Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Quanto precisa tirar no Enem pra passar em Gastronomia

12 de janeiro de 2019
nota de corte gastronomia
Imagem do autor
Escrito porRedação

Quer saber quantos prontos precisa para passar em gastronomia no Enem? O curso tem crescido muito no Brasil, e a principal forma de ingresso nas faculdades é pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Ele já pode ser visto em dois tipos de graduação: bacharelado, mais complexo, e tecnológico, mais direto. O bacharelado em Gastronomia tem a duração média de 4 anos e o tecnológico pode ser feito em até 2 anos.

Os dois diplomas são de ensino superior e o que os diferencia é que o curso tecnológico é totalmente voltado ao mercado de trabalho, concentrando a sua maior parte na prática, enquanto o bacharelado se aprofunda em temas que vão além do dia a dia na cozinha.

Hoje é possível ingressar em um curso superior de Gastronomia com a nota do Enem. Então, separamos para você os processos seletivos disponíveis para esse curso e a nota de corte para gastronomia exigida para a inscrição.

Como usar uma nota do Enem para entrar em Gastronomia?

Existem várias formas de usar a nota do Enem para ingressar no curso de Gastronomia, veja:

Gastronomia pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) dispõe de vagas em diversas universidades públicas do país, sendo o primeiro processo seletivo após o resultado do Enem e o mais concorrido. Para participar do processo, é necessário ter feito o último Enem e não ter zerado a redação.  

O curso de Gastronomia não é oferecido em todas as universidades públicas, o que torna muito concorrido. A nota mínima para ingressar nesse curso pelo Sisu fica na média de 667 pontos, mas já teve edições nas quais o mínimo foi de 762 pontos, dificultando muito a entrada.

Nos exames mais recentes, a maior nota de corte foi de 728 pontos, enquanto a menor foi de 605 pontos.

Nota de corte Gastronomia na UFRJ

A maior nota de corte de Gastronomia pelo Sisu é para fazer o curso na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das mais famosas e concorridas do Brasil. Para serem aprovados pelo Sisu e fazer o curso na instituição, os candidatos precisaram tirar uma nota acima de 728 no Enem dos últimos anos.

Gastronomia pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de baixa renda. Para participar do processo, é necessário ter feito o Enem, especificado no mínimo 450 pontos e não ter zerado a redação. Além disso, o candidato precisa obedecer aos requisitos de renda, de acordo com o tipo de bolsa escolhida.

O curso de Gastronomia é disponibilizado em cerca de 260 faculdades particulares. Com isso, fica mais fácil de conseguir uma bolsa pelo ProUni, já que todas as faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) podem participar do processo.

A nota mínima para ingressar no curso de Gastronomia pelo ProUni já chegou a ser entre 450 e 700 pontos. Houve essa grande variação, pois as notas alteradas de acordo com a faculdade escolhida, turno, modalidade, campus e tipo de concorrência (ampla ou cotas). Em geral, a nota de corte média para passar em Gastronomia no Prouni é de 557 pontos no Enem.

No ProUni, o estudante tem acesso a essas pontuações no segundo dia de inscrições. Por isso, ele deve ficar sempre atento às necessidades, já que ele pode alterar seu cadastro até o último dia deste período.

Gastronomia pelo Fies

O Financiamento Estudantil (Fies) é uma boa opção para quem não conseguir sucesso no Sisu e ProUni. Nele o estudante financeiro toda a sua graduação e paga apenas após se formar.

Qualquer curso presencial pode ser financiado pelo FIES. Porém, para se inscrever, é necessário ter feito alguma edição do Enem, desde 2010, ter descrito, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado a redação.

Na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) a distância, o mínimo exigido para ingressar no curso de Gastronomia, em uma edição recente, foi de 455 pontos. Na mesma edição, a maior nota de corte para Gastronomia foi de 630 pontos.

Ingresso direto em faculdades particulares

Muitas faculdades já oferecem esse tipo de processo seletivo, o que facilita a vida dos estudantes que não se enquadram nas regras dos programas do governo ou que não conseguiram obter uma vaga.

Nesse tipo de processo, o estudante só precisa ir ao site da instituição escolhida e seguir as instruções para se inscrever no processo seletivo. Feito isso, é só aguardar o resultado.

Esse processo é livre de burocracia e não tem nenhuma nota mínima exigida. Após o resultado, basta o estudante ir à faculdade realizar sua matrícula e começar a estudar. A maioria dessas faculdades dispõe de bolsas de estudo e financiamentos sem burocracia.

Nota de corte de Gastronomia no Enem

Para saber quanto precisa tirar no Enem para passar em Gastronomia é importante dar uma olhada em edições anteriores da prova. Assim, é possível ter uma noção de como foi o desempenho dos últimos aprovados nas faculdades que usam o exame como forma de ingresso

Veja a estimativa de notas de corte em Gastronomia no Enem*.

Nota de corte de Gastronomia no Sisu

  • Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ) – 728,04
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Ceará (IFCE) – 714,21
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Ceará (IFCE) – 687,03
  • Instituto Federal De Educação, Ciencia E Tecnologia De Brasilia (IFB) – 679,40
  • Universidade Federal Do Ceará (UFC) – 67,34
  • Universidade Federal Da Paraíba (UFPB) – 664,51
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Santa Catarina (IFSC) – 654,42
  • Universidade Federal Da Bahia (UFBA) – 653,93
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De São Paulo (IFSP) – 653,04
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Fluminense (IFF) – 649,24
  • Universidade Federal Rural De Pernambuco (UFRPE) 645,14
  • Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Baiano (IFBA) 605,54

Notas de corte de Gastronomia no Prouni

Essas foram as maiores notas de corte para ampla concorrência de bolsas integrais nas últimas edições do Prouni, sendo que a nota de corte média foi de 557.

  • Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi) – 691,64
  • Universidade Vila Velha (UVV) – 687,98
  • Universidade Potiguar (UnP) – 682,38
  • Universidade Anhembi Morumbi – 680,88
  • Centro Universitário Regional Do Brasil (Unirb) – 678,06
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie – 675,52
  • Centro Universitário Una – 674,78
  • Centro De Ensino Superior De Juiz De Fora (UniAcademia) – 670,42
  • Universidade Santo Amaro (Unisa) – 668,48
  • Universidade de Marília (Unimar) – 664,86

* As notas são estimativas realizadas pela plataforma Quero Bolsa com base em notas de corte de Gastronomia nos anos anteriores.

Onde estudar Gastronomia com a nota do Enem

Existem muitas faculdades particulares que não oferecem o curso de Gastronomia. No entanto, antes de se matricular, deve ser verificado se a instituição é reconhecida pelo MEC, pois só assim terá o seu diploma válido.

Para ajudar, separamos algumas instituições que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC:

Vale lembrar que além de participarem dos programas do governo federal, essas faculdades oferecem bolsas e financiamentos próprios sem burocracia, sendo mais fácil começar os seus estudos.

Veja também:

Veja as melhores faculdades de Gastronomia do Brasil

Bolsas de estudo para Gastronomia em Minas Gerais.

Vai usar a nota do Enem para ingressar na faculdade de Gastronomia? Conte pra gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.