Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Descubra que nota precisa tirar no Enem pra passar em Design

10 de janeiro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Atualmente, diversas faculdades em todo o país usam a nota do Enem como as notas de corte de seus vestibulares, e também em processos seletivos de bolsas de estudos e programas de financiamento.

Mas, se o que você busca é entrar no curso de Design em uma boa faculdade por meio da nota do Enem, deve ficar atento e verificar se sua pontuação corresponde a pontuação mínima para entrar no curso desejado.

Há diferentes formas de usar a nota do Enem para ingressar em um curso, como por meio de programas do governo federal, ou programas de ingresso imediato nas faculdades.

No caso dos cursos de Design, assim como para todos os outros, a nota de corte do Enem usada como parâmetro em cada um dos programas varia de ano para ano e de programa para programa, sendo divulgada após os resultados no exame.

 

A seguir, conheça alguns deles.

Processos seletivos que usam a nota do Enem

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa do MEC (Ministério da Educação) que seleciona e aloca estudantes em universidades federais e estaduais, disponibiliza anualmente milhares de vagas em mais de 100 instituições de ensino ao redor do Brasil. Esse programa utiliza a nota do Enem para sua classificação e costuma ter altas notas de corte para seleção de novos alunos.

Há também um programa do governo federal, o ProUni (Programa Universidade para Todos) que  seleciona candidatos à bolsas de estudos em universidades da rede particular de todo o país. Outra possibilidade, então, é usar o resultado alcançado no Enem para o FIES, um programa do Ministério da Educação, de financiamento estudantil dedicado a estudantes de baixa renda.

Se nenhuma dessas possibilidades é do seu interesse, saiba que ainda há uma série de boas faculdades que oferecem caminhos para ingresso direto por meio da nota do Enem, ofertando programas próprios de financiamento estudantil, além das disputadas bolsas de estudos.

Confira abaixo a média da nota de corte dos últimos anos dos processos seletivos do curso de Design:

 

  • Sisu: 693

  • ProUni: 698

  • FIES: 745

  • Ingresso direto: varia de instituição para instituição

Onde estudar Design com a nota do Enem

Há uma boa variedade de cursos de Design disponíveis por todo o país. Seja uma graduação do tipo bacharelado, que forma profissionais para atuar em academias, por exemplo, ou licenciatura, que forma professores, ou uma graduação convencional, a distância ou presencial, e até curso técnico.

 

Em meio a tantas possibilidades, é fundamental não deixar escapar um detalhe: antes de escolher uma instituição para fazer uma graduação em Design, independentemente de sua nota no Enem, verifique se a faculdade da sua escolha é chancelada pelo Ministério da Educação (MEC). Somente instituições chanceladas pelo órgão podem emitir diplomas válidos no mercado.

 

Com tantas opções, escolher uma boa instituição para cursar a graduação em Design pode ser um desafio. Para sermos úteis a você, selecionamos algumas opções de faculdades.

São instituições com cursos de Design -e muitos outros também- com ótima avaliação por parte do MEC, assim como cursos em diversas modalidades, unidades e pólos de apoio espalhados por todo o território, além do mais, há mensalidades com valores acessíveis e programas de bolsas de estudo ou financiamento atrelados a nota do Enem.

Confira abaixo:

Leia mais:

 

Saiba quando sairá o resultado do Enem

Pronto para o novo desafio de cursar uma graduação em Design? Conte para gente nos comentários: em que instituição você deseja estudar?

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.