Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba que nota você precisa tirar no Enem 2020

9 de dezembro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porFernanda Zacchi

Todo mundo quer ter uma boa nota no Enem. Afinal, quem não gostaria de triplicar as chances de entrar na faculdade?

Pois é, mas a gente vai te contar um segredo: se dar bem nos processos seletivos do Enem não requer apenas nota alta. Muitas vezes, dá para entrar até com uma pontuação mais ou menos.

Mas para isso é fundamental conhecer as notas médias de cada curso, em cada seleção.

A gente revela algumas para você. Confira a seguir.

Notas para passar no Enem 2020

No Enem, nada é tão simples quanto parece. Claro que uma nota alta conta muito a favor, mas os processos seletivos exigem mais do que isso.

Com um pouco de paciência e muita persistência, dá para ter esperança de conseguir vaga em instituições públicas, ganhar bolsas de estudos, financiar os estudos ou mesmo entrar em faculdades privadas sem ter de encarar um outro vestibular.

Mas para isso é preciso conhecer o perfil de pontuação de cada curso em cada seleção. Aqui, obviamente, a gente não tem como listar as centenas e centenas de opções oferecidas pelas faculdades brasileiras, por isso vamos trazer alguns para você ter ideia.

Acompanhe!

Nota que precisa tirar no Enem 2020 para estudar em universidade pública

Para entrar em universidade pública ou instituto federal de tecnologia com a nota do Enem 2020, será preciso encarar o Sisu.

A partir do começo de abril de 2021, milhões de pessoas de todo o Brasil vão disputar milhares de vagas em cursos de todas as áreas.

Passar não é fácil, mas também não é esse bicho de sete cabeças que falam por aí.

A nota média para entrar na maioria dos cursos é de 680 pontos, mas com uma boa pesquisa, às vezes em instituições menores ou em cidades menos procuradas, essa média pode cair para 580 pontos ? uma pontuação bem razoável.

Entre eles estão os tecnólogos (cursos superiores de curta duração) e as licenciaturas, que formam professores ? incluindo Pedagogia ? e alguns bacharelados mais comuns, como Ciências Contábeis, Educação Física, Serviço Social e até Engenharia de Produção.

Tem também cursos como Administração, que, embora na maioria das faculdades exija uma nota alta, têm uma grande disponibilidade de vagas. Isso faz com que dê para passar, às vezes, com cerca de 570 pontos, dependendo da instituição.

Isso só não acontece em cursos com poucas vagas e muita procura, como é o caso de Medicina e Odontologia. Neles, a nota média para entrar chega a 800 pontos.

O Sisu abre vaga duas vezes por ano e para participar é preciso ter feito o Enem mais recente (no caso o de 2020) e não ter zerado a redação.

Nota que precisa tirar no Enem 2020 para estudar com bolsa

Todo ano o governo brasileiro oferece milhares de bolsas de estudos para quem faz o Enem. Elas podem ser parciais ou integrais, em cursos presenciais ou a distância, e sempre são concedidas em faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) ? o que garante uma excelente qualidade de ensino.

A nota mínima é parecida com a do Sisu, só um pouco mais baixa. Para conseguir bolsa em boa parte dos cursos, é necessário ter uma pontuação próxima de 640 pontos, pelo menos.

Medicina e Direito ocupam o topo do pódio, com notas de corte que vão de 680 a 800 pontos.

Mas, assim como no Sisu, tem cursos bem mais fáceis de entrar. Com pouco mais de 480 pontos, dá para conseguir estudar em faculdades menores em cursos como Pedagogia, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas da Informação, Matemática, Física, Letras, Química, História, Geografia, etc.

Cursos a distância costumam ser o mais fáceis de entrar.

Para participar do ProUni 2021, é preciso obter pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem 2020 e nota maior que zero na redação. O candidato também precisa ter estudado em escola da rede pública e apresentar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Nota que precisa tirar no Enem 2020 para financiar o curso superior

A partir de agora, a gente começa a navegar em mares mais tranquilos.

O FIES não é exatamente um processo seletivo que dá acesso direto à faculdade, mas é uma maneira de financiar os estudos em condições facilitadas, com subsídio do governo.

O benefício é concedido por meio de processo seletivo parecido com o do ProUni.

A média necessária para passar em boa parte dos cursos é de 550 pontos.

Naqueles com maior quantidade de vagas, como Direito, é possível entrar com apenas 460 pontos. Odontologia, que também é muito concorrido, pode ser financiado com pouco mais de 530 pontos (embora a média para entrar seja de 620 pontos).

Vários cursos podem ser financiados com a nota mínima de participação, que é de 450 pontos, entre eles Psicologia, Fisioterapia, Administração, Pedagogia e Gestão Comercial.

A única exceção é Medicina, que segue com médias altíssimas. Quem quiser financiar o curso pelo FIES precisa ter pontuação de pelo menos 750 pontos ? a menor registrada em seleções recentes foi de 720 pontos, enquanto a maior superou os 830 pontos.

O FIES tem duas edições anuais. Pode participar quem tiver pelo menos 450 pontos na média das provas, nota acima de zero na redação e renda familiar de até cinco salários mínimos. É possível utilizar a pontuação de qualquer edição do Enem a partir de 2010!

Nota que precisa tirar no Enem 2020 para entrar na faculdade sem fazer vestibular

Na maioria das faculdades privadas que adotam o sistema de ingresso com nota do Enem, basta ter pontuação acima de zero na redação para conseguir a vaga desejada.

Dá para escolher entre cursos presenciais e a distância em todas as áreas. As pontuações mínimas podem variar de acordo com a faculdade, mas quase sempre são mais baixas que os 450 pontos exigidos por ProUni e FIES.

Sobre o Enem 2020

O Enem 2020 acontece em janeiro, nos dias 17 e 24 para as provas impressas e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro para as provas digitais.

Os resultados estão previstos para sair no final de março e os processos seletivos que falamos acima devem começar logo na sequência.

E se você ainda não tem faculdades em vista, considere estas que a gente traz a seguir. São instituições conceituadas, com muitas vagas pelo ProUni, FIES e ingresso direto.

Conheça:

Veja também:

Descubra como ver o edital do Enem e o que contém nele

Que tal as notas dos processos seletivos do Enem 2020? Dá para chegar lá? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.