Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Faculdade de Fisioterapia: Confira a nota de corte!

31 de outubro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porFernanda Zacchi

Com quase 170 mil matriculados e disponibilidade em centenas de faculdades pelo país, Fisioterapia é uma das graduações que mais crescem por aqui.

O curso forma profissionais da área de Saúde capazes de trabalhar na reabilitação de pessoas com problemas de mobilidade.

Conseguir vaga nesse curso pode ser mais simples do que você imagina ? especialmente com a ajuda do Enem.

Existem diversas maneiras de entrar, cada uma com uma nota de corte diferente.

A seguir, veja quanto precisa tirar no Enem pra passar em Fisioterapia e, de quebra, conheça algumas faculdades que oferecem o curso!

Quanto precisa tirar no Enem pra passar em Fisioterapia

A nota do Enem que você precisa tirar pra passar em Fisioterapia vai depender bastante do processo seletivo escolhido.

Em uns dá para entrar com cerca de 450 pontos; em outros, só com mais de 700 na média das provas!

A gente explica melhor essas diferenças logo a seguir!

Quanto precisa para passar em Fisioterapia pelo Sisu

Quer estudar Fisioterapia em uma universidade pública? Então prepare-se para se dar muito bem no Enem, porque aqui a concorrência cobra seu preço ? e ele não é baixo!

Nesse processo seletivo dificilmente vai haver vagas disponíveis por menos de 670 pontos. Por todo o Brasil, a nota média para entrar oscila entre 690 e 720 pontos, dependendo da edição.

Já nas universidades mais disputadas, chega a ultrapassar 770 pontos.

Os interessados em participar do Sisu precisam ter feito o Enem mais recente e não ter tirado zero na redação. Na prática, dá para entrar na disputa com qualquer nota. Todo ano abrem duas edições.

Se a sua pontuação não for suficiente para entrar no Sisu, dá para tentar a sorte em outros três programas de acesso ao ensino superior. Veja a seguir.

Quanto precisa para passar em Fisioterapia pelo ProUni

O ProUni permite que alunos de todo o Brasil façam uma faculdade privada de Fisioterapia com bolsa de estudos parcial ou integral bancada pelo governo federal.

O processo de seleção é concorrido, e por isso as notas do Enem para passar em Fisioterapia podem ficar próximas das encontradas no Sisu.

Nas seleções mais recentes, as pontuações mais baixas para conquistar a bolsa ficaram na casa dos 560 pontos.

Nos últimos anos, a média para entrar oscilou entre 600 e 620 pontos. De 2018 pra cá, subiu para 650!

Nas faculdades mais concorridas, a nota chegou a ultrapassar os 750 pontos ? apenas um pouco abaixo do Sisu.

Para tentar uma bolsa do ProUni você precisa, obrigatoriamente, ter feito o Enem mais recente, atingido pelo menos 450 pontos na média das provas e ter nota acima de zero na redação. Além de tudo isso, é necessário cumprir alguns requisitos de renda familiar e formação escolar determinados pelo MEC.

Quem se encaixa no perfil poderá tentar vaga no ProUni pelo menos duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.

Quanto precisa para passar em Fisioterapia pelo FIES

O FIES é recomendável para aquelas pessoas que pensam em financiar um curso superior.

A vantagem é que o programa oferece juros baixos e um prazo bastante longo para pagamento da dívida. As parcelas só começam a chegar depois da formatura, o que facilita bastante a vida.

Mesmo sendo menos concorrido que Sisu ou ProUni, ainda assim é necessário ter uma boa nota para entrar em Fisioterapia por aqui.

A média registrada na maioria das faculdades de Fisioterapia é de 560 pontos. Entre as mais procuradas, essa nota sobe para 710 pontos. Nas mais tranquilas, 460.

Para tentar o financiamento estudantil do governo federal os candidatos só precisam ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, obtido pelo menos 450 na média das provas, não ter zerado a redação e apresentar renda familiar mensal bruta dentro do perfil solicitado.

São duas chances por ano, sempre depois de sair o resultado do ProUni.

Quanto precisa para passar em Fisioterapia pelo ingresso automático

O ingresso automático permite a todo mundo que fez o Enem tentar uma vaga em Fisioterapia (ou qualquer outro curso) na grande maioria das faculdades particulares brasileiras.

O sistema é bem mais simples que os demais. O candidato só precisa informar a nota obtida no exame para conseguir a vaga (algumas exigem que seja somente de edições a partir de 2010, outras aceitam apenas dos três últimos anos).

Não há uma nota de corte média, mínima ou máxima como nos outros processos seletivos porque cada faculdade determina sua própria pontuação para entrar.

Por outro lado, é seguro dizer que essas pontuações são bem mais baixas que no FIES, ProUni e, principalmente, Sisu.

Os interessados em participar também estão dispensados de apresentar comprovação de renda. Basta ter nota igual ou maior que a mínima estabelecida para garantir o direito à matrícula.

Onde estudar Fisioterapia com a nota do Enem

Não vai ser difícil encontrar uma faculdade que ofereça o curso de Fisioterapia, afinal a graduação está disponível em mais de 500 instituições pelo país.

No entanto, a escolha da faculdade ideal exige atenção por parte dos futuros alunos. É imprescindível que a instituição tenha reconhecimento e boa avaliação junto ao MEC, para que seu diploma possa se destacar no mercado de trabalho.

Abaixo, a gente selecionou algumas onde você pode tentar vaga pelo FIES, ingresso automático ou ProUni:

Veja também:

Descubra o que precisa levar para se inscrever na faculdade

Vai tentar vaga em Fisioterapia? Por qual processo seletivo? Conte para a gente!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.