Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Veja quantos pontos são necessários para passar no Enem 2018

28 de outubro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 deve saber que um bom desempenho pode abrir muitas portas.

Para se ter uma ideia, o Enem é considerado hoje o maior vestibular do Brasil. Isso porque centenas de universidades do país inteiro aceitam as notas do Exame para selecionar novos alunos e, em muitos casos, não é preciso nem fazer vestibular.

Além disso, a pontuação obtida no Enem é usada como critério de classificação no FIES e no ProUni, dois abrangentes programas governamentais que facilitam a vida de estudantes de baixa renda que querem fazer faculdade.

Descubra agora mesmo quantos pontos você precisa tirar no Enem para conquistar uma vaga na faculdade e em programas como o FIES e o ProUni!

Quantos pontos preciso para passar no Enem 2018?

Primeiro, vamos esclarecer uma coisa: você não vai exatamente “passar no Enem”.

O Enem não é nenhuma faculdade ou instituição específica, e sim um exame que vai demonstrar o nível de conhecimento que você adquiriu no ensino médio.

O que acontece é que, uma vez demonstrado seu nível de conhecimento por meio do Enem, seu desempenho no exame pode ser usado em muitas situações.

Uma boa pontuação no Enem pode permitir, por exemplo, passar no FIES, no ProUni ou em uma faculdade. Vamos explicar melhor a seguir.

Quantos pontos preciso no Enem 2018 para passar na faculdade?

É cada vez mais comum entre as universidades brasileiras a prática de usar as notas do Enem para selecionar alunos.

Em muitas delas, o acesso pode ser direto, sem ter que fazer vestibular. Outras usam um sistema misto, em que as notas do vestibular podem ser completadas com as do Enem.

Como cada instituição tem autonomia para definir seus processos seletivos, não dá para dizer um número exato de pontos que você precisa tirar no Enem para conseguir uma vaga. As exigências variam de acordo com fatores como semestre, unidade, curso, período de estudos, etc.

A Faculdade Pitágoras de Minas Gerais, por exemplo, utiliza o seguinte sistema: o candidato pode optar por não fazer o vestibular e usar somente o resultado do Enem. Para isso, ele tem que apresentar nota igual ou superior a 20 na redação.

A partir daí, ele entra em um processo de concorrência com outros candidatos que também optaram por usar as notas do Enem.

Já no caso da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), o candidato pode concorrer a uma vaga a partir de 300 pontos ou mais no Enem e, ainda por cima, ganhar desconto nas mensalidades, conforme a sua pontuação.

Os descontos são graduais: quem fez de 300 a 499 pontos paga 10% a menos na mensalidade. Quem fez de 450 a 549 ganha 20% de abatimento, e assim por diante, até chegar aos 100% de desconto durante todo o curso para quem pontuou acima de 750.

Vale a pena entrar nos sites das faculdades para ler com atenção o regulamento para cada caso.

No caso de universidades públicas que usam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), não há desempenho mínimo para concorrer, basta não ter zerado a redação. No entanto, a pontuação para passar precisa ser bem mais alta, podendo superar os 900 pontos em cursos mais concorridos, como Medicina.

Quantos pontos preciso no Enem 2018 para o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo que ajuda a pagar as mensalidades de cursos superiores.

Durante o curso, o aluno vai acumulando uma dívida, que será cobrada depois da conclusão da faculdade, a juros baixos e em várias parcelas.

Para se inscrever, é preciso cumprir determinados critérios socioeconômicos, já que o FIES está voltado para pessoas de baixa renda. Além disso, não pode ter zerado na redação e precisa ter obtido pelo menos 450 pontos na média geral das provas do Enem.

A luta pelas vagas vai depender do desempenho dos outros concorrentes. Se a procura por determinado curso tem muitos inscritos e poucas vagas, a tendência é que a nota necessária do Enem seja mais alta.

Para cursos como os de Medicina, por exemplo, a nota necessária para ganhar um financiamento do FIES pode facilmente ultrapassar os 750 pontos no Enem. Em graduações menos concorridas, 500 pontos podem ser suficientes para conseguir o benefício.

Quantos pontos preciso no Enem 2018 para o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) distribui bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em cursos presenciais e a distância de faculdades de todo o Brasil.

A iniciativa também é do governo federal e está focada em estudantes de baixa renda. Por isso, o principal requisito para se inscrever é socioeconômico. O programa também utiliza as notas do Enem na classificação dos candidatos.

A pontuação mínima para entrar na disputa é de 450 pontos na média geral das provas e mais do que zero na redação. Mas, é claro, quanto melhor tiver sido seu desempenho, mais chances você terá de conseguir o benefício para a vaga desejada.

As notas necessárias para passar no ProUni em cada faculdade e curso também variam bastante. As graduações mais concorridas podem chegar a pedir 800 pontos, enquanto as de menor procura costumam se situar entre 450 e 500 pontos.

Tanto o ProUni quanto o FIES divulgam as notas de corte atualizadas no período em que as inscrições estão abertas.

Faculdades que aceitam as notas do Enem como forma de ingresso

São muitas as faculdades que aceitam a nota do Enem hoje em dia, o que deixa muita gente perdida.

Destacamos algumas das melhores para você iniciar sua pesquisa com segurança. Elas reúnem as seguintes características:

• São reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante a validade dos diplomas em todo o Brasil.

• Além de reconhecidas, são super bem avaliadas pelo MEC, o que pode fazer toda a diferença na hora de procurar emprego.

• Trabalham com processos seletivos que consideram a nota do Enem.

• Participam do FIES.

• Participam do ProUni.

• Trabalham com outros benefícios, como bolsas e parcelamentos sem burocracia, convênios e descontos.

Confira:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:

Conheça os assuntos mais importantes do Enem 2018

Está preparado para arrasar no Enem 2018? Qual sua expectativa de desempenho? Conte tudo aqui para a gente!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.