Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Faculdade de Biomedicina: Confira a Nota de Corte!

28 de outubro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Biomedicina é o seu sonho? Então, comece a estudar e a pensar na prova do Enem para garantir a sua vaga ainda este ano!

O biomédico estuda os processos químicos que acontecem no corpo humano, realizando exames laboratoriais para identificar as causas de algumas doenças, interpretando os resultados, colaborando com a pesquisa de novas medicações e atuando em indústrias farmacêuticas.

A duração média do curso é de 4 a 5 anos e a pontuação para entrar com a nota do Enem é bastante acessível dependendo do modo de ingresso. Conheça todos eles e veja como é fácil entrar na faculdade e seguir na carreira de biomédico!

Quais são as opções de ingresso em Biomedicina com a nota do Enem?

A nota de corte para entrar em uma faculdade com a pontuação do Enem é o mínimo que você precisa acertar na prova, podendo chegar até 1000 pontos. No caso do curso de Biomedicina, a nota varia entre 457 e 790, então você tem uma boa margem de opções em diferentes faculdades.

As universidades públicas exigem maior pontuação e você consegue concorrer às suas vagas pelo Sisu. Já as universidades privadas podem aderir a programas do governo, como o ProUni e o FIES, além de oferecerem bolsas de estudo próprias para as melhores pontuações em seus vestibulares e para aqueles que conseguiram boas notas no Enem.

Veja mais detalhadamente todas as formas de ingresso em Biomedicina!

Quanto preciso tirar no Enem pra passar em Biomedicina pelo Sisu?

Se o seu objetivo é a universidade pública, para entrar em Biomedicina pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é bom você se preparar, porque precisará de uma nota alta no Enem.

O curso é bastante concorrido, mas existem opções de vagas em diversos estados brasileiros.

Só não se esqueça de que, para participar dessa modalidade de processo seletivo, a nota válida é a da última edição do Enem e que você não pode ter zerado a redação!

Tenha como base a nota de corte mínima do ano anterior e dê o máximo de si para superá-la, assim as suas chances de entrar ficam mais próximas e, quanto maior a nota, maiores são as possibilidades de escolha entre as instituições.

Confira as notas de corte do Sisu do ano de 2018:

  • Nota de corte média: 730.63
  • Maior nota de corte: 790.95
  • Menor nota de corte: 693.52

Quanto preciso tirar no Enem pra passar em Biomedicina pelo ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma modalidade de ingresso em faculdades privadas que oferece bolsas integrais ou parciais dependendo da sua pontuação no Enem.

As vagas não deixam de ser concorridas e as médias de corte são quase próximas às do Sisu.

A diferença é que o ProUni é destinado à população que não tem condições financeiras favoráveis para arcar com as mensalidades das faculdades privadas e, então, mesmo uma bolsa parcial já deixa o estudante mais próximo de realizar o desejo de cursar Biomedicina.

A renda familiar bruta precisa ser comprovada e não pode passar de três salários mínimos por pessoa. Juntando esse fator de renda a uma boa nota do Enem você pode conseguir uma bolsa integral. Já pensou?

Veja as notas de corte de 2018 e planeje seu cronograma de estudos:

  • Nota de corte média: 666.11
  • Maior nota de corte: 712.96
  • Menor nota de corte: 641.58

As notas de corte altas são atribuídas ao fato de apenas 3 cursos em todo Brasil (um em São Paulo e dois no Rio Grande do Sul) oferecerem vagas em Biomedicina pelo ProUni. Mas não desanime, porque ainda existem outras formas de ingresso!

Quanto preciso tirar no Enem pra passar em Biomedicina pelo FIES?

Passar em Biomedicina pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) requer uma nota de corte mais baixa.

Durante a faculdade, o candidato não vai pagar as mensalidades, mas é preciso lembrar que essa modalidade de ingresso é um financiamento que deverá ser pago ao final do curso.

As parcelas são menores do que a mensalidade integral e os juros também são menores do que os praticados no mercado. Com isso, o profissional já formado pode pagar por seus estudos exercendo a sua profissão.

Também há exigências de renda para se conseguir uma vaga pelo FIES. Nesse caso, a renda familiar bruta não pode ser maior que 2,5 salários mínimos por pessoa.

Sua carreira de biomédico está garantida com a nota do Enem deste ano? Confira:

  • Nota de corte média: 564.00
  • Maior nota de corte: 685.00
  • Menor nota de corte: 457.00

De acordo com as notas de 2018, com 531 pontos, você pode estudar Biomedicina na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) no período vespertino. Se você já trabalha e quer estudar à noite, na mesma universidade, com 545 pontos, a vaga está ao seu alcance.

Quanto preciso tirar no Enem pra passar direto em Biomedicina?

Vai desistir dos seus sonhos porque não conseguiu passar em Biomedicina por meio de algum programa de bolsas do governo?

Não mesmo! Uma boa pontuação no Enem pode garantir bolsas parciais em muitas faculdades privadas e aliviar um pouco as despesas do mês.

O mínimo de pontuação para o ingresso direto é de 300 pontos, mas isso varia de instituição para instituição. É importante não zerar na redação e garantir sempre uns pontinhos a mais para concorrer a descontos nas mensalidades.

Muitas universidades têm os seus próprios processos seletivos e seus critérios conforme a pontuação do Enem. Conheça algumas delas logo abaixo!

Onde estudar Biomedicina?

Não sabe por onde começar a procurar cursos superiores reconhecidos pelo MEC em Biomedicina? Daremos uma forcinha com algumas sugestões:

Veja também:

Biomedicina: curso, mercado e onde estudar

As Melhores Faculdades de Biomedicina

Agora que você já sabe qual nota precisa tirar no Enem, as formas de ingresso e conhece as faculdades onde pode cursar Biomedicina, comente qual será sua estratégia para entrar nas próximas turmas!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.