fizer o Enem 2020 e não zerar a redação poderá participar do Sisu 2021. O processo seletivo que distribui vagas em universidades públicas deve ter duas edições: uma assim que saírem os resultados do Enem e outra no meio do ano.

Vale apenas para cursos presenciais.

ProUni com o Enem 2020

O ProUni tem mais de exigências do que o Sisu. Para concorrer a uma bolsa do ProUni em 2021 é preciso ter feito pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Só pode participar quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, não tem diploma de nível superior e estudou em escola pública durante todo o ensino médio (ou foi bolsista integral de escola particular).

As bolsas do ProUni podem ser parciais ou integrais e valem para cursos presenciais e a distância.

FIES com o Enem 2020

O FIES distribui financiamento estudantil a juros baixos (ou zero, dependendo da renda familiar do candidato). A dívida só começa a ser cobrada depois da formatura.

Para concorrer a uma vaga é obrigatório ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem, sem ter zerado a redação.

O FIES só vale para cursos presenciais.

Onde estudar com o Enem 2020

Selecionamos para você algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode estudar com sua nota do Enem 2020. Todas têm programas de bolsa, financiamento, descontos e convênios sem burocracia.

Conheça:

Veja também:

Descubra onde é possível usar a nota do Enem 2020

Vai tentar vaga em qual curso com sua nota do Enem 2020? Conte para a gente!